averbação de casamento

Meu irmão adquiriu a nacionalidade por atribuição feito pelo correio enviando documentos daqui do brasil para portugal.
agora quer averbar o casamento dele para que os filhos também possam obter a nacionalidade.

Que documentos necessita e como se deve proceder?

Comentários

• Se morarem em SP ou MS facam tudo pelo consulado: www.consuladoportugalsp.org.sp.
    Se nao forem fazer pelo consulado e quiserem mandar por correio, veja na guia de ajuda como proceder.

• Denise

Eu vi no guia de ajuda, mas ainda persistem dúvidas.

documentos que precisa: certidão de nascimento em inteiro teor do cônjuge não português , assento de nascimento do português, certidão de casamento em inteiro teor do casal.
     A certidão de nascimento precisa mandar para o itamaraty?
     somos do Paraná. será preciso ir ao consulado ( fica a 400 km de nossa cidade) para legalizar? ou pode-se enviar direto a conservatória, apenas com autenticação de cartórios.
  • A certidao de nascimento em inteiro teor do brasileiro deve ir ao Itamaraty.
    Depois as certidoes tem que ser legalizadas no consulado.
    Procure informacao no seguinte site: http://www.embaixadadeportugal.org.br/rede/curitiba.php
  • Leia o post .......AVERBAÇAO DE CASAMENTO!! SOCORRO!!!
    LA EU DEI TODAS AS DICAS DE COMO TIREI.
  • Só pode ser feito via Consulado.
    Eu me lembro que paguei uns R$ 300,00 paus pela Averbação, achei caro mais foi o jeito.
    Existe um rol de documentos a serem apresentados, tanto pelos pais como também dos filhos.
    Com por exemplo: Pais: certidão de Nacionalização Portuguesa, certidão de casamento. Filhos: certidão de inteiro teor, carteira de identidade. Ainda tem mais coisas, fora as taxas.
    Boa sorte, feliz 2012.
  • José,
    Agora já é possivel fazer por correio também.
    Veja no guia de ajuda ou no post mencionado pela Marina.
  • Assim como a Marina também fiz minha averbação via correio pela conservatória de Guimarães, tem que preencher um requerimento, mas se mandarem email para eles e pedir eles te mandam o modelo... o processo demorou em torno de 1 mes.
  • Que ótimo Denise e Beth essa informação.
    Graça a Deus a coisa ficou mais fácil.
    Quando adentrei com o pedido dos meus filhos pelo Consulado Português de Manaus, me fizeram algumas exigências entre as quais, a certidão de casamento. Eu gastei uns R$ 400,00 pelo processo dos (2) dois, onde só a averbação do casamento foi uns R$ 300 paus.
    Enfim o objetivo foi alcançado, conforme voces podem vislumbra na foto. 
    Ademais para nós que residimos em Manaus, existe outro obstáculo para quem é Português. O Consulado, não expede passaporte. Tem que pegar um vôo para Belém do Pará e obter o documento pelo Consulado de lá, o que não deixa de ser um grande transtorno, pois onera muito o orçamento familiar esse tipo de despesa. A vantagem é que o documento fica pronto em 10 dias, evitando as constrangedoras situações de se obter o documento via Polícia Federal e as vexatórias exigências para se obter o visto no Brasil.
    Boa sorte de niro, estamos torcendo por voce.
    Feliz  2012.
  • Pessoal , também preciso fazer minha transcrição de casamento. Li o post da Marina, porém enviei um e-mail para CRC (
    crc.guimaraes@dgrn.mj.pt ) no dia 21/03 perguntado sobre os documentos necessários, até para que eles me enviem o formulário, mas até agora nenhuma resposta. Será que faço todo procedimento, pago e envio os documentos sem que eles tenham me respondido?
  • Erick, eu fiz a do meu avô pela Conservatória de Esposende, não levou nem 1 mês, eles também mandaram o requerimento via Email e são super atenciosos, Se quiser entre em contato crc.esposende@dgrn.mj.pt  ou se preferir mande para outra conservatória de sua preferência os emails são os mesmos, só muda o nome do local de onde é a conservatória.  
  • Enviei um e-mail para esta conservatória para ver se desta vez consigo uma resposta.

Obrigado!
  • Boa tarde amigos, enfim consegui uma resposta da CRC. Só que resta uma dúvida, no final do requerimento tem o seguinte campo de assinaturas para mim e minha esposa:

"Data_______________

Assinaturas *

*(Assinaturas reconhecidas (O notário público deve indicar claramente no documento que o signatário, cujo nome deve estar impresso ou datilografado, compareceu em pessoa para assinar o documento em sua presença.)"

Minha dúvida é, estas assinaturas devem ser efetuadas no consulado ou em um cartório com reconhecimento do Itamaraty? Caso seja no consulado irei no do Rio, Eu e minha esposa temos que ir até lá ou posso ir só eu?

Alguém passou por isso? 

Obrigado!
  • Reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE  no cartorio. Isso é o que estao pedindo no texto entre parênteses.

• Excelente, mas precisarei levar depois no Itamaraty para eles validarem o reconhecimento do cartório?
  • Ao Itamaraty só deve levar as certidoes brasileiras e depois leva-las ao consulado.
    Que documentos lhe pediram? Certidao de nascimento em inteiro teor do/a brasileira/o onde conste o casamento, certidao de casamento em inteiro teor, que mais?

• Oi Erick! Faça o que a Denise disse e dará tudo Certo!

Se você esta fazendo pela CRC de Esposende Provavelmente eles só devem ter pedido para assinar o requerimento (siga a dica da Denise) 
    a Certidão de nascimento do nubente Brasileiro (emitida a menos de 6 meses) e a certidão de casamento, ambas em Inteiro Teor correto?

Se for assim, lembre-se que antes de levar a certidão de nascimento do Nubente Brasileiro para o consulado você deve levar ao Itamaraty, entretanto antes de levar ao Itamaraty você tem que reconhecer a firma da tabeliã que assinou a certidão. 

A certidão de casamento eu não sei se eles legalizam no Itamaraty porque no site estava dizendo que legalizavam apenas as Certidões de nascimento ( me corrijam se eu estiver errado).

E isso ai!     

• Agora até eu fiquei na duvida, o Itamaraty do Rio legaliza certidão de casamento?

Olhem o ponto 6

https://gestao.abe.serpro.gov.br/mundo/america-do-sul/republica-federativa-do-brasil/rio-de-janeiro/servicos/legalizacao-1/legalizacao-de-documentos/

Quando eu mandei a minha, o Consul de Niterói aceitou legalizar meu documento sem ter passado pelo Itamaraty e eu mandei e deu certo, porque na verdade esse exigência de legalizar previamente pelo Itamaraty vem dos consulados e não das conservatórias.

• Obrigadão Hermano e Denise, as certidões de nascimento e a de casamento e  já estão legalizadas pelo Itamaraty de Brasília. Só estava com dúvida mesmo é sobre este reconhecimento da assinatura que a 
    CRC de Esposende pediu. Pois achei que o simples reconhecimento presencial no cartório brasileiro não teria validade em Portugal. 
    Abraços!
  • Peca no cartorio que reconhecam por AUTENTICIDADE.
  • ok, obrigado Denise
  • Já consegui minha cidadania, mas para dar entrada para meus filhos preciso averbar meu casamento, pois o declarante foi o pai deles, o problema é que já estou separada e a separação está averbada na minha certidão de casamento. Gostaria de saber se isso vai dar algum problema na hora de averbar meu casamento em Portugal?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.