Certidão pai brasileiro sem último sobrenome

Boa noite!


Sou neta de portuguesa e a certidão de nascimento do meu pai não está constando o sobrenome do meu avô brasileiro, apenas o sobrenome dela. Já na minha certidão, consta o nome dele completo, tanto com o sobrenome da avó portuguesa quanto do avô brasileiro.


O casamento dos meus avós já foi transcrito com o sobrenome dela de casada, então não sei até que ponto terei problemas com isso, mas temo que possa ser motivo o suficiente para precisar retificar, então gostaria de me precaver.


Gostaria de saber a opinião de vocês sobre este caso e agradeço desde já.

Comentários

  • @valentina95


    A mensagem está confusa. Por favor indique com mais precisão os nomes (pode usar nomes falsos, mas desde que voce consiga depois entender), datas, e os tipos de documento.

    Do jeito que voce escreveu, nao dá pra saber onde ou em quem está faltando ou sobrando sobrenome.

  • @eduardo_augusto desculpe!!


    Vou reescrever com suas indicações abaixo:


    Sou neta de portuguesa, meu pai faleceu sem tirar a cidadania.


    Fui atrás da minha certidão e o nome do meu pai está como Mauricio da Conceição Pontes, inclusive na assinatura como declarante.


    Fui fazer a busca da certidão de nascimento dele no cartório de registro Civil da cidade dele, e na certidão consta o nome somente Mauricio da Conceição , sem o Pontes no final.


    O sobrenome Conceição é da minha avó portuguesa, e Pontes é do meu avô brasileiro.


    Acredito que seja necessária uma retificação aqui, mas estou confusa, já que o sobrenome português de filiação com minha avó já está no nome dele desde o nascimento.


    Agradeço desde já a resposta e a disposição.

  • @valentina95


    Fui atrás da minha certidão e o nome do meu pai está como Mauricio da Conceição Pontes, inclusive na assinatura como declarante.

    Ok.


    Fui fazer a busca da certidão de nascimento dele no cartório de registro Civil da cidade dele, e na certidão consta o nome somente Mauricio da Conceição , sem o Pontes no final.

    Essa certidão que você obteve é a reprográfica, que é como se fosse uma fotocópia do livro de registro?


    O sobrenome Conceição é da minha avó portuguesa, e Pontes é do meu avô brasileiro.

    Ok.


    Acredito que seja necessária uma retificação aqui, mas estou confusa, já que o sobrenome português de filiação com minha avó já está no nome dele desde o nascimento.

    Sim, a princípio é necessário retificar, pois "Mauricio da Conceição" e "Mauricio da Conceição Pontes" podem ser pessoas diferentes. O problema é que ao retificar para tirar o "Pontes", você provavelmente também precisará eventualmente retificar a certidão de casamento dele, e depois todos os teus documentos: carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte (não para o processo de nacionalidade, mas para que os seus documentos fiquem ajustados conforme o registro civil).

    Eu tenho uma tendência a ser mais conservador em relação a essa história de retificação. Claro que uma pessoa que se chama João em um documento, mas aparece como José em outro, é um erro bastante óbvio e que precisa ser retificado.

    Primeiro, eu gosto de repetir de vez em quando: eu não sou profissional do ramo, minha experiência é apenas com o meu processo e com o que eu leio aqui no fórum há cerca de 3 anos. Então tudo que eu digo aqui é opinião, mas no fim a decisão é sempre sua.

    Essencialmente você tem duas alternativas:

    (a) envia o que tem, sem retificar nada, daqui a dois anos, quando o processo for analisado, o conservador apontará o que precisa retificar, sendo quase certo que o conservador apontará essa divergência entre os documentos. E aí você retifica, envia os documentos retificados. Lado positivo: você só faz a retificação se o conservador pedir. Lado negativo: você passa os próximos dois anos pensando "será que vai cair em exigência?" e quando receber a notificação, fará a retificação "sob tensão".

    (b) retifica, depois envia. Ainda pode cair em exigência por outros motivos, coisas que você não tenha percebido, algum detalhe... mas por esse motivo específico, não. Lado positivo: você fica tranquila de saber que as chances de cair em exigência são bem menores. Lado negativo: você pode ter jogado dinheiro fora ao retificar algo que não precisava - mas você nunca ficará sabendo disso, o conservador não vai te dizer, "olha, observei aqui que você fez uma retificação, mas nem precisava, eu teria aceito de qualquer modo". Outro potencial lado negativo: a retificação não é bem feita e "introduz" um novo erro, que pode passar despercebido e gerar outra exigência no futuro.

    ----

    Há ainda um aspecto emocional a se considerar: como você se sentiria, sabendo que a vida inteira chamou seu pai de Mauricio da Conceição Pontes, e agora ele é Mauricio da Conceição? Isso só você tem a resposta.

    ----


    Boa sorte no seu processo!

  • @valentina95

    tambem não gosto de dar muito palpite sobre retificação, pois não é uma “ciência exata”.

    mas, uma pergunta. De que ano é o nascimento de seu pai? Você consegue ver online esse livro de nascimento?

    pergunto, pois, em alguns lugares do BR durante um bom tempo, esses cartórios registravam as crianças só com prenomes, sem sobrenomes, igual aos batismos PT.

    se for o caso, Conceição poderia ser parte do prenome composto dele, acho menos provável, mas seria algo a verificar. Se for isso, dará para ver nos registros de outras crianças em datas próximas ao do seu pai.

    os pais do Maurício já eram casados entre si quando ele nasceu? Se seriam, ele apareceria como filho legítimo na certidão reprografica. Na digitada capaz de não aparecer, pois hoje em dia não se usa mais essa denominação. Pergunto pois estou tentando achar outras razões para o Pontes não aparecer no nascimento.

  • @eduardo_augusto e @CarlosASP agradeço grandemente as respostas de ambos sobre minha dúvida.

    fiquei no aguardo de receber a cópia reprográfica de inteiro teor da certidão do meu pai para ter mais propriedade na hora de respondê-los.

    acontece que o cartório havia feito uma "confusão", e no fim das contas, o nome do meu pai está escrito com o sobrenome que disseram que estava faltando, então tudo certo nessa parte.

    mas agora que tenho essa cópia em mão, me deparo com dois possíveis desafios que talvez precisem de uma retificação, então vou usar esse tópico para perguntar sobre. deixarei a certidão neste comentário também para vocês entenderem o meu caso e as perguntas que virão.


    1. no nome da minha avó portuguesa na certidão de nascimento do meu pai, Maria, vejo que o cartório escreveu com um "D." na frente do nome dela. penso que aqui, por algum motivo, eles abreviaram a palavra "Dona". não vejo outra explicação para isso além dessa. mas me pergunto se de alguma maneira é importante que eu retifique essa questão, pois não existe esse D. em nenhum outro documento.
    2. lendo o documento, consigo entender 80% dele com facilidade, mas algumas palavras estão meio garrancho, como vocês podem ver na foto. vocês acham que esse caso seria de encaminhar também uma cópia de inteiro teor digitada?
    3. na certidão de nascimento do meu pai, consta que minha avó portuguesa é natural de Portugal, mas ela nasceu na Ilha da Madeira, e isso consta no assento de nascimento dela, etc. vocês acham que essa é uma questão que também seria considerável de ser retificada?
    4. na certidão dele também aparece que somente meu avô foi o declarante do nascimento, e ela não. porém, já consta no assento de nascimento dela a averbação do casamento com meu avô em 1961, mais de 10 anos antes do nascimento do meu pai. isso já seria o suficiente para comprovar a perfiliação, mesmo que ela não esteja como declarante na certidão de nascimento dele, né?

    pessoal, de substancial que consegui ver analisando essa certidão, ficaram essas dúvidas a serem melhor entendidas. quaisquer respostas sobre elas vão me ajudar muito no meu processo, por só faltava essa certidão para encaminhar meu pedido de cidadania por eu ser neta, já que meu pai faleceu.


    agradeço de antemão e fico no aguardo.


    obrigada demais!


  • @valentina95

    ponto 1. O D. é "dona"; estão acostumados com isso; não vejo problema

    ponto 2. pessoalmente, acho que está legível. Se resolver mandar uma digitada, confira palavra por palavra a digitação, pois cartórios erram nisso ás vezes

    ponto 3. Ilha da Madeira faz parte de PT; não vejo problema

    ponto 4. Vamos ver se entendi.

    Tem uma avó PT que casou com avô BR. Quem declarou o filho do casal foi o avô BR, é isso?

    A perfilhação não está estabelecida. Tem que transcrever em PT o casamento deles.

  • @CarlosASP obrigada novamente pelas respostas. estão elucidando demais.


    Sobre a sua pergunta final: sim, o casamento dos meus avós já foi transcrito por um tio que já possui a cidadania. Então, dessa maneira a perfiliação já está comprovada?


    Eu havia requisitado o assento de nascimento da minha avó portuguesa via civilonline, e na segunda página já constava a averbação do casamento. Vc acha que só isso é o suficiente ou devo também pedir o assento de casamento deles via civilonline tb?


    Ps: não estou conseguindo deletar a imagem abaixo do comentário, então ela irá novamente pro post. 😖


  • @valentina95

    Se no assento de nascimento informatizado do cidadão PT já consta o averbamento do casamento (que ocorreu antes do nascimento da criança), então esse assento de nascimento PT é suficiente. O averbamento mostra que a transcrição foi feita,

    Filhos nascidos durante a constância de um casamento são "automaticamente" perfilhados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.