Busca de certidões de nascimento e de casamento do estado do Rio de Janeiro

Olá!

Estou à procura da certidão de nascimento da minha mãe,Ângela Marques de Oliveira, nascida dia 8 de janeiro de 1954, em Irajá, Rio de Janeiro.

Está certidão foi perdida quando os meus avós, Palmira da Conceição e Carlos de Oliveira, voltaram com a minha mãe ( e as 3 irmãs dela) para Portugal, em 1956.

Por outro lado, também procuro a certidão de casamento dos meus avós, que se casaram dia 14 de janeiro de 1950, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

A minha mãe, como os meus avós são portugueses. O meu avô Carlos de Oliveira, nasceu em Lisboa e a minha avó Palmira da Conceição, nasceu em Tondela.

Eu encontrei a certidão de casamento dos meus avós na FamilySearch, mas gostaria de a obter em formato analógico. Contactei o cartório de Nova Iguaçu e o consulado do Brasil , mas explicaram-me que não enviam nada para o estrangeiro.

Tentei fazer apelo ao [removido], mas não tenho todos os elementos necessários para fazer o pedido de certidão de casamento ou de nascimento. Nem sei por onde começar as buscas.

Em anexo está a certidão de casamento dos meus avós que encontrei na FamilySearch.

Que devo fazer?

Desde já, agradeço toda a informação que me possam dar!


Comentários

  • @CathyWing esse site que informou é de um "despachante" online, provavelmente irá lhe cobrar uma grande quantia a mais para emitir a certidão.

    Se não enviam para o exterior o ideal é que você peça ao cartório para enviar a algum amigo ou parente que more no Brasil e este amigo/parente reenvia para você.

    Se não precisar da certidão em inteiro teor, você pode pedir online no site oficial dos cartórios www.registrocivil.org.br a certidão em formato digital, que será enviada por email para você (porém ela é um certidão em "breve relato", ou seja, "narrativa" do registro apenas com os dados básicos). Nessa modalidade você só paga os emolumentos do cartório e nada a mais.

    =====================

    Sobre a certidão da sua mãe Angela, não entendi muito bem se ela é brasileira ou portuguesa. Se ela foi registrada no Brasil no bairro de Irajá, sugiro que procure no 11o, 6o e talvez no 15o RCPNs. Esta região foi sendo dividida ao longo do tempo então o livro de registro pode ter sido redirecionado para algum desses cartórios, veja melhor aqui (inclusive telefones): Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

    Caso ela seja portuguesa (registrada em Portugal, ainda que nascida no Brasil) a sugestão é que peça a certidão através do civilonline: Como solicitar certidões pelo civilonline

  • Bom dia, @AlanNogueira

    A minha mãe foi registada no Rio de Janeiro, quando nasceu. Quando os meus avós voltaram para Portugal, em 1956, como perderam os documentos todos, foram não somente obrigados a casar em Portugal ( em 1959, pela segunda vez) como a registarem as três filhas que tinham nascido no Rio, em Portugal ( Pombal).

    Todas têm a nacionalidade portuguesa, incluindo a minha mãe.

    O que se passou é que nunca houve transcriçao dos ditos documentos :até hoje não sei porque as autoridades portuguesas da época aconselharam os meus avós a refazerem todo o processo em vez de contactarem directamente as autoridades brasileiras.

    A minha mãe gostaria muito de obter esses primeiros documentos, aqueles que foram elaborados no Brasil, de preferência, certidões de inteiro teor.

    Ela deve ter primos que ainda moram no Brasil, mas não sabe quem são pois a minha mãe perdeu contacto com a família do tio José Maria de Oliveira, irmão do pai dela que decidiu ficar.

    Em relação à certidão dos meus avós, vou fazer o pedido pelo site www.registrocivil.org.br.

    Em relação aos cartórios (11°,6°e 15°), devo telefonar/escrever mail para procurarem a certidão da minha mãe ( serviço remunerado?) e se encontrarem faço o pedido pelo site registocivil.org.br?

    Eu peço desculpa, mas eu não conheço o funcionamento dos cartórios no Brasil e as trocas com o cartório de Nova Iguaçu não foram conclusivas.

    Muito obrigada por todas as informações!!

  • editado September 2023

    @CathyWing

    Sugiro que entre em contato telefone ou e-mail e se informe com os cartórios primeiramente. Pode ter custo para fazer a busca sim. Diga que deseja fazer o pedido da certidão pelo registrocivil.org.br (CRC) porém não tem os dados.

  • @AlanNogueira

    Muito obrigada por tudo!

    Assim que tiver novas informações, escreverei aqui!

  • @AlanNogueira

     25/09/2023 08:19 (UTC-03:00 Horário de Brasília (São Paulo))

    Bom dia,

    Recomendamos que coloque o e-mail de alguém que resida no Brasil ou então peça para que solicitem para você.

    Qualquer dúvida estamos a disposição,

     Atenciosamente,


    Recebi este e-mail da parte de www.registrocivil.org.br

    Haverá outra solução?

  • @CathyWing nao entendi qual o problema que esteja tendo para solicitar a certidão digital pode ser enviada para qualquer e-mail

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.