Último Sobrenome da Avó não consta

Olá, boa tarde a todos! Gostaria de uma informação:

Estou fazendo o processo de dupla cidadania da minha avó. Os avós dela são portugueses da ilha da madeira, e , o nome do avô dela se manteve nas certidões idêntico. Porém, o da avó dela, estava como Thereza de Sousa de Jesus. Na certidão de nascimento da minha avó, quando cita os avós dela paternos, consta o nome alterado Thereza de Souza, com a alteração no Z e não constando o "de Jesus".

No registro de batismo do pai da minha avó, consta o nome dela sem o "de Jesus" também, somente a certidão de nascimento dele não tive acesso ainda para verificação.


Minha pergunta é:

1) caso na certidão do pai da minha avó constar o nome dela completo constando o "de Jesus", seria necessário fazer retificação na certidão da minha vó? Pois mencionam o nome dos avós na certidão.

2)caso não houver a adição do nome da vó da minha vó o "de Jesus" a certidão do pai dela deve ser retificado?

3) existe de fato necessidade para retificar esses documentos ou posso deixar assim para serem enviados a Lisboa? No caso o reconhecimento será feito pelo avô dela, que manteve o nome normal e certo em todos os documentos.


Obrigada desde já


Anexei os documentos pra quem puder verificar e me ajudar!



Comentários

  • @Laneetz


    1) caso na certidão do pai da minha avó constar o nome dela completo constando o "de Jesus", seria necessário fazer retificação na certidão da minha vó? Pois mencionam o nome dos avós na certidão.

    A princípio, sim.

    2)caso não houver a adição do nome da vó da minha vó o "de Jesus" a certidão do pai dela deve ser retificado?

    A princípio, todos os nomes devem estar alinhados. O "Sousa" -> "Souza" não é problema. O sumiço de uma parte do sobrenome, sim. Por outro lado, eu já vi aqui pessoas falando sobre o "de Jesus" sendo apenas um nome devocional, e não propriamente um sobrenome. Enfim, o ideal seria realizar a correção. Você já teve acesso ao registro de batismo da Thereza? Seria interessante.

    3) existe de fato necessidade para retificar esses documentos ou posso deixar assim para serem enviados a Lisboa? No caso o reconhecimento será feito pelo avô dela, que manteve o nome normal e certo em todos os documentos.

    "existe de fato necessidade de retificar?" é uma pergunta complicada de se responder. Você quer ficar tranquila de que o processo vai passar sem cair em exigência por conta desse fator? Então melhor retificar. Você está disposta a aceitar o risco de daqui a dois anos receber uma carta de exigência dizendo que a retificação é necessária? Se sim, então pode mandar o processo e esperar para ver o que acontece.

    ---

    Na prática é o seguinte: a recomendação geral aqui no fórum é, "retifique e não corra riscos". Com isso, acredito que a maioria das pessoas façam as retificações. Quem não faz retificação e tem o processo aprovado, raramente volta aqui para comentar. Ou seja... a gente não tem como saber se todas as recomendações que se recomendam aqui eram "de fato" necessárias. No fim das contas, volta para a questão do risco: está disposta a correr, ou não?

    Se você vai fazer pela linha paterna, talvez esse risco seja menor.

    ---

    Vou marcar aqui outras pessoas que podem dar opiniões mais balizadas... @texaslady @CarlosASP @LeoSantos

  • @Laneetz ,

    Assino embaixo a resposta do @eduardo_augusto . Não são divergências gritantes, que logo se vê que precisa retificar. Quanto ao Souza ou Sousa duvido que daria problema, quanto ao de Jesus, só um conservador mais exigênte visto que a linhagem do avô do avô, que será a escolhida, está correta. Eu não faço idéia de quanto tempo leva e quanto custaria fazer estas retificações. Mas perder tempo antes de enviar ou perder tempo depois se tiver exigência tanto faz, e se não tiver exigência além de não perder tempo não se perde dinheiro.

    Mas como sempre esta é uma decisão pessoal.

  • Muito obrigada pelas respostas 🙂

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.