Averbar certidão de nascimento

Boa tarde

Gostaria de uma ajuda. Estou com uma dúvida.Estou começando a preparar a documentação para dar entrada no processo de cidadania para netos. Sou neta de avô e avó portugueses. O casamento dis meus avós,ja esta transcrito em Portugal.Vou dar entrada na cidadania a partir do meu avô materno.

Preciso enviar a certidão de nascimento da minha mae que é filha dos portugueses .Seu nascimento teve meu avô como declarante logo após seu nascimento.

A pergunta é , preciso enviar a certidão de nascimento dela com averbação do casamento dela com meu pai?

Não servia mandar somente a certidão de casamento dela?

Att

Cristina

Comentários

  • @Cristina20 o recomendável é enviar a certidão de nascimento dela com averbação do casamento dela, em inteiro teor por copia reprográfica e apostilada.

  • Boa Noite.

    Certo @AlanNogueira . Acho que aí não vai ter erro. Muito Obrigado pela ajuda.

    Att

    Cristina

  • Ainda sobre esse assunto.

    Na verdade acho que faltou algumas informacoes no texto acima.

    Acho que vou mandar tanto a certidão de Nascimento dela com averbação do casamento e a própria certidão de casamento dela também.

    Porque no registro de nascimento dela está registrado só seu primeiro nome . Muito antigamente costumavam ter essa pratica. Trata-se do ano de 1921.

    Então preciso enviar também a certidão de casamento dela para fixar seu nome completo e identifica-lá .

    Eu estava na dúvida , já que vou ter que enviar a certidão de casamento , será que preciso averbar o casamento tb na certidão de Nascimento dela?

    Att

    Cristina

  • editado October 2023

    @Cristina20

    Vou comentar o meu caso que é muito parecido, mas isso não quer dizer que outro conservador tenha a mesma interpretação.

    Tinha um avô PT; filha BR, neta BR.

    A certidão de nascimento da filha BR também só tinha o primeiro nome. Mandei a certidão de casamento dela para mostrar seu nome completo como adulta. Antes olhei tudo com uma lupa para ter certeza que não tinha nenhum dado ali que estivesse em contradição com outras certidões.

    Não averbei esse casamento na certidão de nascimento dela.

    Foi aprovado sem exigências.

  • Puxa que ótimo! Tendo um caso parecido com o meu, fico mais segura para fazer a mesma coisa!

    Muito obrigado!


    Att

    Cristina

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.