Atribuição por avos falecidos e pai falecido
Boa tarde..a todos espero que possam me orientar..estou querendo da entrada por atribuição dos meus avós portugueses paternos casados no Brasil meu pai já falecido quem registrou o nascimento do meu pai foi meu avô..... é preciso transcrever o casamento deles em Portugal...e será nescessário retificar a certidão de casamento. minha avó na certidão de casamento consta que ela nasceu em 1910 e na certidão de nascimento 1909 erro pequeno...e o nome dela na certidão de nascimento Maria e de casamento Maria Moraes..na certidão de nascimento do meu pai consta mãe Maria de Moraes...será também preciso retificar também..pois uma advogado me informou que os conservatório não gosta muito de retificação achando que e fraude.desde já agradeço quem poder me orientar.
Comentários
@Camarada22
A divergência de Maria Moraes versus Maria de Moraes pode causar problemas para fazer a transcrição em alguns consulados no BR, que são bem chatos com coisas assim.
Mas, em teoria, partículas de ligação (e/de/do/da/dos/das) podem ser livremente acrescentadas ou suprimidas do nome e não deveriam ser motivo de exigência de retificação.
Aparentemente, as conservatórias em PT não ligam para ter ou não esse "de" no nome, pela regra citada acima.
Se quiser, pode mandar o pedido de transcrição para a CRC Porto. Eles analisam a documentação antes e só pedem o pagamento se estiver tudo certo. Mas saiba que tem levado uns 4 meses para essa análise inicial.
Veja aqui o guia para a CRC Porto e um tópico sobre o tema:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto/p14