Documentação

Boa tarde a todos.


Poderiam me ajudar com uma dúvida? Comecei o processo para solicitar a cidadania através do meu pai. Ele é nascido em portugal. Porém tenho u.a duvida com relação a minha certidão reprográfica. Tive alteração de sobrenome por casamento. Retirei um sobrenome e adicionei o sobrenome da minha esposa, porém mantive o sobrenome do meu pai. No cartório de registro consta o nome de nascimento e tbm consta a alteração de sobrenome por casamento. Se eu solicitar a certidão de nascimento apostilada, ela será válida para o processo ou tenho necessidade de retificar alguma informação antes de apostilar a certidão?

Comentários

  • @DiegoPoinho

    São duas fases diferentes do processo.

    Ao ser analisada e concedida sua nacionalidade PT por ser filho de PT (processo 1C), será criado um assento de nascimento PT com os dados de quando você nasceu pois você também vai "nascer" em PT. Todo mundo nasce solteiro e será seu nome de solteiro que constará nesse assento PT.

    Uma vez criado seu assento de nascimento PT, você deverá transcrever em PT seu casamento para mudar para seu nome de casado. Imagino que na sua certidão inteiro teor de casamento detalhe a mudança de seu nome. Com isso, ao fazer a transcrição desse casamento, será feito um averbamento no seu assento de nascimento PT mostrando que casou e mudou de nome.

    Só um detalhe: como no pedido de nacionalidade você tem que mandar um documento recente (menos de 10 anos) com filiação (RG ou passaporte), esse documento terá um nome diferente do de sua certidão de nascimento, Mas como, pelo que entendi, essa mudança já está averbada no seu nascimento, ficará claro que é a mesma pessoa.

  • Muito obrigado Carlos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.