Estado Civil no formulário 1C

Amigos, boa noite!

Meu caso é o seguinte: eu sou atualmente casado (consta no RG), não mudei meu nome no casamento, continua o mesmo de solteiro.

No formulário 1C eu preencho como casado ou como solteiro? Se colocar casado, preciso enviar certidão de casamento também? Se colocar solteiro, corre risco de ter o processo negado mesmo "nascendo" como solteiro em Portugal?

Algumas pessoas me falaram que era pra colocar solteiro pois vou "nascer" em Portugal como solteiro primeiro e depois realizar a transcrição de casamento.

Mas sinceramente estou na dúvida do que é pra ser colocado no formulário 1C.

Comentários

  • editado September 2023

    @leomagalhaes o formulário pergunta o seu estado civil atual, se é casado atualmente deve informar que é casado. Lembre-se que está prestando uma declaração formal ao governo português não convém omitir este dado. Você “ nascerá” solteiro em PT (se tivesse mudado o nome com o casamento, seu assento de nascimento português seria emitido com o nome de nascimento). Após concluído seu processo é que você fará a transcrição do casamento, que será automaticamente averbada no seu nascimento.

  • Maravilha! Só mais uma duvida, na minha certidão de nascimento tem que ter a averbação do meu casamento mesmo sem eu ter mudado de nome? Depois que minha cidadania ficar pronta irei fazer a transcrição pra ficar tudo correto antes de emitir o cartão cidadão e o passaporte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.