Busca de certidões.

Boa noite!

Estou a um tempo tentando saber se possuo direito a dupla cidadania. Porém, comecei a pagar uma empresa especializada em busca genealógica e tive que parar, por que estava gastando dinheiro demais sem poder.

Então tive a idéia de tentar fazer essa busca por conta propria. Já entrei em alguns distritos afim de buscar a certidão do meu avô e bisavós. Meu avô nasceu no Brasil, mas até onde eu sei, meus bisavós são portugueses, da região de Trás os Montes.

Da parte do meu avô, eu estou entrando em contato com familiares aqui, pra conseguir a certidão de óbito dele, para obter mais informações sobre os bisavós.

Mas desde já, deixo o nome deles aqui, caso alguém com mais entendimento que eu, consiga encontrar.

Meu bisavô se chama LAUDELINO BARBOSA e minha bisavó se chama SEVERINA GUIMARÃES BARBOSA.

Por enquanto, o que tenho de informação é isso.

Obrigada, por permitir minha entrada no fórum.

😄

Comentários

  • editado September 2023

    @Gaab2317

    Coloque mais dados, como o nome do seu avô e avó, local onde viveram etc....

    Seu avô seria o Laudelino Barbosa Filho? Se sim ele faleceu em Mercês - Minas Gerais em 1986:

    ================

    Olga faleceu no RJ mas foi sepultada em Mar de Espanha-MG: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCBD-K1?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6K55-KDL2&action=view

  • editado September 2023

    @Gaab2317

    Seguindo essa pista, o óbito de Laudelino Barbosa (pai) deve ser este em Mar de Espanha-MG:

    O nome da mãe é Denunciana Barbosa, peça a certidão de óbito neste cartório para ver se tem mais informações como local de nascimento, idade, nome do pai, etc.

    =====================

    Se meu palpite estiver correto esta Brasilina Barbosa Calvetto deve ser irmã de Laudelino Barbosa (pai): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9WY-C932-M?cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A793T-5BPZ . Ela faleceu em Tres Rios-RJ mas o registro dela menciona que era natural de "Minas Gerais". Estando correto, o nome do pai de Laudelino Barbosa seria Antonio Joaquim Barbosa.

    ====================

    Outro irmão Ricardo Barbosa, natural de MG e filho do mesmo casal faleceu em Barra do Piraí-RJ, também deve ser irmao: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6GJS-HSQ?i=234&cc=1582573

    ====================

    Óbito de Sebastião Chernicharo, também natural de MG e casado em Mar de Espanha 29 de julho de 1911 com Alexandrina Barbosa (outra possivel irma) https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9WY-Z7YT?cc=1582573 - obs: no family search alguem incluiu que ALexandrina seria natural de Livramento, Barbacena/MG

  • editado September 2023

    @Gaab2317

    Óbito de Severina Guimares Barbosa também em Mar de Espanha:

    mãe: Severina Guimaraes - para descobrir o nome dos pais e demais dados igualmente peça certidão no Cartório de Registro Civil de Mar de Espanha

  • @Gaab2317 Tem uma arvore comecada co

    o nome dos seus bisavos e diz que os pais seria a

    Denunciana e o Antonio. Não sei se vc viu ou criou


    precisa de mais informaçoes pra bater os dados, tipo as datas e nomes dos seus avos e tudo mais que souber daqui do Brasil mesmo. Pq assim da pra ir comparando e estimar se são ou não esses mesmos.

  • Gente, boa tarde!

    To chocada com tanta informação. Mas como disse, nao possuo quase nada de informação..

    Sei que uma parte da minha familia é sim de Mar de Espanha, inclusive uma das ruas da cidade, leva o nome do meu bisavô Laudelino. Vou buscar esse cartorio pra vê se consigo a certidão de óbito deles.

    Ai gente, muito obrigada.

    @Ecps @AlanNogueira

  • @AlanNogueira

    Oi Alan, to vendo aqui a arvore no site, vi que Alcinéa Alves Barbosa esta como falecida. Porém ela esta viva!!!

    Estou tentando entrar pra editar, mas acho que nao consigo.

  • editado September 2023

    @Ecps eu fui cadastrando no FamilySearch as informações que encontrei na pesquisa que descrevi nos posts acima :-)

  • @Gaab2317 quando mais informações você fornecer maior a chance dos foristas conseguirem te ajudar. No seu caso houve um tanto de sorte em conseguir achar alguma coisa só com os nomes. Porém não consigo avançar mais do que isso sem informações…

    Sobre essa pessoa que que indicou eu não sei quem é, mas você pode alterar para viva diretamente no Family Search, a plataforma é colaborativa, vá cadastrando os dados da sua família e em alguns casos o próprio sistema sugere registros e informações :-)

  • @AlanNogueira

    Eu ainda estou aprendendo a mexer na plataforma..

    Criei minha arvore tambem, to vendo o que vai saindo.

    Consegui entrar em contato com o cartorio de Mar de Espanha. A responsavel disse que conheceu meu avô e que tem certeza de que o óbito do meu bisavô está em Juiz de Fora. Amanhã ela vai me retornar.

  • @Gaab2317 o obito do seu bisavô Laudelino Barbosa está em Mar de Espanha ano 1954 conforme consulta que lhe enviei em um dos posts acima

  • @AlanNogueira

    Então.. a moça do cartório vai averiguar amanhã.

    Meu bisavô foi um cara importante, tem ate rua com o nome dele lá em Mar de Espanha.

    Você consegue encontrar umas datas pra mim? Do bisavô do meu marido..

    Joao Alves de Medeiros 

    16/02 - Tras dos Montes/ Portugal

  • @Gaab2317 só com essas informações não consigo ver nada infelizmente

  • @AlanNogueira uaaauuu parabens, que eficiencia!!! :)

  • @Gaab2317 é que a região de trás os montes era uma região que se dividiu e tem partes hoje em 4 distritos… ou seja imagina quantas paróquias não tem e dai procurar uma a uma… eu até já achei assim antes mas fui afunilando com outras informações de possíveis familiares e de regiões onde o sobrenome aparece mais. Mas são mtas regiões e mtas paróquias na antiga”trás os montes”

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.