Registros de Tataravós portugueses

Boa tarde pessoal!

Estou em busca dos meus tataravós ou familiares em Portugal.

Conversando com meu pai que é neto de português, soube de algumas informações a respeito dele, e também achei algumas certidões anexadas no familysearch por outra pessoa. Certidões essa que não temos em mãos, mas vimos que se trata dele e sua esposa, pais de meu avô paterno.

Eduardo Cravo nasceu em Portugal no ano de 1886, chegou ao Brasil (não sabemos qual porto) mas veio de Navio aproximadamente entre 1904 e 1905, com aproximadamente 18 anos. Era construtor e empreiteiro e veio ao Brasil para construir o teatro e cinema e outra edificações da cidade de Barra do Piraí/RJ, onde morou, casou-se e depois se mudou para o bairro de Marechal Hermes até falecer em 1972. Nunca mais voltou a terra Natal e segundo meu pai (o neto), não sabemos se possuía irmãos.

Em posse da cópia do óbito anexado no app familysearch, identificamos que seus pais residentes em Portugal (não consta a cidade ou oitros dados), chamavam-se: Manoel Cravo e Felismina de Jesus.

Gostaria muito da ajuda para tentar achar alguma informação sobre nossos antepassados, fará muita diferença para meu pai! Obrigada, Anna Carolina Cravo.

Comentários

  • @caroucravo

    deve ser o registro do Eduardo, nº166 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=39436&FileID=601765

    freguesia de Miranda do Corvo / Miranda do Corvo / Coimbra

  • editado October 2023

    @Kleber Silva Aguiar

    Bom dia, amigos!

    Primeiramente gostaria de agradecer a gentileza pela busca de dados, fiquei muito feliz de ter retorno. Porém eu não consigo assegurar se de fato se trata do meu bisavô, Eduardo Cravo, por se tratar de um documento antigo e as letras estão quase inelegíveis.

    Consegui identificar a data que ocorreu o batismo (28/11/1886), correto? Além de identificar os nomes Eduardo, Manuel (com "u") Cravo e Felismina de Jesus. De fato, seria muita coincidência, mas como não temos data de nascimento, local específico nem dados de familiares fica difícil assegurar... Pelo que vi, ele foi batizado por Eduardo Augusto de Almeida e Maria da Conceição Pereira (?), identifiquei alguns nomes como: Joaquim Lopes Cravo e Justina de Jesus, porém não entendi o teor total do texto.

    Se alguém puder ajudar com a leitura ou achar outros dados das pessoas citadas, ficaria grata, eu não tenho intimidade com essas pesquisas, confesso que estou sem saber por onde começar...

  • editado October 2023

    @caroucravo

    Sim, o batismo foi 28/11/1886

    Para nacionalidade o que importa são esses dados:

    A freguesia/concelho/distrito que o colega colocou acima

    Data de nascimento: 31/10/1886

    Filho legítimo (primeiro deste nome) de Manuel Cravo e Felismina de Jesus (é comum ter variações na ortografia dos nomes)

    Neto paterno de Joaquim Lopes Cravo e Justina de Jesus e materno de Francisco Matthias e Theresa de Jesus

    Se seu pai quiser tirar a nacionalidade como neto de PT:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

    Uma vez seu pai tendo a nacionalidade PT, você (e seus irmãos) passa a ser filha de PT e pode fazer a sua também:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    Outros dados: Manuel Cravo e Felismina de Jesus foram "recebidos" (ou seja, se casaram) na mesma freguesia.

    Tente ler novamente o batismo já sabendo esses dados caso queira se aprofundar nessas pesquisas; é com prática que vai se acostumando a ler a grafia desses documentos. Na verdade, esse batismo está bem legível, rs.

    Eduardo nasceu no "lugar" de Pereira. "Lugar" é uma subdivisão da freguesia.

    O pai dele era da "vila de Miranda do Corvo", enquanto a mãe era do "lugar" de Pereira. Ambos parte da mesma freguesia de Miranda do Corvo. PT é dividido em distritos; os distritos são divididos em concelhos; e os concelhos em freguesias. Nesse caso, tanto o concelho como essa freguesia tem o mesmo nome:

    https://geneall.net/pt/mapa/98/miranda-do-corvo/

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Miranda_do_Corvo_(freguesia)

  • editado October 2023

    Boa noite, amigos!

    @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP

    Realmente a leitura em posse dessas informações ficaram mais claras, fiz a releitura e consegui entender bastante coisa. Não posso deixar de agradecer sua enorme ajuda e dizer o quanto fiquei feliz e emocionada. Muito, muito obrigada!

    Meu pai ficou radiante, mas tem receio de ser alguma coincidência...

    Será que consigo achar a certidão de nascimento dele ou o comprovante de desembarque? Acredito que no Porto do RJ por se tratar do ano de 1904/1905...

    Outro ponto: será possível descobrir se seus pais (Manuel e Felismina) tiveram outros filhos e assim buscar possíveis parentes?

    Em relação a cidadania, também é um ponto a se discutir aqui em casa, rs...

  • @caroucravo

    O conjunto de dados (nomes, datas etc) leva a crer ser o Eduardo correto. O colega que achou o registro é muito bom nisso e dificilmente se engana.

    Pode tentar mais caminhos. Por exemplo, sabe se Eduardo tinha algum irmão através de relatos da família? Seu pai tinha conhecimento de algum tio ou tia? E, depois, achando os documentos dessas pessoas, pode ter mais confirmação dos nomes dos avós deles etc. E assim vai preenchendo o quebra cabeças.

    Coloque tudo que sabe sobre a família na árvore que fez no FS. É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Outra coisa a fazer: pelos dados acima. já sabe que Manuel Cravo e Felismina de Jesus se casaram nessa freguesia antes de 11/1886. Com isso, se acha o casamento deles em 1882:

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=39461&FileID=603642

    Uma vez achado o casamento, aí pode folhear os batismos dessa data em diante, olhando os nomes dos pais de cada criança. Era muito comum portugueses dessas vilazinhas terem um filho a cada 12-24 meses.

    https://tombo.pt/f/mcv02#MARR

    Aqui o casamento de um irmão de Manuel Cravo, chamado Joao Lopes Cravo:

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=39461&FileID=603712

  • editado October 2023

    @Kleber Silva Aguiar

    Bom dia, amigo @CarlosASP

    Novamente sua ajuda foi fundamental!

    Como disse de ínicio, minha intenção é obter o máximo de informações possíveis, justamente para fazer o que o amigo citou: rechear a árvore genelógica da minha família e para poder conhecer e entender a história dos meus antepassados.

    Infelizmente meu avô falava pouco, e meu bisavô, segundo meu pai, quase nada a respeito de familiares em Portugal. Porém com o avanço da tecnologia, um pouco de força de vontade e pessoas generosas e qualificadas como vocês, vamos chegando timidamente próximo dessas informações riquissímas.

    Aqui em casa, nós sempre tivemos curiosidade a respeito dessas informações e agora muita coisa ficou clara e fez sentido.

    Vou seguir o conselho e me aprofundar mais nas leituras. Percebi que essas certidões possuem um texto quase que padrão, então com dedicação, vou conseguir. Ao passo que tentamos convencer meu pai sobre a cidadania - o velho é resistente a questões burocraticas, rs.

    Minha sincera gratidão a todos!

  • @caroucravo


    Desembarques no Rio (mas nao é 100% completo)

    https://bases.an.gov.br/rv/Menu_Externo/



    Se o parente nasceu em 1886, tinha 52 anos em 1938, quando foi instituido o Registro Nacional de Estrangeiro. O prontuário, quando conservado, pode ser solicitado junto ao arquivo nacional. Mencionei isso em outra mensagem para um colega aqui no fórum há cerca de 2 semanas. Clique no meu nome e olhe as minhas mensagens mais antigas.

  • Boa tarde, amigo @eduardo_augusto

    Obrigada por responder!


    O desembarque se refere ao meu bisavô, Eduardo Cravo.

    Infelizmente meu pai e consequentemente eu, temos poucas informações.

    Graças aos amigos deste fórum, consegui chegar até a data correta de seu nascimento: 31/10/1886.

    Segundo meu pai, meu bisavô chegou ao Brasil por volta de seus 18 anos, então presumo que no ano de aproximadamente 1904. Ele vinha, conforme os amigos também acharam, de Miranda do Corvo, Coimbra -Portugal. Sabemos também que o intuito da viagem era a trabalho no local de Barra do Piraí.

    Levando em consideração que esta Cidade fica no Estado do Rio de Janeiro, que no ano do provavél desembarque o porto do RJ era o mais senão único utilizado, acredito que tenha vindo direto para cá.

    Porém essas são as únicas informações precisas e como estou iniciando no mundo dessas pesquisas, confesso que tenho zero intimidade com as buscas.

    Estava procurando nos registros da Ilha das Flores - RJ, uma espécie de hospedaria que abrigavam muitos imigrantes, mas sem sucesso! Continuarei as buscas.

    Verificarei seu perfil. Grata!

  • @caroucravo


    Eu encontrei a discussão aqui, por favor leia a discussão, onde eu já tirei algumas dúvidas sobre como acessar e como fazer o pedido: É possível encontrar a certidão de baptismo nesse caso? — Fórum Cidadania Portuguesa

    Link do arquivo nacional: Arquivo Nacional - Módulo de Atendimento a Distância (an.gov.br)

    ---

    Como eu disse, pode procurar no arquivo de desembarques do porto do rio: <h3>ENTRADA DE ESTRANGEIROS NO BRASIL - PORTO DO RIO DE JANEIRO

    ---

    E tem essa outra base de dados do Estado do Rio: <h2>Base de Dados</h2> (an.gov.br)

    Nessa base, você pode pesquisar pelo sobrenome "Cravo" a partir de uma certa data (por exemplo, 1886) e olhar cada nome para ver se encontra algum parente. Dá um trabalhinho, mas pesquisa genealógica é isso mesmo.

    ---


    Boa sorte!

  • Boa noite @eduardo_augusto

    Obrigada, amigo, pela grande contribuição.

    Acredito que a partir dessas informações a busca será certamente mais precisa.

    Seguirei todas as dicas.

    Grata pelo empenho!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.