Documetações

Meu pai é cidadão português e a minha mãe é brasileira, todos falecidos, casaram no brasil, agora eu preciso de fazer a minha cidadania portuguesa, quero saber, por gentilezas, o seguinte:

Quais os documentos deles do brasil e de portugal eu preciso para atribuição da minha cidadania portuguesa?

Será necessário fazer a transcrição de casamento? Quais documentos?

Será necessário a transcrição de e dos óbitos dos meus pais? Quais os documentos?

A certidão de nascimento do meu pai eu já consegui em portugal através do crav.

Sem mais, atenciosamente.

Wilson alves da nóbrega

Comentários

  • @nobregati

    Sobre se precisa ou não fazer transcrição, vai depender de várias questões:

    Quem e quando declarou seu nascimento (antes ou depois de você fazer uma ano?). Declarar é ir no cartório fazer o registro de seu nascimento

    Em que ano você nasceu?

    Normalmente não precisa transcrever óbitos.

    A certidão de nascimento de seu pai em PT já vem com o nome e sobrenome completo dele? isso bate com os dados na sua certidão de nascimento? Os nomes dos pais dele (seus avós) na certidão PT batem com as do seu nascimento BR?

  • Bom dia!

    Estou com uma dúvida.

    Estou reunindo a documentação para dar entrada na minha nacionalidade por casamento, atraves do meu marido. A questão é que vi num post esses dias num grupo de nacionalidade que a minha certidão de nascimento tem q constar a anotação do casamento. Sendo que ja fizemos a transcrição. No site IRN nao consta que a certidao de nascimento do estrangeiro tenha que ter essa averbação. Alguem ja fez sem?

  • @CarlaRochaAlves


    Essas minúcias vão muito de conservador pra conservador. Não há uma "lei" sobre o assunto.

    Se a transcrição já foi feita, ótimo. Seu casamento já foi reconhecido por Portugal. A princípio não teria motivo nenhum para ter problema.

    Se você quiser ter segurança, basta pedir para o cartório brasileiro onde foi registrado o casamento que comunique ao cartório brasileiro onde você foi registrada (nascimento) e em seguida pedir uma nova via da sua certidão de nascimento, que então virá averbada.

    Mas se você já está com a via da sua certidão de nascimento apostilada, então... mande do jeito que está, e faça o averbamento apenas se cair em exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.