Assinar documento longe de casa

Estou morando nos EUA e o processo 1C da minha mae foi aprovado e estou vendo de iniciar o meu e dos meus irmaos. Minha duvida é a seguinte: consigo assinar os documentos no consulado brasileiro daqui? ou precisa ser no cartorio que tenho firma reconhecida na minha cidade do br? Nesse caso, deixei uma procuracao no nome da minha mae no Brasil, é melhor ela assinar por mim? (desculpa a falta de acentos, teclado americano....) obrigada!

Comentários

  • @lgmari

    Se for assinar em consulado tem que ser no consulado português da sua região. Se for reconhecer firma no Brasil, pode fazer em qualquer cartório, vc não precisa ter cartão de assinatura registrado. Como é reconhecimento de firma por autenticidade eles não usam cartão de assinatura para comparar. De forma resumida: o notário vai conferir seu documento de identidade para confirmar que vc é realmente a pessoa que consta no documento; vai pedir para vc assinar na frente dele o formulário 1c e ao final vai colar o selo de reconhecimento de assinatura informando que identificou vc e a assinatura posta no documento é autêntica pq foi feita na frente dele.

  • texasladytexaslady Beta
    editado September 2023

    @lgmari ,

    Você tem 3 alternativas:

    1. Por procuração. A procuração para assinar o formulário deve ser específica para este fim, Não pode se uma procuração com amplos poderes. No link abaixo é o TERCEIRO modelo.

    https://consuladoportugalsp.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Procura%C3%A7%C3%B5es-nacionalidade.pdf

    2. Assinar no consulado português de sua região aqui nos EUA. E caso já não tenha a cópia autenticada e apostilada no Brasil de seu RG ou passaporte, pode aproveitar e fazer a autenticação das cópias lá também.

    3. Preencher o formulário, ir a um notário aqui nos EUA, assinar o formulário. Enviar o formulário certificado pelo notário para o departamento de estado de onde voce mora para Authentication/Apostille (não é apostila de Haia). Na verdade o secretário de estado apenas confirma que o notário é certificado e coloca o selo no documento.

    Com certeza a melhor opção é a segunda, se você puder ir a um consulado português. São poucos aqui, talvez não tenha em seu estado, Mas eles tem consulados itinerantes também e consulados honorários em alguns estados.

  • @texaslady muito obrigada!!! vou fazer a segunda opção mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.