Certidão de Nascimento - Rio de Janeiro
Boa noite pessoal.
Gostaria de ajuda para localizar a certidão de nascimento da minha avó no RJ. Estou precisando dela para iniciar o pedido de cidadania
Dados:
Miriam Martinho Siqueira
Filiação: Rufino Siqueira Netto
Lydia da Silva Martinho
Data de Nascimento: 30/08/1936
Consta na identidade como naturalidade Rio de janeiro, mas não tenho a certidão de nascimento.
Certidão de Casamento: Liv 164; Fls 82; Term 32823; C 008
Quem puder ajudar agradeceria MUITO!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LucianaCorteze em que bairro a familia morava quando ela nasceu? Compare com esta tabela: Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias
Se for na mesma regiao do casamento (8o RCPN) procure no cartorio da Tijuca.
@AlanNogueira Infelizmente não está na mesma região
@LucianaCorteze em que bairro a familia morava quando ela nasceu? Tente pesquisar nos cartorios proximos. O óbito dos pais dela foi em Niteroi, mas eles podem ter ido para lá bem depois do nascimento... tente procurar no local onde moravam na época em que ela nasceu.
Bom dia
Meu pai tem na certidão de nascimento o De Oliveira; ocorre que na minha certidao de nascimento e de casamento no Brasil omitiram o De....eno momento ficou Oliveira somente; ele ja faleceu.....Certidao de Obito esta correta; assim, a transcriçao de casamento que tentei fazer ao no consulado foi rejeitada por faltar o De .....Como posso fazer ter a transcriçao do meu casamento sem esse De .....Grato
@carloscruz
Consulados tendem a se mais chatos com essa questão. No do RJ, uma das pessoas que faz a transcrição já é conhecido por "achar pelo em ovo".
Em teoria, as partículas de ligação (e/de/do/da/dos/das) podem ser livremente acrescentadas ou suprimidas e não deveriam ser impedimento para transcrição.
Pode mandar para uma conservatória em PT. Mandaria para a CRC Porto, que leva uns meses (não é tão rápida quanto o consulado do Rio; parece que agora tem levado uns 4-5 meses para concluir a transcrição). Eles analisam o pedido antes de você ter que pagar, Leia aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/330433#Comment_330433
Não sei se é o seu caso, mas buscar pela certidão da irmã da minha vó ajudou... A gente não tinha nenhuma informação da certidão da minha vó, mas tinha em mãos da irmã dela. Demos entrada para busca no cartório de Cascadura uma vez e não obtivemos sucesso. Com a outra certidão em mãos, fomos mais uma vez lá, demos entrada na busca e eles encontraram! Então recomendaria ver se tem em mãos alguma certidão de nascimento de parente próximo.
@reni_rjb otima dica, procurar onde os irmãos foram registrados ou na localidade onde os pais se casaram também pode dar bom resultado