Atribuição de Nacionalidade para filhos de portugueses

Bom dia! Apos 24 meses consegui a aprovação do pedido de nacionalidade do meu pai (ainda não foi criado o Registo). Desejo dar entrada no meu pedido como filho.

1 - Posso dar entrada sem o registo do meu pai e depois anexar ao processo?

2 - É mais rápido escolher uma conservatória (menos movimentada) e dar entrada no pedido de forma física do que enviar de forma online?


Desde ja agradeço

Comentários

  • @bassili parabens!! Respondendo: 1) o ideal é dar entrada com o registro, mas você pode arriscar… 2) a recomendação do fórum é mandar processo de filho para a ACP (físico). Protocolo on-line só pode ser feito por advogados ou solicitadores portugueses, você teria o custo dos honorários do profissional que contratar.

  • @bassili


    Bom dia! Apos 24 meses consegui a aprovação do pedido de nacionalidade do meu pai (ainda não foi criado o Registo). Desejo dar entrada no meu pedido como filho.

    Parabéns!


    1 - Posso dar entrada sem o registo do meu pai e depois anexar ao processo?

    O registro do Português é um documento obrigatório para instrução do processo. Não apenas existe o risco de indeferimento liminar do pedido (para ser honesto, na prática, eu não sei se o IRN realmente faz isso, mas a possibilidade existe), mas também significa que você estaria mandando o processo apenas "para marcar o lugar na fila", o que eu definitivamente não posso recomendar. É diferente, por exemplo, de mandar o processo antes de ter a transcrição: a transcrição não é listada como um documento obrigatório.


    2 - É mais rápido escolher uma conservatória (menos movimentada) e dar entrada no pedido de forma física do que enviar de forma online?

    A escolha de "conservatória menos movimentada" é complicada, pois geralmente são as conservatórias menores. O risco é que, por serem menores, costumam ter menos conservadores. Imagine você enviar seu processo para uma conservatória que tenha dois conservadores... um saiu de férias e o outro entrou de licença média... pronto, já ficou o seu processo emperrado. Por isso, como o @AlanNogueira disse, recomendamos mandar para a ACP. Em relação ao processo online, tem o custo de contratar um profissional. É uma decisão sua.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.