Sobrenomes trocados

Estou fazendo o pedido da minha mãe, neta de português. O meu problema é com o nome da minha avó (falecida), filha do português.

Na certidão de nascimento aparece somente o nome próprio dela, sem os sobrenomes (Elvira). Na certidão de casamento o nome dela está Elvira Pereira Souza, sem a informação que ela adotaria o sobrenome do marido. Na certidão de óbito os sobrenomes aparecem invertidos, Elvira Souza Pereira. Assim como na certidão de nascimento da minha mãe, Elvira Souza Pereira.

O problema aumenta porque na certidão de casamento e RG da minha mãe esta acrescido o sobrenome do meu avô, ficando o nome Elvira Souza Pereira Telles.


Resumindo, o nome dela aparece nos documentos em quatro formas diferentes:

Certidão de nascimento filha do português: Elvira

Certidão de casamento filha de português: Elvira Pereira Souza

Certidão de óbito filha de português: Elvira Souza Pereira


Certidão de nascimento neta do português (nome da mãe): Elvira Souza Pereira

Certidão de casamento e RG neta do português (nome da mãe): Elvira Souza Pereira Telles


Pelo o que tenho pesquisado no forum, preciso das certidões de casamento da filha e da neta do português para fixar os sobrenomes já que eles não foram informados no nascimento.

Minha pergunta é preciso retificar o nome da minha avó (filha de português) em todos esses documentos? Acredito que esse processo tenha um custo alto no cartório.

Ou posso enviar assim mesmo?

No caso, enviaria as certidões de óbito da filha de português para fixar sobrenome, e as de nascimento e casamento da neta do português, mesmo tendo uma diferença no sobrenome da Elvira por causa do sobrenome acrescido Telles.

Comentários

  • @Beatriz23


    Vou dar apenas a minha opinião. Você deve avaliar, ouvir também o que outros colegas apontarem, e no fim, tomar uma decisão por conta própria. Vamos lá.


    Na certidão de nascimento aparece somente o nome próprio dela, sem os sobrenomes (Elvira).

    Absolutamente normal. Antigamente as certidões de nascimento, ou de batismo antes da instituição do registro civil, traziam apenas o nome próprio da criança.


    Na certidão de casamento o nome dela está Elvira Pereira Souza, sem a informação que ela adotaria o sobrenome do marido.

    De onde vem o "Pereira Souza", é o sobrenome do marido? Ou são os sobrenomes dos pais dela? Vou supor que são os sobrenomes dos pais dela.


    Na certidão de óbito os sobrenomes aparecem invertidos, Elvira Souza Pereira.

    Esqueça, por enquanto, a certidão de óbito, é um documento que normalmente contém muitos erros, por ser feito geralmente por um terceiro, ou uma pessoa da família angustiada, sob pressão, etc. A certidão de óbito não é necessária para o processo de nacionalidade.


    Assim como na certidão de nascimento da minha mãe, Elvira Souza Pereira.

    Quem declarou o nascimento da sua mãe, foi o pai ou a mãe dela? Essa informação você obterá consultando a certidão inteiro teor.


    O problema aumenta porque na certidão de casamento e RG da minha mãe esta acrescido o sobrenome do meu avô, ficando o nome Elvira Souza Pereira Telles.

    Menos mal, que você sabe de onde vem o Telles. Às vezes as pessoas apareciam com sobrenomes "do nada".


    -------

    Agora, a análise... para mim, os erros são totalmente justificáveis. Uma inversão de sobrenomes, mas que ainda assim permite identificar todas as pessoas envolvidas. E o Telles, que veio do avô.

    Bem, você tem dois caminhos a seguir:

    O primeiro, demorado, caro, possivelmente desnecessário, mas que vai te permitir botar a cabeça no travesseiro e dormir tranquila, é fazer todas as retificações. O documento de base é o registro de casamento da Elvira, onde aparece Elvira Pereira Souza. Retificaria a certidão de nascimento da sua mãe, assim como a certidão de casamento e o RG.

    O segundo é arriscado, mas evita custos inúteis. Você manda os documentos do jeito que estão. Se não cair em exigência, ótimo, parabéns. Se cair em exigência, você vai ter que correr para resolver. Mas quando vier a exigência, você saberá, do conservador, exatamente o que precisa ser retificado.

    Em ambos os casos, considerando o tempo para fazer a retificação, a duração total do processo termina sendo a mesma. Ou vai fazer a retificação antes de mandar os documentos para Portugal, ou (talvez) durante a análise do processo pela Conservatória. De uma forma ou de outra, você consegue resolver o problema.

    Eu não sou muito fã de fazer retificações. Isso mexe com a história de vida das pessoas, mexe até na própria percepção que tem de si mesmas. Imagine você dizer para sua mãe, a essa altura da vida, que a mãe dela não se chama mais Telles. Por outro lado, eu não estou desesperado para ter a cidadania Portuguesa. Vivi até aqui sem ela, seria bom ter, mas não vou morrer por falta dela.

    No fim, a decisão é sua ;-)

    -------

    Em um tema um pouco diferente, você já verificou se será necessário fazer a transcrição do casamento dos pais da Elvira? Eram ambos portugueses? Um só deles? Casaram-se aqui no Brasil ou em Portugal? Quando? A Elvira nasceu antes ou depois do casamento?

  • @eduardo_augusto Muito obrigada pelas informações e por ter ido além!


    Respondendo a suas perguntas:

    De onde vem o "Pereira Souza", é o sobrenome do marido? Ou são os sobrenomes dos pais dela? Vou supor que são os sobrenomes dos pais dela.

    Sua suposição está certa, os sobrenomes são dos pais dela. Na verdade, como os pais dela eram primos, eles compartilhavam os mesmos dois sobrenomes, porém em ordem invertida. A ordem Pereira Souza é como está o nome do pai dela, Manoel Pereira Souza, o português.


    Esqueça, por enquanto, a certidão de óbito, é um documento que normalmente contém muitos erros, por ser feito geralmente por um terceiro, ou uma pessoa da família angustiada, sob pressão, etc. A certidão de óbito não é necessária para o processo de nacionalidade.

    A certidão de óbito seria para fixação do sobrenome da Elvira, uma vez que no nascimento dela foi só informado o seu nome próprio. Optaria pela certidão de óbito por ter o nome (Elvira Souza Pereira) na mesma ordem dos documentos da minha mãe. Acredito também que o RG da Elvira estará nessa ordem (vi no forum que a ACP está exigindo documento de identidade dos filhos de portugueses para o processo dos netos).


    Quem declarou o nascimento da sua mãe, foi o pai ou a mãe dela? Essa informação você obterá consultando a certidão inteiro teor.

    O pai (casado com a Elvira, filha do português) declarou o nascimento da minha mãe dois dias após o mesmo.



    Em um tema um pouco diferente, você já verificou se será necessário fazer a transcrição do casamento dos pais da Elvira? Eram ambos portugueses? Um só deles? Casaram-se aqui no Brasil ou em Portugal? Quando? A Elvira nasceu antes ou depois do casamento?

    Somente o pai era português. Eles se casaram aqui no Brasil em 1899 e a filha, Elvira, nasceu em 1911. Elvira foi registrada pelo pai (português) no dia seguinte ao nascimento. Acredito que nesse caso não seja necessária a transcrição do casamento. Estou correta? 


    Realmente essa confusão com os sobrenomes tem me tirado o sono. Mas seus comentários foram muito esclarecedores. Mais uma vez, muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.