Prova de vida cidadania portuguesa

Olá, pessoal. Vi várias discussões sobre a necessidade de prova de vida para obtenção da cidadania portuguesa. 

Enfim, a prova de vida é necessária ou não? Se sim, qual a idade para se fazer a prova de vida?

Grato.

Comentários

  • A prova de vida somente é necessária quando for pedida pela conservatória.

  • @Leonardo Lázaro Alves como bem informou o @LeoSantos , somente envie prova de vida se for requerida expressamente. O que se orienta a fazer quando a pessoa é idosa: a) tirar um RG novo e enviar copia apostilada deste RG, o que comprova que proximo a data do pedido a pessoa estava viva; b) reconhecer a firma do solicitante idoso por verdadeiro no formulário, que também comprova esse fato na data da assinatura. No mais é aguardar e se for pedida providenciar. Boa sorte!

  • Complementando o que já responderam, vi em alguma postagem antiga nesse fórum que se o formulário da cidadania fosse assinado pelo requerente com reconhecimento da assinatura direto no consulado português isso já serviria como prova de vida e não seria solicitada posteriormente. Eu optei por seguir essa dica no processo 1C da minha avó, já que tínhamos facilidade de ir até o consulado e ela está bem de saúde (e gosta de passear hahaha). Enviei o processo dela para o ACP essa semana, então ainda não posso dizer se isso vai funcionar ou não.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.