Como saber o número do processo de Transcrição de Casamento dos meus pais?

Boa tarde a todos.

Minha mãe possui cidadania portuguesa e já fizemos os processos de:

·      Transcrição do 1º casamento dela;

·      Divórcio;

·      Transcrição do 2º casamento dela (com meu pai);

Temos, em mãos, os números do assento da cidadania dela, o da transcrição do 1º casamento dela, do processo de divórcio, porém não temos o número de transcrição do 2º casamento dela, com meu pai. Como conseguir esse número?

Agradeço desde já! =)

 

Comentários

  • @Lucas Somma

    A transcrição de casamento gera 2 coisas:

    Um assento de casamento. que vai ter o número no formato xxxx/yyyy, onde yyyy é o ano de quando a transcrição foi feita.

    Um averbamento no assento de nascimento da pessoa (sua mãe). Nesse averbamento vai aparecer o número do assento de casamento.

    Você pode pedir no civilonline, ao custo de 10 euros, o assento de nascimento de sua mãe, que virá atualizado com esse averbamento do casamento:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Muitíssimo obrigado pelas informações, @CarlosASP! Saberia me dizer em quanto tempo eles respondem?

  • @Lucas Somma

    Em geral, coisa rápida, 1-2 dias úteis.

    Vão mandar um código de acesso para acessar o assento de nascimento. Esse código de acesso vale por 6 meses.

    Mas você pode salvar o arquivo que acessar em Word e depois imprimir quantas cópias do assento que quiser no futuro.

  • Bom dia a todos!

    @CarlosASP esse é o caminho para descobrir se o casamento de um português já foi transcrito?

    Um amigo quer entrar com processo para atribuição de filho (sua mãe), porém não sabe se o casamento de sua avó portuguesa com brasileiro já foi transcrito em Portugal.

    Obrigada!

  • @kalinepn

    Sim, é um caminho.

    Se for um casamento muito antigo, que envolva batismo dos noivos, sempre se pode tentar ver se no livro de batismo há uma anotação na lateral do assento de batismo sobre o casamento. Já vi assentos de batismo PT onde constavam essa anotação de um casamento no BR. Mas a ausência dessa anotação não é prova definitiva de que o casamento não foi transcrito.

  • @CarlosASP

    Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.