Buscando história do meu bisavô Portugues (Ilha da Madeira---Santos,SP)

Olá! =)

Estou procurando sobre a história do meu bisavô, documentos e parentes.

Contexto: minha bisavó que era cônjuge dele queimou (por motivo desconhecido) todos os documentos dele. O que temos é a documentação do meu avô (filho) com o nome dele. Diante disso, consegui reunir algumas informações conforme pesquisei com familiares (são poucos que lembram ou sabem de algo).

NOME: JOÃO DOS SANTOS

FILIAÇÃO: MANOEL DOS SANTOS E MARIA DE JESUS

Possível data de nascimento conforme pesquisas: 10/02/1901

Veio da Ilha da Madeira (Funchal) mais ou menos entre 1927/1928.

Falecimento: 01/02/1974 em Santos, SP

Há boatos de que ele veio fugido de algo, que não sabemos o que, também falavam que ele era casado em Portugal. Não sei se tinha profissão no país, também não sei a região ao certo que ele morava.

Achei um documento (certidão de nascimento) pelo ABM com o mesmo nome dele e dos pais, não consigo ler o documento, apenas uma parte em que diz que casou com Maria de Freitas natural de Santa Cruz.

Falam que ele chegou em Santos entre os 24---28 anos, ficou morando em uma pensão.

Minha bisavó (nasc. em 1913) desembarcou do Norte e ficou na rua com a filha pequena dela, ele a conheceu, deu abrigo e ficaram juntos, não se casaram no papel e tiveram três filhos.

Essas são as informações que tenho até o momento e espero encontrar mais, fico animada com a possibilidade de ter mais parentes e pretendo solicitar a cidadania. Vou dar entrada no cartório para pegar a certidão de óbito e verificar se encontro a informação que preciso para dar continuidade no processo mas provavelmente vou precisar solicitar documentos em Portugal também.

Alguém que já passou por isso ou tem conhecimento para me dar mais dicas? Ficarei muito grata!!!!

Comentários

  • Olá @laismor1 ! Sou bisneto de portuguesa e já possuo a cidadania. Minha bisavó também veio da ilha da madeira e eles possuem um site muito completo para pesquisas de registos de nascimento. Lembro que na época fiquei pesquisando os nomes que eu possuia, com variações de letras (manoel para manuel, etc), e consegui achar a dela. Depois fui procurando mais a fundo e pesquisei no site de listas de bordo de Santos, e encontrei tudo lá também.

    (https://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/lista_passageiros_pesquisa)

    No seu caso, com uma breve pesquisa no site da ilha da madeira consegui achar esse aqui, que encaixa com seu relato, até mesmo a data de nascimento:


    Neste mesmo site, só que outro diretório, há a pesquisa de passaportes, de pessoas que deixavam a Ilha, tente verificar se acha algo (nao precisa preencher todos os campos):

    Não sei te fornecer mais detalhes sobre como se dá o pedido deste tipo de registo, pois quando eu achei o de minha bisavó, neste mesmo site, eu repassei para uma advogada, que fez o processo para mim. Se mais alguém do fórum conseguir mais alguma informação também seria legal.

  • Olá @AndreeR!

    Muito obrigada pelo seu auxílio, sou muito grata. =)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.