Dúvida, sem a certidão de casamento?

Olá, estou com uma dúvida, minha avó e filha de português, já encontrei a certidão de batismo em Portugal e a certidão de óbito no Brasil, porém não consigo encontrar a certidão de casamento. Teria possibilidade de entrar com processo sem essa certidão?

Meu bisavô (português) foi o declarante do nascimento da minha avó.

Comentários

  • @Williammk838

    Sim, se os dados que constam na certidão de óbito (filiação, idade etc) do cidadão PT batem com os do batismo em PT.

    Normalmente o batismo vem apenas com o prenome (sem sobrenomes); a certidão de óbito pode ser usada para "fixar" o nome completo (nome + sobrenomes) que o cidadão PT adotou na vida adulta. Esse nome tem que bater com o que consta na filiação na certidão de nascimento BR de sua avó.

    O cidadão PT declarou o nascimento de sua avó BR antes de ela completar um ano?

  • @CarlosASP Olá, sim o português foi o declarante antes de minha avó completar um ano.

    Na certidão de batismo do português tem somente o primeiro nome

    José filho de Bernardo José Gomes e Ricardina Dias

    Na certidão de óbito do José e na certidão de nascimento e casamento da minha avó já consta com os nomes assim

    José Gomes filho de Bernardo Gomes e Ricardina Dias

  • @Williammk838

    A possível exigência seria por causa do nome do pai do PT:

    Bernardo José Gomes no batismo do PT

    versus

    Bernardo Gomes nos documentos BR

    Como estão os dados de José Gomes no óbito? Ele aparece como brasileiro? A idade no óbito bate com a pelo seu batismo? Há alguma outra divergência de dados entre o óbito de José Gomes e outros documentos que precisam ser enviados?

    Se tudo mais do óbito de José Gomes bate com todos os outros documentos (o batismo PT e os documentos BR onde ele e/ou seus pais são mencionados), você terá que fazer uma escolha: se resolver arriscar que a divergência Bernardo José Gomes x Bernardo Gomes vai passar sem cair em exigência, ou se prefere antes retificar os documentos BR para ficarem alinhados com o batismo PT (ou seja, cosntar Bernardo José Gomes).

    Provavelmente você receberá recomendações opostas de diferentes pessoas aqui no fórum. O conservador pode decidir que pelo "conjunto de informações" fica claro que José Gomes, filho de Bernardo José Gomes e Ricardina Dias, é o mesmo mencionado nos documentos BR de José Gomes. Ou ele pode pedir para retificar o nome do pai para como consta no batismo PT.

  • @CarlosASP

    Olá, todos os documentos brasileiros que tenho de José Gomes consta assim:

    José Gomes natural de Portugal filho legítimo de Bernado Gomes e Ricardina Dias

    Isso na certidão de nascimento da minha avó, na certidão de casamento da minha avó e na certidão de óbito do José Gomes

  • @Williammk838

    No óbito de setembro de 1967 consta que José Gomes tinha 79 anos e 6 meses. Isso bate com o nascimento segundo o batismo PT dele?

    Se positivo, sobra a divergência de Bernardo Gomes versus Bernardo José Gomes, como explicado anteriormente. Aí a decisão do que fazer é sua.

  • @CarlosASP obrigado pela ajuda

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.