Transferência de Processo e a Caducidade da Residência Permanente
Caros,
Espero que se encontrem bem. Gostaria de partilhar uma atualização sobre o meu processo de registo como Cidadão Português, que está em curso desde 14/02/2022. Hoje, ao verificar o estado do processo, notei uma mudança significativa: o processo foi encaminhado para a Conservatória do Registo Civil de Seixal, sendo que dei a entrada no ACP fisicamente.
Meu processo encontra-se na bola 7(marrom) desde 19/05/2023.
De acordo com as informações disponíveis, o prazo estimado para esta etapa varia de 6 a 8 semanas. No entanto, a mudança para a conservatória e levanta uma dúvida: isso significa que o registo já foi criado, ou ainda está em andamento?
Outra questão que me preocupa é que a minha residência permanente caducou em 8/10/2023. Gostaria de saber se a caducidade da minha residência permanente poderá criar algum obstáculo no processo de criação da certidão de nascimento. Será necessário renová-la antes de prosseguir?
Agradeço antecipadamente por qualquer orientação ou informação adicional que possam fornecer sobre o estado do meu processo e a questão da residência permanente.
Com os melhores cumprimentos,
Marcos.
Comentários
Corrigindo acima quando disse 6 a 8 semanas, não são semanas e sim meses*.
@marcosestolano
Se a bola 7 ainda não está verde, o registro não foi criado ainda.
Como pode ver no tópico de filhos (1C), a ACP está levando muitos meses para criar os assentos de nascimentos já aprovados (bola 6 verde e 7 marrom).
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1371
E, é um bom sinal quando transferem o processo nessa fase final para outra conservatória menor - essa conservatória só vai criar o assento. Temos visto Almeirim e Alenquer por exemplo.