O processo online está mais rápido?

EducooimbraEducooimbra Member
editado October 2023 em Processos de Atribuição

Ola pessoal.

Gostaria de tirar uma dúvida.

Vi uma postagem em um grupo de que os processos digitais estão andando mais rápido. Alguém sabe se realmente está mais rápido? Será que vale a pena pagar um adv para me auxiliar e anexar o processo de forma digital?

Comentários

  • Sim, vale muito.

  • @bunker94 Somente uma curiosidade: entendo que o advogado, ao enviar os documentos à CRC, o fará escaneando os mesmos. Se eu estou correto, num primeiro momento, com a intenção de agilizar o processo, poderei enviar a ele os mesmos documentos escaneados por e-mail ou WhatsApp, remetendo-os via Correios ou DHL, posteriormente. Este pensamento é correto?

  • @ALMIR CARDOSO


    Mesmo que você pudesse enviar os documentos por e-mail para o advogado, ele não faria nada com eles. O advogado tem uma responsabilidade legal em relação aos documentos apresentados no processo. Ele não vai correr o risco de dar entrada no processo sem ter os documentos físicos em mãos.


    O advogado pode até pedir para ver os documentos (por email ou por whatsapp) para ver se você tem todos os documentos necessários e fazer uma análise. Isso seria totalmente normal e não seria muito diferente de quando algumas pessoas aqui no fórum postam os seus documentos e pedem para os colegas com mais experiência verificarem. Mas se você encontrar um advogado que prometa dar entrada no processo sem ter os documentos físicos em mãos... fuja desse advogado!!!


    Não invente... centenas e centenas de pessoas já conseguiram a cidadania com a ajuda aqui do fórum, seguindo passos bem estabelecidos e confiáveis. Para que arriscar com algo tão importante para você e sua família?

  • @Educooimbra @bunker94


    @Educooimbra , ninguém pode afirmar com certeza hoje que os processos online terminam mais rápido. Sim, há alguns casos, aqui e ali, mas não é possível dizer ainda que isso é um padrão.

    Pessoalmente, acredito que os processos online terminarão sim mais rapidamente, mas não recomendo isso ainda. Faltam evidências. Talvez daqui a uns 6 meses já dê para dizer alguma coisa.

    Se você tem o dinheiro para gastar, se não vai te fazer falta... vá em frente, faça online. Mas não faça isso com a expectativa de que vai terminar mais rápido. Se algum advogado te prometer isso, peça evidências, peça referências. (e depois conte aqui pra gente, claro!)

  • editado October 2023

    @Educooimbra @bunker94 @Eduardo92 Ciente!

    Mas ainda acho que, para quem pode dispõe do valor cobrado pelo advogado, vale à pena. Principalmente por receber a numeração mais rápido do que o envio pelo correio, acredito eu.

  • @eduardo_augusto obrigado! Realmente é um processo muito recente.

    Estou na dúvida se procuro um adv para isso, ou se entro com o processo normal. Vou pensar mais um pouco

  • Questionei um advogado português que trabalha com cidadania. Vejam....

    "Há a possibilidade de entrar com o processo on line ?"

    "De que forma isto acelera o tempo de conclusão dos processos ?".....

    -" Todos os processos já estão sendo iniciados de forma online."

    "No entanto, a novidade não afetará em nada o mau funcionamento dos serviços. Trata-se de uma decisão política para criar aparência de agilidade e eficiência."

    " Há três anos foi criado o e-visa, a possibilidade de pedir um visto online. Até hoje não se emitiu um único visto emitido dessa forma."

    "Creio que semelhante ineficiência acontecerá com essa nova proposta online, pois o que importa é ter funcionários para analisar e decidir os pedidos, mas o governo não contrata ninguém para esse fim."...

     

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.