Pretorias do Rio de Janeiro x Atuais Circunscrições

13»

Comentários

• @AlanNogueira essa certidão de óbito é do Antônio Emilio Mourão que é o filho do Antônio Emilio Mourão com a Martinha. Estou procurando a certidão de óbito do Antônio Emilio Mourão pai. Vc me ajudou em outro chat na busca do registro de batismo dele, lembra? Nao achei. Entao estou juntando provas de sua existência para pedir reconstituição do batismo. Ele morreu no Brasil entre 1913 e 1923. Viveu em Irajá e São Cristóvão e os netos nao sabem onde foi enterrado.

• @simonenmourao

Não consegui entender o nome da Freguesia de nascimento de Antonio Manoel Mourão, que aparece escrito no Assento de Óbito de Engelina, dia 01.05.1872, Distrito Vila Real - Concelho Montalegre - Freguesia Cervos.

Seria uma dica do local de nascimento, para busca de seu Batismo, no documento seria informado a Freguesia de Anna, Cervos.

Ajuda de todos que pudessem decifrar, Assento nº 6.

• Engelina, filha de Antonio Manoel Mourão e Anna Alves da Cruz falecida aos 14 anos.

• editado March 15

@Mauri

Leio Santa Cristina de Cervos.

No dia primeiro do mes de Maio do anno de mil oito centos e setenta e dois, pelas tres horas da manhã, no lugar e freguesia de Santa Christina de Cervos, Concelho de Monte Alegre, Diocese de Braga, falleceu tendo recebido os sacramentos da Santa Madre Igreja um individuo do sexo feminino por nome Engelina d'idade de quatorze annos, solteira, filha legitima de Antonio Manoel Mourão lavrador, natural da freguesia de São Bartolomeu de Beça, e de Anna Alves natural d'esta freguesia, ahonde são [? recebidos? fregueses?], e foi sepultada na Igreja Matriz d'esta Parochia. E para constar lavrei em duplicado este assento que assigno. Era ut supra.

• Acredito que deveria insistir no Arquivo Distrital Vila Real, no pedido de pesquisa Assento de Batismo de Antonio Emilio Mourão, informando o Concelho Montalegre, Freguesia Cervos, Igreja de Santa Christina, os pais: Antonio Manoel Mourão e Anna Alves da Cruz seriam moradores da localidade.

• editado March 15

O pai de Antonio Emilio, Boticas - Igreja São Bartolomeu - Beça e a mãe Montalegre - Cervos, como haviam comentado em outros posts, procurar no Arquivo Distrital de Vila Real.

Procurar a Certidão de Óbito na 7ºRCPN/RJ, de Antonio Emilio Mourão.

Rua Joaquim Palhares, 267 - Loja B - Estácio/RJ - TEL: +55 21 2502-3913

Tem Certidão de Nascimento de Augusto Emilio Mourão, nascido em 24/01/1902, onde a mãe foi a declarante, Martinha Gomes Teixeira, neste documento informado o óbito ocorrido de Antonio Emilio Mourão, há 4 anos, o registro deste filho foi no dia 01.05.1923.

• @carlasimone

Obrigada.

Carla,

estava comentando sobre o Assento de Batismo do pai onde pelo óbito da Engelina, seria de São Bartolomeu da Beça.

• @simonenmourao

Também Busca do Óbito de Antonio Emilio Mourão no 10ºRCPN/RJ, na declaração de 1923, Martinha informa endereço em Todos os Santos, Rua Honório, 15.

Rua Carolina Meier, 28 - 30 e 32, Meier - Rio de Janeiro/RJ. TEL: +55 21 2281-2155

• editado March 16

@Mauri @carlasimone o óbito de Engelina em Cervos menciona que ela teria 14 anos e seria natural de São Bartolomeu de Beça, assim como o pai. A mãe era de Cervos e o casal morava em Cervos. Ela é bem mais nova que Antonio Emilio mas isso indica que pode ter sido batizado em outra localidade proxima... talvez até mesmo na freguesia do pai/irmã mas em uma busca rapida nao encontrei (porém olhei algumas poucas folhas, talvez algum outro/a colega consiga localizar com essa pista).

OBS: Vendorapidamente os livros dessa região e são bastante bagunçados, registros fora de ordem etc (exemplo: https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/f950fe1efbb64ffb93b9a447d2943604?isRepresentation=false&selectedFile=53106399&fileType=IMAGE registro de 1883 no livro de 1859...)

@simonenmourao desculpe acabei me confundindo com os nomes iguais... não lembro exatamente do caso mas dei uma olhada nas mensagens do topico anterior e naquela ocasião já havia lhe indicado olhar nas freguesias vizinhas (inclusive do concelho ao lado, onde nasceu o pai e a irma Engelina). Havia também um expediente eclesiastico relativo ao casamento, conseguiu alguma pista com aquela informação?

• @AlanNogueira na torcida para que seja encontrado o Assento de Batismo do bisavô da Simone Mourão.

• @AlanNogueira @Mauri @carlasimone atualizando as informações. Estou procurando provas da existência do Antônio Emilio Mourão (pai), o português porque a procura por um assento de batismo que deveria estar no Arquivo Distrital de Vila Real pode ser muito longa e sem previsão de tempo e eu estou com um processo indeferido. Já se passaram 6 meses e nao consegui achar. Por isto, estou optando por tentar fazer a restituição de nascimento dele para depois fazer a transcrição do casamento dos meus bisavós portugueses pois eles se casaram no Brasil. @Alan eu olhei quase todos os documentos wue compartilharam comigo menos os livros que realmente eu nao consigo de jeito nenhum entender a letra. Eu estava planejando pedir ajuda no centro do Family search. Devo fazer paralelamente. Nao posso mais esperar. Li alguns livros de Beça e nao achei. Achei o óbito de uma outra irmã que parece ser mais velha que o Antônio Emilio no livro de óbitos de Cervos do ano de 1912. Ela morreu 3 meses antes do pao, Antônio Manoel; Tereza de Jesus. O registro dela também ninguém nem sabe. Ao aparece no ADVR. Aqui, no Brasil, eu ja procurei o óbito do Antônio Emilio no 9 RCPN (São Cristóvão) pq a filha de dele, Otília, foi batizada em 1913, qdo ele ainda era vivo e tinha 60 ou 61 anos. Já busquei no 15 e 6 RPCN que dividiram os acervos de Irajá, onde ele se casou e batizou a.maioria dos filhos. A busca na verdade foi solicitada por e-mail e eles responderam que não acharam. @Mauri vou procurar no 10RCPN e no 7RCPN. Obrigada pela dica. @Mauri o Augusto Emilio Mourão, o segundo filho de Antônio e Martinha tem 2 registros de nascimento. Nao sei o porquê. @AlanNogueira no expediente eclesiástico tem uma declaração do próprio Antônio dizendo que nasceu em Cervos. Tem duas testemunhas portuguesas.

• @AlanNogueira @Mauri @carlasimone tem toda aquela questão do ADVR ter afirmado que existe uma falha nos registros de nascimento de Cervos que vai de 1777, eu acho ate 1854, se eu nao me engano. E eles afirmam wue nao sabem o que aconteceu. E nem onde pode estar. Também tem a questão de que na época em que o Antônio nasceu Cervos pertencia a Chaves e não à Montalegre. Eu fiz a busca dos livros que aparecem pra mim no Family Search mas esse livro pode estar em arquivos menores em Chaves em qualquer igreja, mas eu nao estou em Portugal e fica difícil fazer uma busca.

• @AlanNogueira @maurelio @carlasimone eu até tentei achar um registro militar dele no Arwuivo militar de Lisboa mas ainda nao tive sucesso. Seria muito importante como prova de existência

• @simonenmourao achei o Batismo de Izabel, 11.05.1854, nascida em: 03.05.1854, portanto fiz o pedido de pesquisa do Batismo de Antonio Emilio, a partir de 1852, para arquivo da Localidade de Cervos, onde os pais seriam moradores.

• Mais uma filha na mesma localidade, que só viria a reforçar, Angelina batizada em 04.01.1857, nascida em 22.12.1856.

• @Mauri eu já tenho conhecimento de todos os registos dos filhos de Antonio Manoel e de Anna, menos o que eu procuro, do meu bisavô Antonio Emilio Mourão, homônimo do pai e de Tereza de Jesus, irmã mais velha de Antonio Emilio, cujo óbito está no mesmo livro do óbito do pai, Antonio Manoel. Eu já pedi pro ADVR a busca do registro de antonio emilio mas não consta pq existe uma falha de registro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.