Certidão datilografada

Olá colegas,

Venho, mais uma vez, pedir socorro a vocês. Acompanho o processo de meu pai desde agosto/ 2021 e ontem recebi a notificação á seguir:

Não foi acompanhado dos seguintes documentos, necessários para comprovar os factos que constituem o fundamento do pedido (cfr. artº 41º do RN):

1.1 – Deve ser remetida certidão de nascimento dactilografada devidamente legalizado do seu progenitor, devido ao facto de a certidão de nascimento apresentada e que foi emitida por fotocópia do registo de nascimento se encontrar ilegível.

Pode ser ignorância minha, mas então preciso retornar ao cartório e pedir uma cópia da certidão datilografada, assim como a cópia original, não é? Mas acredito ter enviado o processo com a cópia original. Além disso, como incluo esses documentos ao processo? Basta enviar para Portugal com referência ao processo em questão? Como faz essa referência para anexação? Existe um ofício específico para isso?


Muito obrigado, como sempre!

Comentários

  • editado October 2023

    @AurisMei

    Solicite uma certidão em inteiro teor digitada deste nascimento no mesmo cartório que pediu a certidão reprográfica. Na própria exigência menciona que não estão conseguindo ler a reprográfica (provavelmente porque a caligrafia deve ser bem ruim). A carta menciona “devidamente legalizada” o que parece indicar que pedem o documento com Apostila de Haia.

    Estando com o documento pronto faça uma carta simples mencionando o número do processo e que está enviando o documento para cumprimento da exigência. Sugiro que anexe uma cópia da exigência que recebeu para facilitar o entendimento deles.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.