É possível entrar na França pela fila da imigração Europeu - Com o Passaporte Brasileiro + Assento ?

Bom dia time de fórum,

Irei para para Portugal realizar o C.C lá, uma vez que o consulado de SP está com filas imensas e muita dificuldade de agendamento.

Porém eu irei dar entrada pela França. Nesse caso, já haviam me falado que eu poderia entrar pela fila da imigração Europeia, com o Passaporte Brasileiro + Assento Português.

Alguém pode me confirmar essa informação ? Alguém já passou por algo similar ?

Eu sei que para entrar em Portugal, nem o passaporte brasileiro precisa. Apenas o Assento já é suficiente.

Muito obrigado, boa semana.

Comentários

  • Até onde sei, entrada com assento somente em Portugal.

    Para usar a fila de cidadãos europeus em outros países, tem que ter o CC ou o PEP.

  • editado October 2023

    Os franceses não são obrigados a saber português, e por isto eles nem saberão que papel é este que vc leva nas mãos

  • @EVCOSTA


    Porém eu irei dar entrada pela França. Nesse caso, já haviam me falado que eu poderia entrar pela fila da imigração Europeia, com o Passaporte Brasileiro + Assento Português. Alguém pode me confirmar essa informação ? Alguém já passou por algo similar?

    Os equipamentos são os mesmos, os agentes são os mesmos, é tudo igual. Como disse um colega acima, ninguém na França tem obrigação de saber Português. Se você entrar na fila dos europeus, pode acontecer duas coisas: o agente vai te mandar pro fim da fila de não-europeus, ou de alguma má-vontade vai carimbar seu passaporte brasileiro. Se você vai sozinho, pode até se aventurar. Se vai levar a família, eu pergunto... pra que o risco do aborrecimento?

  • Boa tarde,

    Muito obrigado pela ajuda,

    Vou pensar e aviso vocês.

    Se alguém conhecer algum exemplo, de alguém que conseguiu entrar nessa forma, posicionar nesse tópico.

    ótima terça-feira,

  • editado October 2023

    O que vai acontecer é simples, para o Oficial de Imigração Francês, vc e sua família são somente brasileiros, e por isto além do passaporte brasileiro vcs vão precisar daquele "visto eletrônico" para brasileiros entrarem na Europa, se vc aparecer lá com passaporte brasileiro e assento de nascimento português, vc acha mesmo que eles vão buscar saber com a embaixada portuguesa que vcs são cidadãos europeus ?! Se tiverem má vontade podem até mesmo deportar, eles tem prerrogativa para isto, afinal ninguém viaja com certidão de nascimento em lugar nenhum, nem no Brasil.

    Agora imagine a mesma situação com dinamarqueses, noruegueses, gregos e etc.... não tem oficial de imigração que saiba de tudo.

    É melhor entrar na fila de estrangeiros e depois ir no consulado português ou mesmo ir a Portugal e tirar pelo menos o Cartão Cidadão

  • editado October 2023

    @AndersondSR80

    Por qual motivo o oficial de imigração deportaria? Por estar na fila errada? O que vai acontecer é que vai levar um sermão do oficial e ser encaminhado para o final da fila de não europeus.

    O "visto eletrônico" (ETIAS) só entra em vigor em 2024, até lá o procedimento é o mesmo: basta chegar com passaporte brasileiro, passagem de retorno com data até 90 dias da entrada, seguro saúde, reserva de hotel e com recursos financeiros em dinheiro ou meios de pagamento para cobrir sua estadia e, se a pessoa não tiver histórico de "over staying" nem gerar suspeita de querer imigrar ilegalmente, a entrada é aprovada.

    Sobre a pergunta do @EVCOSTA : Não, a imigração francesa não vai permitir sua entrada com o assento português. Em Portugal isso é possível por que o oficial do SEF, que é quem faz a imigração, consulta na hora o sistema do IRN e checa o assento de nascimento e confronta com os dados do seu passaporte brasileiro para ver se se trata da mesma pessoa. O "assento" impresso que vc leva serve apenas para ajudá-lo a localizar os dados. O oficial francês não tem acesso a esse sistema, além disso pelo acordo da UE os cidadãos de outros países membros podem circular livremente mas precisam estar devidamente identificados com o cartão de identidade nacional (cartão cidadão no caso dos portugueses, ou com passaporte europeu válido). Quando chegar na França vc não terá nem um nem outro.

    Se não quiser ter dor de cabeça, vá para a fila de não europeus, será a última vez, afinal vc vai a Portugal emitir doctos.

    Boa sorte

  • editado October 2023

    @ecoutinho

    Os motivos para deportação vai depender do Oficial de Imigração Francês, afinal ele tem liberalidade para tal por ser a AUTORIDADE que defende as fronteiras da França e por consequência da UE, sem precisar dar explicações a ninguém, e dependendo do comportamento das pessoas, ele pode sim, se quiser, deportar, não estou dizendo que vai, obviamente que de inicio ele deve orientar para a fila de não europeus, mas estou dizendo que pode sim a depender do tipo de confusão se crie no aeroporto prender e até deportar, claro que são medidas extremas, mas ele pode e ninguém vai poder contestar isto.

    Quanto ao ETIAS, o @EVCOSTA não determinou a data de sua viagem e como já estamos no último trimestre, achei por bem relembrar, afinal até a viagem ele não deverá estar com nenhum documento português.

  • editado October 2023

    @AndersondSR80

    Tecnicamente vc está correto. O oficial de imigração realmente tem autoridade para aprovar ou não a entrada de um cidadão não europeu se julgar que aquela pessoa não cumpre os requisitos para ter a entrada no país autorizada.

    A parte de "sem precisar dar explicações" não é totalmente verdade, é possível questionar a decisão do oficial no local, pedindo para conversar com o superior e no limite se pode fazer uma queixa no país de origem (Portugal) ou mesmo na União Européia.

    O meu ponto é que apesar de possível, é improvável que se chegue a esse limite então não faz sentido as pessoas ficarem apavoradas em serem impedidas de entrar ou mesmo serem deportadas apenas pq o oficial da imigração não foi com a cara delas, ou pq entraram na fila errada.

    Sobre o ETIAS: apesar de estar previsto para entrar em operação em 2024, não há data definida ainda e pelo jeito, no cenário mais otimista, entra em vigor gradualmente apenas a partir do segundo semestre de 2024.

    O ETIAS estava inicialmente previsto para estar operacional a partir de novembro de 2023. No entanto, no seu sítio da internet, a Comissão Europeia afirma agora que entrará em vigor em 2024. Embora não seja fornecida uma data exata, a UE indicou anteriormente que será introduzido cinco a seis meses após o EES. Poderá haver um período de implementação em que será gradualmente introduzido juntamente com o Sistema de Entrada/Saída.

    https://pt.euronews.com/viagens/2023/09/28/quando-entrarao-em-vigor-os-novos-controlos-nas-fronteiras-da-ue-tudo-o-que-precisa-de-sab#:~:text=O%20ETIAS%20estava%20inicialmente%20previsto,entrar%C3%A1%20em%20vigor%20em%202024.

  • Do ponto de vista prático, entre na fila dos nao europeus e faça a imigracao como Brasileiro, com passagem de volta, reserva de hotel e quantia em euro para se manter durante a viagem.

    Dependendo dos questionamentos vc pode até dizer e mostrar que ja eh cidadão português, mas ainda não tem documentos e os tirará em Portugal. Lembre que eles não terão como checar a veracidade dessa informação. Acho que isso só deverá ser informado se nos questionamentos for imposta alguma dificuldade, o que acho que não acontecerá.

    A princípio não existe motivos para qualquer dificuldade.

    Boa Viagem.

  • Outra coisa, nao se viaja sem um passaporte válido do Brasil para Europa. O assento só mostrará em Portugal que vc eh Portugues e poderá passar pela fila de imigracao da comunidade, mas obrigatoriamente vc necessitará do passaporte brasileiro, e o mesmo será carimbado. Vc entrará em Portugal ainda como brasileiro, e deverá sair como brasileiro. Providencie não apenas o CC mas também o passaporte Portugues. Só se consegue tirar o passaporte já tendo o cartão de cidadao.

  • Pessoal, não sei se minha dúvida é burra, me desculpem se for.

    Ja entendi que, entrando por Portugal, basta somente o assento.

    Mas entrando por outro país da UE, se você tiver o CC e/ou o PeP, mas eles estiverem vencidos (e você levar também o passaporte brasileiro), dá pra entrar como europeu (fila de nacional, só passagem de ida, sem seguro, etc)?

    Me desculpem, é que não sei se o documento vencido vale como prova de que é europeu, ou se ele tem que estar válido para ser lido nas máquinas, etc.

  • @Roberta_U

    Eu acredito (mas não sei, portanto considere o que digo como um palpite) que seja análogo ao caso da pessoa tentando entrar em outro país (que não Portugal) apenas com o assento. O CC ou PeP estará vencido, portanto a autoridade do outro país (Espanha, França etc) não terá como confirmar se a pessoa realmente é cidadão europeu, se o documento é verdadeiro, ou se a pessoa não perdeu a cidadania por qq motivo (como renúncia, cidadania cancelada por fraude etc).

    Se estivesse nessa situação eu planejaria minha ida chegando por Portugal, onde mesmo com o CC e PeP vencidos é fácil o oficial confirmar que se trata de nacional português (se possível, aproveitaria para ficar uns 2 dias em Lisboa para emitir pelo menos o CC em regime de urgência), e então seguiria para o outro país de destino na UE a partir de Pt.

  • Obrigada pela resposta @ecoutinho !

  • Boa tarde. Vou deixar meu relato pessoal: 1 ano atrás fui a Portugal para fazer meu CC lá, pois no Brasil não conseguia vaga em Consulado. Fiz como todos diziam ser tranquilo: entrei na fila de Cidadão Europeu com passaporte brasileiro e assento português. Mesmo assim o agente de imigração ralhou comigo, disse que legalmente eles não são obrigados a aceitar o assento português na imigração. Claramente ele estava de mau humor. Quase me mandou pra fila de não europeus, mas acabou carimbando meu passaporte brasileiro depois de eu explicar, 3 vezes, que até a pessoa que orientava as filas da imigração indicou que eu passasse pela fila de europeus. Ele ainda dizia que tal pessoa não sabia orientar. Assim ele saiu da cabine e foi lá falar com essa pessoa que orientava a fila. Então, se em Portugal acontece isso, imagine se na França, ou outro país europeu, eles vão se importar se vc está com o assento português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.