Preenchimento do requerimento 1D

Pessoal, boa tarde! Estou auxiliando a tirada de cidadania dos meus tios e pai, todos filhos de portugueses.

O meu tio preencheu o requerimento por conta, porque errou a a assinatura do documento que eu havia mandado já preenchido.

Ele fez essas "rasuras", riscos, nos locais que não teria o que preencher.

A segunda assinatura, ele fez fora da segunda linha, porque não coube dentro. O cartório fez o reconhecimento da firma por verdadeiro com 1 selo só.

Você acham viável eu enviar o requerimento desta forma? Fiquei com receio pelas "rasuras" e assinatura fora do risco.

Quanto ao selo de reconhecimento de firma, percebo que tem cartório que cola 2 selos por conta de ser 2 assinaturas, tem outros, que colam apenas 1, tem alguma regra quanto a isso?

Deixei em preto as informações sensíveis.


Comentários

  • editado October 2023

    @hillarybs


    A segunda assinatura, ele fez fora da segunda linha, porque não coube dentro. O cartório fez o reconhecimento da firma por verdadeiro com 1 selo só.

    Que segunda assinatura? O formulário é assinado uma vez só, com raras exceções.


    Você acham viável eu enviar o requerimento desta forma? Fiquei com receio pelas "rasuras" e assinatura fora do risco.

    Na verdade, como foi preenchido à caneta, tem muitos cartórios que sequer aceitam reconhecer a firma do documento se não tiver essas "rasuras" para anular os campos que ficam em branco. Não são "rasuras". Nos três anos que frequento esse fórum, nunca vi nenhum caso de exigência em relação a isso. Mas pode ser porque as pessoas preferem preencher por computador.


    Quanto ao selo de reconhecimento de firma, percebo que tem cartório que cola 2 selos por conta de ser 2 assinaturas, tem outros, que colam apenas 1, tem alguma regra quanto a isso?

    Novamente, não sei exatamente a que se referem "duas assinaturas".


    ---

    Recomendação: está inseguro? refaça. preencha o formulário no computador, assine novamente, reconheça novamente a firma. Não sei quanto está o reconhecimento de firma hoje. 30 reais? É o custo de você dormir tranquilo.

  • @hillarybs

    Alguns pontos:

    1 - Você disse que seus tios e pai são filhos de portugueses, certo? Se for isso mesmo, eles deveriam estar usando o formulário 1c (filhos) não o 1d (netos) como vejo na foto e no título do tópico.

    Ele fez essas "rasuras", riscos, nos locais que não teria o que preencher.

    O que se recomenda é que deixe em branco o que não for preencher.

    Você acham viável eu enviar o requerimento desta forma? Fiquei com receio pelas "rasuras" e assinatura fora do risco.

    Acredito que terá que refazer por duas razões:

    • Se seu tio for filho de portugueses, ele não pode mandar esse formulário, precisa enviar o 1C;
    • Supondo que ele seja neto e, portanto, o formulário seja esse mesmo: Eu não mandaria rasurado como está. Pode passar batido, mas vai depender da boa vontade do conservador.


  • @hillarybs,

    Se for pedido de filhos Formulário 1C, siga este guia :

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    se for de netos formulário 1D siga este guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

    Assinatura apenas na primeira linha de assinaturas. A segunda linha é para casos onde duas pessoas vão assinar o formulario, com por exemplo um casal pedindo para filhos menores ou incapazes.

  • Pessoal, desculpa a confusão! Eles são NETOS! Escrevi errado.

    Vou refazer o requerimento, DIGITADO, que é a forma que eu faço! Acontece que enviei para ele assinar no cartório, ele errou, imprimiu novamente e preencheu a mão, e assinou nos dois campos ao fim do requerimento: primeira linha de assinatura e segunda linha de assinatura.

    Muito obrigada pela atenção!

  • @hillarybs


    Vou refazer o requerimento, DIGITADO, que é a forma que eu faço! Acontece que enviei para ele assinar no cartório, ele errou, imprimiu novamente e preencheu a mão, e assinou nos dois campos ao fim do requerimento: primeira linha de assinatura e segunda linha de assinatura.


    Não deu para entender. Você enviou o documento já digitado para ele, ele errou na hora de assinar, imprimiu novamente e preencheu a mão? Mas como se você havia enviado o documento já digitado? Tem certeza que você enviou pra ele o formulário digitado??

    Enfim... da próxima vez, diga para ele imprimir duas ou três cópias, só por segurança.

  • @eduardo_augusto Estou me sentindo meio imbecil, mas não sei como preencher o Formulário 1D no computador. Ao preenchê-lo como PDF abre um campo de edição que não obedece os quadradinhos do formulário. Vc poderia me dar a dica? Muito grato.

  • @eduardo_augusto Favor desconsiderar a mensagem anterior. Encontrei dica no You Tube: https://youtu.be/jG5TZZwPrL4?si=S_Ji9LeYPO2r5fqD

  • Prezados, pode parecer bobagem, mas não vi citação nem aqui, nem nas instruções do formulário sobre acentuação das palavras. Alguém saberia dizer se o Formulário 1D deve ser preenchido com acentuação?

  • @eduardo_augusto mais uma vez, obrigado.

  • @eduardo_augusto como vc preencheu a data de nascimento no 1D? A instrução diz para deixar um espaço entre as palavras, então seria, por exemplo: 01 01 65, ou vc preencheu 01011965?

  • editado October 2023

    @eduardo_augusto Muito obrigado. Reparei agora, após fazer o reconhecimento de firma da assinatura no 1-D, que não escrevi o nome da cidade após a colocação do CEP onde resido. O requerimento foi digitado.

    Vc acredita que isso me cause problema?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.