Cons Esp SP - Renovação de Passaporte Espanhol vencido há 3 anos

Boa tarde,

Sou neta de espanhol e por conta da enorme burocracia tive muitíssima dificuldade em conseguir meu passaporte e cidadania. Só após morar na Espanha consegui, emitido lá mesmo. Hoje moro no Brasil e meu passaporte venceu em junho de 2020, bem no começo da pandemia. Agora estou morando em São Paulo e quero renovar meu passaporte, mas o site do consulado diz que para passaportes vencidos há mais de 3 anos deve ser solicitada uma certidão de nascimento literal “expedida a los solos efectos de obtener passaporte”. Ocorre que no site do ministério da justiça, onde se solicita o documento, só se pode solicitar para tirar primeiro passaporte, mudança de informações no passaporte ou outros. Como é meu segundo passaporte, solicitei “outros” e coloquei no campo de observações que precisava que o documento fosse expedido com os dizeres acima, por exigência do consulado de São Paulo. Depois de um mês eu recebi o documento sem essa observação.

Alguém já passou por uma situação semelhante? Como obter esse documento? Devo pedir cita e ir ao consulado com o que tenho ou arrisco que criarem problema?

Desde já, muito obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.