Localizar assento de batismo de bisavô português (Trás-os-Montes)
Pessoal, boa tarde!
Venho pedir ajuda para encontrar o assento de batismo do meu bisavô português. Ele nasceu na província Trás-os-Montes e se casou no Brasil. Será que vocês conseguem me ajudar, por favor?
Local de Nascimento: província Trás-os-Montes
Nome: Antonio Manoel de Jesús
Data de nascimento: 12/01/1899
Nome do pai: Francisco de Jesús
Nome da mãe: Emilia da Graça
Nome da Esposa minha bisavó: Verginia Julia de Jesus
Desde já agradeço a atenção!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@caroline227700
Neste registro menciona que os pais foram casados em Porto Ferreira. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSV8-83VX-C?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZN-DDW6&action=view
Peça a certidão de casamento em inteiro teor e, se possível, o desarquivamento do processo de habilitação de casamento (são 2 coisas diferentes) no cartório de Porto Ferreira que provavelmente terá alguma pista para encontrar o assento dele.
Boa sorte!
@caroline227700
Qual a sua fonte para o ano de nascimento 1899?
Obrigada @AlanNogueira irei entrar em contato com o cartório
@Guilherme Moreira na certidão de casamento de um dos irmãos do meu avô, a letra é meio dificil de enteder mas entendi ser a data de 12 de Janeiro de 1899
Meu Bisavo: Antonio de Jesus (portugues)
Minha Bisavó: Verginia Julia (brasileira)
@caroline227700
Acho que esse é o António Manuel que procura, filho natural de Emília da Piedade.
Assento no. 15, 1891, freguesia e concelho Vinhais, distrito Bragança:
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1225440 tif 16
Foi legitimado pelo pai Francisco de Jesus, no casamento em 1895.
Assento no. 1:
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1225490 tif 4
Provável passaporte da família no. 3805, em 1912:
Boa Noite pessoal, estou precisando de ajuda para localizar o Assento de batismo do meu Bisavô, encontrei os documentos do meu bisavô Antônio (Registro Estrangeiro, Atestado de Óbito e certidão de casamento):
No registro Estrangeiro dele fala que ele é de Bragança-Portugal nascido em 20/01/1896 filho de Francisco de Jesus e Emília da Graça. Desembarcado em 9 ou 15/01/09 no porto de Rio de Janeiro da embarcação Cinco Estrela - Vapor Alemão
Atestado de Óbito:
No atestado de óbito dele fala que ele é de Conselho Vinhaes-Portugal e faleceu com 76 anos de idade
Certidão de casamento:
Fala que ele nasceu em Conselho de Vinhaes, Província Trás os montes - Portugal
Na Observação do documento relata que o presente casamento dele foi celebrado no dia 03/06/1922
Ninguém da família sabe se ele teve irmãos e alguns documentos relata que a mulher dele (minha bisavó Verginia Julia) fala que ela era brasileira nascida em Santa Rita e em outros que ela nasceu na Ilha da madeira em Portugal
Poderiam me ajudar a encontrar o assento de batismo dele?
@caroline227700
ja não havia encontrado? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24445/localizar-assento-de-batismo-de-bisavo-portugues-tras-os-montes#latest
@AlanNogueira Oi Alan
Eu não tenho certeza se é aquele assento mesmo devido ao sobrenome da mãe do meu Bisavô, nos documentos que eu tinha dizia que era Emilia da Graça e no assento encontrado esta como Emilia da Piedade.
Outra duvida é o ano de nascimento, no documento que tinha ele nasceu em 1896, no assento esta como 1891 e legitimado pelo pai Francisco de Jesus em 1895
Não entendo muito sobre documentação, é normal haver essas divergências de informações (ano de nascimento e sobrenome)?
@caroline227700
Abrir vários tópicos sobre o mesmo tema só dificulta o trabalho das pessoas em te ajudar, se tem dúvidas sobre o documento pergunte no mesmo tópico, pois assim se perde o contexto todo…
Veja que no outro tópico você sequer respondeu ao colega que gentilmente achou o assento que você estava procurando :-( Todos aqui no fórum ajudam de forma voluntária e portanto é de bom tom ao menos responder/agradecer as mensagens de quem dedicou seu tempo e conhecimento para ajudar na sua busca…
Respondendo a sua pergunta: sim é muito comum ter divergência de datas e de grafias dos nomes. As informações eram dadas de forma verbal e as pessoas tinham pouca instrução, além de outros fatores que geravam isso. Se busca um registro português idêntico a documentação que tem no Brasil (geralmente com erro) certamente irá passar várias vezes pelo registro certo e irá descarta-lo toda vez…
Boa sorte!
Bom dia Alan,
Peço desculpas pelo transtorno, eu tinha respondido no outro tópico mas para mim não tinha aparecido meu novo comentário no tópico, pensei que era devido a diferença de tempo para responder, por isso abri um novo tópico.
Agora eu vê que o comentário ainda não tinha sido aprovado, continuarei comentando no tópico anterior para evitar dificuldades.
Obrigada pela sua resposta da minha pergunta, não estou procurando um registro português idêntico a documentação que tem no Brasil, só tinha duvidas sobre as divergências
@Admin
Poderia por favor unificar esses dois threads?
Localizar Assento de batismo em Concelho de Vinhais Bisavô portugues — Fórum Cidadania Portuguesa
+
Localizar assento de batismo de bisavô português (Trás-os-Montes) — Fórum Cidadania Portuguesa
Obrigado!
@eduardo_augusto Sim,
como faço para unificar os dois?
@caroline227700
Só o @Admin tem esse poder. E ele já fez a unificação :-)
Pode continuar a tirar suas dúvidas aqui mesmo nessa conversa!
Boa sorte no seu processo.
@Guilherme Moreira
Gostaria de agradece-lo pela ajuda na busca do assento de batismo do meu bisavô, por ter achado conseguimos dar inicio ao processo de cidadania :)