Retificação Transcrição de Casamento - nome errado já transcrito

Boa tarde,

Tenho pai português (falecido) por onde solicitarei a nacionalidade e mãe brasileira. Minha irmã já fez o pocesso de nacionalidade dela e foi concedido, portanto a transcrição do casamento dos meus pais já foi feita.

Entretanto, o nome da minha avó materna (que também veio de Portugal) consta errado na Certidão de Nascimento da minha mãe e na Certidão de Nascimento da minha irmã, logo a transcrição foi feita com o nome dela errado (o correto seria Ludovina e ficou Deobina).

Pedindo a cópia repográfica da habilitação de casamento, descobrimos que ela era analfabeta e não possuía nenhum documento à época do casamento e portanto seu nome foi escrito conforme a falado, sem que ela pudesse corrigir.

Fomos em busca do Assento de Nascimento dela em Portugal, onde descobrimos seu nome dado no nascimento como "Ludovina".

Entramos com um processo judicial para alterar o nome da minha avó na Certidão de Nascimento da minha mãe e na minha também, pois o nome divergia em ambas as certidões (e diverge nas certidões dos meus tios também).

O processo foi julgado procedente e as alterações realizadas, porém quando eu entrar como o pedido de nacionalidade e forem comparar a minha certidão de nascimento com o os dados da minha mãe (que já se encontram no banco de dados português em função do processo de nacionalidade da minha irmã, onde foi feita a transcrição) verão que há uma diferença. Não sei como proceder para que o processo de nacionalidade não volte em função desse erro.

Alguma luz?

Comentários

• @eduardo_augusto

Obrigada pelas informações, Augusto!

Mais uma dúvida, você saberia me dizer se solicitando o assento de nascimento ele já vem o casamento averbado ou eu teria que pedir especificamente a transcrição/certidão de casamento (não sei como chama)?

• @cami_tomazoni

Se foi uma transcrição "recente" e envolve um assento de nascimento informatizado, a transcrição aparece também como um averbamento no fim do assento de nascimento. Isso é suficiente para provar que foi feita.

Mas a transcrição hoje em dia também gera um assento de casamento informatizado.

Olha, o seu caso não foi de um "erro" de quem criou o assento de casamento (após a transcrição) e/ou o averbamento no assento de nascimento. Nesses casos de erros, o guia que o colega colocou é um caminho (inclusive eu usei e deu certo).

Você pode sempre tentar, mas pode receber a resposta (verdadeira) de que "a transcrição foi feita de acordo com os documentos apresentados". Como o erro foi de quem pediu a transcrição, talvez eles digam que terá que pagar por uma nova transcrição. Ou não; não custa tentar o caminho mais simples.

Aonde e quando foi feita a transcrição do casamento? Se o caminho "barato" não der certo, pode entrar em contato com esse local e perguntar o que fazer para corrigir os erros. Dá uma olhada nesse tópico. Inclusive tem a imagem de um assento de nascimento com a transcrição do casamento num averbamento:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/331166#Comment_331166

• @eduardo_augusto

Obrigada pelas informações, Augusto!

Mais uma dúvida, você saberia me dizer se solicitando o assento de nascimento ele já vem o casamento averbado ou eu teria que pedir a transcril

• @CarlosASP

Já comecei o processo que o colega sugeriu acima, pedi a certidão online e ela já chegou (anexo).

A transcrição foi feita aqui no vice-consulado de Curitiba, mas inicialmente vou tentar retificar direto em PT por e-mail, como você sugeriu e caso venha uma negativa, vou contactar o vice-consulado brasileiro. (Lendo esse segundo tópico já peguei a dica de enviar os documentos diretamente por correio, pois da última vez que mandei um e-mail para eles a resposta demorou mais de 6 semanas.)

Só estou aguardando o cartório brasileiro me enviar a Certidão de Nascimento de Casamento da minha mãe apostilada com o nome correto da minha avó para fazer os trâmites.

Esse fórum é muito show de bola, muito obrigada pela ajuda e darei notícias!!!! 😀

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.