Certidão de Nascimento - Rio de Janeiro

Boa noite pessoal.

Gostaria de ajuda para localizar a certidão de nascimento da minha avó no RJ. Estou precisando dela para iniciar o pedido de cidadania

Dados:

Miriam Martinho Siqueira

Filiação: Rufino Siqueira Netto

Lydia da Silva Martinho

Data de Nascimento: 30/08/1936

Consta na identidade como naturalidade Rio de janeiro, mas não tenho a certidão de nascimento.

Certidão de Casamento: Liv 164; Fls 82; Term 32823; C 008

Quem puder ajudar agradeceria MUITO!

Comentários

  • editado October 2023

    @LucianaCorteze em que bairro a familia morava quando ela nasceu? Compare com esta tabela: Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

    Se for na mesma regiao do casamento (8o RCPN) procure no cartorio da Tijuca.

  • @AlanNogueira Infelizmente não está na mesma região

  • editado October 2023

    @LucianaCorteze em que bairro a familia morava quando ela nasceu? Tente pesquisar nos cartorios proximos. O óbito dos pais dela foi em Niteroi, mas eles podem ter ido para lá bem depois do nascimento... tente procurar no local onde moravam na época em que ela nasceu.

  • Bom dia

    Meu pai tem na certidão de nascimento o De Oliveira; ocorre que na minha certidao de nascimento e de casamento no Brasil omitiram o De....eno momento ficou Oliveira somente; ele ja faleceu.....Certidao de Obito esta correta; assim, a transcriçao de casamento que tentei fazer ao no consulado foi rejeitada por faltar o De .....Como posso fazer ter a transcriçao do meu casamento sem esse De .....Grato

  • @carloscruz

    Consulados tendem a se mais chatos com essa questão. No do RJ, uma das pessoas que faz a transcrição já é conhecido por "achar pelo em ovo".

    Em teoria, as partículas de ligação (e/de/do/da/dos/das) podem ser livremente acrescentadas ou suprimidas e não deveriam ser impedimento para transcrição.

    Pode mandar para uma conservatória em PT. Mandaria para a CRC Porto, que leva uns meses (não é tão rápida quanto o consulado do Rio; parece que agora tem levado uns 4-5 meses para concluir a transcrição). Eles analisam o pedido antes de você ter que pagar, Leia aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/330433#Comment_330433

  • Não sei se é o seu caso, mas buscar pela certidão da irmã da minha vó ajudou... A gente não tinha nenhuma informação da certidão da minha vó, mas tinha em mãos da irmã dela. Demos entrada para busca no cartório de Cascadura uma vez e não obtivemos sucesso. Com a outra certidão em mãos, fomos mais uma vez lá, demos entrada na busca e eles encontraram! Então recomendaria ver se tem em mãos alguma certidão de nascimento de parente próximo.

  • @reni_rjb otima dica, procurar onde os irmãos foram registrados ou na localidade onde os pais se casaram também pode dar bom resultado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.