Necessário fazer transcrição de óbito?

Olá a todos! Gostaria que alguém pudesse me ajudar numa questão. Preciso atribuir a nacionalidade para minha mãe. No entanto, a minha avó (mãe dela e portuguesa) já é falecida. Na certidão quem declarou o nascimento da minha mãe foi meu avô (brasileiro e já falecido também.

Minha dúvida é como proceder nessa situação para requerer a nacionalidade para minha mãe e posteriormente para mim. Já tenho a certidão de nascimento da minha avó. Procedo a transcrição de casamento mesmo, junto com o assento de nascimento da minha avó, ou o procedimento é outro?

Desse já agradeço!

Comentários

  • @Bruno Maia ,

    isso mesmo faça primeiro a transcrição de casamento e também a de óbito.

  • @texaslady muito obrigado pela informação!

  • Bruno MaiaBruno Maia Member
    editado October 2023

    @texaslady Boa noite. Surgiu-me uma dúvida agora. Para requerer a transcrição de casamento da minha avó, ela teria de assinar o requerimento de transcrição no campo"requerente". Ou no campo "venho requerer a V.Exa. na qualidade de: (grau de parentesco ou procurador(a)_______________________a transcrição do casamento de:", esse grau de parentesco poderia ser minha mãe como grau de filho e consequentemente o requerente a assinar? 

  • @Bruno Maia ,

    Os dados do requerente é de quem vai assinar, podendo ser ela mesma, sua mãe como filha ou mesmo você como neto.

  • Ahh. Ok.. Muito obrigado @texaslady . Agradeço sua ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.