Documetações
Meu pai é cidadão português e a minha mãe é brasileira, todos falecidos, casaram no brasil, agora eu preciso de fazer a minha cidadania portuguesa, quero saber, por gentilezas, o seguinte:
Quais os documentos deles do brasil e de portugal eu preciso para atribuição da minha cidadania portuguesa?
Será necessário fazer a transcrição de casamento? Quais documentos?
Será necessário a transcrição de e dos óbitos dos meus pais? Quais os documentos?
A certidão de nascimento do meu pai eu já consegui em portugal através do crav.
Sem mais, atenciosamente.
Wilson alves da nóbrega
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@nobregati
segue lista:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@nobregati
Sobre se precisa ou não fazer transcrição, vai depender de várias questões:
Quem e quando declarou seu nascimento (antes ou depois de você fazer uma ano?). Declarar é ir no cartório fazer o registro de seu nascimento
Em que ano você nasceu?
Normalmente não precisa transcrever óbitos.
A certidão de nascimento de seu pai em PT já vem com o nome e sobrenome completo dele? isso bate com os dados na sua certidão de nascimento? Os nomes dos pais dele (seus avós) na certidão PT batem com as do seu nascimento BR?
Bom dia!
Estou com uma dúvida.
Estou reunindo a documentação para dar entrada na minha nacionalidade por casamento, atraves do meu marido. A questão é que vi num post esses dias num grupo de nacionalidade que a minha certidão de nascimento tem q constar a anotação do casamento. Sendo que ja fizemos a transcrição. No site IRN nao consta que a certidao de nascimento do estrangeiro tenha que ter essa averbação. Alguem ja fez sem?
@CarlaRochaAlves
Essas minúcias vão muito de conservador pra conservador. Não há uma "lei" sobre o assunto.
Se a transcrição já foi feita, ótimo. Seu casamento já foi reconhecido por Portugal. A princípio não teria motivo nenhum para ter problema.
Se você quiser ter segurança, basta pedir para o cartório brasileiro onde foi registrado o casamento que comunique ao cartório brasileiro onde você foi registrada (nascimento) e em seguida pedir uma nova via da sua certidão de nascimento, que então virá averbada.
Mas se você já está com a via da sua certidão de nascimento apostilada, então... mande do jeito que está, e faça o averbamento apenas se cair em exigência.