Leonardo Francisco de Oliveira


Estou em busca das certidões de batismo ou nascimento de Leonardo Francisco de Oliveira

Nascido em 06/11/1889 filho de Raphael Archanjo de Oliveira e Contanca Maria de Jesús

Esposa Maria Abbadia da Silva nadc em 09/07/1898 filha de Manoel Luiz da Silva e Leonor Pereira dos Santos

Como duas pessoas nascem e não se consegue documentos nós Brasil só consegui as certidões de casamentos dela . O cartório onde eles se casaram me.mandounfazer busca em Portugal.


Se por ventura alguém tiver algum parentesco com eles irmãos tios e tiver alguma informação por favor.

Com os melhores cumprimentos

Cristiane Silva

Comentários

  • @Oliveira3 qual o seu parentesco com essas pessoas?

  • Sou neta de Leonardo Francisco de Oliveira e Maria Abbadia da Silva ,

    Meu avô faleu

  • Olá , sou eu novamente


    Meus avós por parte de minha mãe José Pereira e Laura Nunes .

    Ele filho de João Pereira com Francisca Rosa, sendo meus tataravô Pedro Martins Pereira com Maria do Rosário todos de São Mateus , Angra do Heroísmo , Terceira , Açores.

    O que busco documentos para presentear minha mãe que não conheceu sua mãe, e saber de paradeiro de seus irmão por parte do segundo casamento do meu avô José Pereira com Lídia, pois quando meu avô faleceu em 1957 , a madastra sumiu com as crianças.

    Minha mãe não conhece seus irmãos seus sobrinhos, se alguém tiver algum parentesco por favor faça contato. E o sonho da.minha mãe ver seus irmãos

  • @Oliveira3

    Muito bacana seu avô/avó são de 1889/1898 e sua mãe ainda é viva?! Ela deve ser bastante idosa! Não é comum ver avós nesta faixa de ano. Parabéns pela família longeva! Se achar algo posto aqui. Abs!

  • @Oliveira3

    Leonardo se auto registrou duas vezes.

    A primeira em Tres Lagoas, Mato Grosso do Sul (na época era tudo Mato Grosso só) em 22/06/1917. Disse ser de Barreiros - Bahia:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C335-BY81?cc=2296929

    A segunda em Araçatuba - SP em 28/08/1934 e declarou ter nascido em "Barreiros - Bahia".

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFT-7SSS-N?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6V6Y-TXFZ&action=view

    Isso não elimina a possibilidade de existir um registro ou batismo anterior feito pelos pais, talvez ainda na Bahia.

    Essa possibilidade fica mais forte pois parece haver um registro de um irmão Domingos, em Angical - Bahia em 1890:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V4V-7DKJ

    Esse registro está travado; entre em contato com um Centro de História da Família mais próximo para destravar:

    https://www.familysearch.org/centers/locations/#

    Ao destravar, poderá saber com certeza os detalhes do registro e onde foi feito. Aí eu entraria em contato com esse cartório para ver se há um de Leonardo lá também.

    "Barreiras" e "Angical" são vizinhas na Bahia.

    Boa sorte!

  • Obrigada pelas Dicas , porém estive em Barreiras na Bahia pessoalmente,porque o primeiro cartório deste período não tem email , peguei o Livro e não consta o registro dele , ele dizia ser de Barreiros , não existe Barreiros na Bahia e sim Barreiras ,por onde ele passou e foi morar no mato grosso do Sul , porém ele morou em Três lagoas antes de ir para Araçatuba onde nasceu meu pai , ele se casou em Santana do Paranaíba,.ele fez.apenas uma declaração, e disse estar impossibilitado de apresentar os assentos de batismo e nascimento e ampos os pães eram falecidos ,.foi o cartório onde eles casou que me.orientou a fazer buscas.em Portugal, e o cartório de Araçatuba também constatou que eles não são Brasileiros , como uma pessoa se casa em 1920 em uma cidade diz está sem as certidões, e.em 1929 faz um registro com data 1917 , as informações que meu avô deu não conferem , isto e alguém que não quer ser achado , por algum motivo

    d

  • @Oliveira3

    Você pediu para destravar o registro de Domingos de Oliveira em Angical, como explicado acima? Pois aparentemente mostra que os pais de Leonardo (ou um terceiro?) registraram um filho lá. E, se registraram um filho em Angical, podem ter registrado outros. E ali pode constar algo mais sobre a origem dos pais. É assim que se avança em pesquisa genealógica, olhando a família toda e não apenas o ascendente direto.

    Domingos tem os mesmos pais que Leonardo e, aparentemente, foi registrado em Angical em 1890, o que colocaria os pais no Brasil já nessa data. Mas só lendo o registro em si é que se pode ter mais certeza de algo (o que aparece no link foi lido por um computador e pode ter muitos erros; tem que ver a imagem original). Para isso tem que contatar um CHF para destravar a imagem do registro; isso é feito gratuitamente.

    Sendo o registro em Angical de um irmão de Leonardo, possivelmente feito pelos pais, ali devem aparecer os nomes dos avós paternos e maternos, para conferir se batem com os nomes que Leonardo deu ao se auto registrar em Araçatuba (pois estes não batem exatamente com os dados em Três Lagoas).

    Quando você diz: "cartório de Araçatuba também constatou que eles não são Brasileiros", quem são esses eles? E baseado em que foi feita essa afirmação?

    Quanto a auto registro tardio, era comum na época. Muita gente não tinha registro nenhum e só era registrada quando realmente precisava (para casar, para trabalhar etc). Às vezes eram os pais (ou mesmo um terceiro) que faziam esse registro tardio; às vezes a própria pessoa fazia. E às vezes fazia mais de uma vez, pois como podia fazer só de boca (declaração oral com 2 testemunhas), era mais fácil fazer um registro novo que conseguir o original em uma cidade distante. Essa era a realidade do BR na época, especialmente no interior.

  • Obrigada pelas Dicas , porém estive em Barreiras na Bahia pessoalmente,porque o primeiro cartório deste período não tem email , peguei o Livro e não consta o registro dele , ele dizia ser de Barreiros , não existe Barreiros na Bahia e sim Barreiras ,por onde ele passou e foi morar no mato grosso do Sul , porém ele morou em Três lagoas antes de ir para Araçatuba onde nasceu meu pai , ele se casou em Santana do Paranaíba,.ele fez.apenas uma declaração, e disse estar impossibilitado de apresentar os assentos de batismo e nascimento e ampos os pães eram falecidos ,.foi o cartório onde eles casou que me.orientou a fazer buscas.em Portugal, e o cartório de Araçatuba também constatou que eles não são Brasileiros , como uma pessoa se casa em 1920 em uma cidade diz está sem as certidões, e.em 1929 faz um registro com data 1917 , as informações que meu avô deu não conferem , isto e alguém que não quer ser achado , por algum motivo

    d

  • Oi Carlos Muitíssimo obrigada pela informações

    Vou seguir estes nomes que me passastes.

    Ele para chegar na cidade onde ele se casou só se fazia por barco , foi onde passou por Barreiras na Bahia , meu primeiro tio nasceu exatamente na cidade onde eles se casaram que foi em Santana do Paranaíba Mato Grosso do Sul , fui pessoalmente nesta cidade por 3 vezes . E eu consegui com a ajuda do Cartório de Araçatuba que me passou está informação, que meu primeiro tio havia nascido lá , e.foi buscando a certidão de nascimento de.mimha avô que achei a.de casamento , pois era o único registro em nomes.deles .

    Meu avô tem uma certidão de casamento em 1920 , onde ele declarar está impossibilitado de apresentar os assentamentos de Batismo ou Nascimento , que Minha avó Maria Abbadia da Silva, filha de Manoel Luiz da Silva e Leonor Pereira dos Santos, e da cidade , porém só existe um cartório onde eles se casaram até hj, ficou claro para o cartório que ele mentia ,porque não consta registro dela neste mesmo cartório e nem na primeira Igreja da cidade que é o de deveria constar o batismo, ele alegou ser da Bahia porém não diz de onde , como que uma pessoa se casa com uma declaração, em 1920 não existia nem Prefeitura constituída na cidade ainda , por isto o cartório onde eles se casaram me falou para fazer busca em Portugal, meu avô teve 2 casa e uma fazenda nesta cidade , fiz.busca de possíveis propriedade exatamente para tentar achar algum registro de documento, o que não aconteceu .

    Na declaração dele não consta nada , apenas que ambos os pais eram falecidos está declaração foi feita de próprio punho , pois eles precisa casar com minha avó . Após isto observo que ele colocou nomes , fez Várias certidão de nascimento de nenhuma delas diz a mesma informação.

    Muitíssimo obrigada pela ajuda vou seguir estas informações vamos ver onde irá dar te falo.

    🙏🙏🙏

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.