Certidão de Inteiro Teor Retificada + Cópia do livro?

Olá, boa tarde a todos, semana passada consegui achar a certidão de batismo do meu bisavô graças a voces, estou dando entrada no processo de minha vó.

Fui informado que precisaria da certidão simples do bisavo, obito, casamento e nascimento da minha vó.

Pedi retificação de alguns nomes como consta nesse documento. Porém li aqui no forum que o documento deveria ser inteiro teor do livro, como proceder? depois que estiver em mãos, como fazer para esses documentos terem validade na banca avaliadora de Portugal?


Grato!


Comentários

  • editado October 2023

    @gabriielflu1


    Fui informado que precisaria da certidão simples do bisavo, obito, casamento e nascimento da minha vó.

    Onde obteve essa informação? Via de regra o óbito não é necessário para nada. Se você está tratando do seu processo com um advogado, por favor siga as instruções do advogado. Se você leu isso aqui no fórum, bem, é estranho, mas enfim, que bom que você tem esse documento. Mas não é necessário mandar.

    Tem várias questões aí que você deveria descrever... é um processo de neto? de filho? quem registrou a criança? o pai? a mãe... e por aí vai.


    ---

    Por outro lado, vou te dizer uma coisa, essa certidão está esquisitíssima. Foi você mesmo que providenciou essas retificações? Pelo que eu entendi, foi usada a certidão de casamento da Helena, para retificar a certidão de nascimento dela, é isso mesmo? Muito estranho que isso tenha sido aceito. Não impossível, mas estranho. Poderia por favor dar mais detalhes sobre o seu caso, para nós aprendermos?

    ----


    Respondendo a sua pergunta: sim, a certidão deve ser emitida por via reprográfica, com todas as averbações, inclusive as retificações. O cartório sabe como fazer isso. É só você dizer para o cartório "preciso da certidão por via reprográfica, na certidão devem constar todas as averbações e retificações".

  • @eduardo_augusto deve ser a certidão de casamento dos pais que foi apresentada para retificar o nome deles

  • @eduardo_augusto O processo é da minha avó, o pai dela é portugues, se chama João de sequeira, e assim consta na certidao de casamento, porém, o pai dela se tornou joao siqueira, e o avô Manoel de Sequeira, virou Manoel Siqueira, Pedi essa retificaçao dos nomes, inclusive o nome de minha avó pedi para trocar para Helena de sequeira.


    Porem fui informado que é preciso de uma copia reprográfica do registro, a duvida é, ja paguei 150 por essa, vou ter que pagar mais 150 pela outra copia e mandar essas duas?


    meu advogado falou que é bom ter a certidao de óbito e casamento do portugues, aqui no grupo fala que é so o assento (tenho), certidao de nascimento da minha avó (estou fazendo para ela, e retifiquei por conta desses erros) e um RG com menos de 10, vou pedir para fazer um novo com essa nova certidão.

  • @gabriielflu1

    certidão inteiro teor pode ser reprográfica ou digitada. Geralmente quando a pessoa não especifica ao pedir, é emitida a digitada, que é o modelo mais comum. Se você pediu uma e agora também quer a outra, deve fazer um novo pedido ao cartório e pagar pela nova certidão.

    quanto ao seu segundo questionamento se você tem um advogado contratado creio que deve seguir as orientações dele. É importante você confiar no profissional que contratou…

  • Estranho foi implicarem com isso pois em tese não altera a fonética…

  • @eduardo_augusto Não implicaram não, é só para nao dar viagem perdida. Sem margem para reclamações .

  • @AlanNogueira

    Boa noite. Tudo bem?

    Solicitei a certidão de nascimento do meu bisavô (Brasileiro) de inteiro teor reprográfica do livro.

    Só que o cartório de (Barra de São João- RJ) disse que não fazem o reconhecimento de firma, pois justificou que o mesmo é o original sendo a 2º via da certidão de nascimento.

    Falou que posso reconhecer a firma em qualquer cartório, pois o documento é original.


    “Boa tarde, a Certidão sera original, aqui não reconhece firma”

    “Ai na sua cidade você consegue reconhecer, mas é necessário reconhecer? pq a certidão vai sair original”

    ”Com a certidão original você reconhece em qualquer cartório”

    Saberia me informar se terei algum problema em relação a esse documento.

    Obrigado. 🙏🏻

  • @Fábio Barros certidão emitida é original mesmo, você precisa de fazer o apostilamento dela (apostila de Haia).

  • @AlanNogueira

    Maravilha.

    Agora fiquei mais tranquilo.

    Já vou fazer.

    Mais uma vez obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.