Falecimento no curso do processo
Gente, tenho um primo que quer fazer a cidadania portuguesa. No caso o pai dele q é vivo e neto de português, só que ele é bem idoso e doente. No caso desse neto do português falecer no meio do processo, como que fica?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@joaoggsilva
Gente, tenho um primo que quer fazer a cidadania portuguesa. No caso o pai dele q é vivo e neto de português, só que ele é bem idoso e doente. No caso desse neto do português falecer no meio do processo, como que fica?
Não há uma resposta 100% precisa - algumas pessoas defendem que o processo é arquivado, outra pessoas entendem que o processo vai até o fim normalmente, outras dizem que é fraude se não for comunicado... enfim, tem uma variedade de opiniões a respeito. É uma pergunta recorrente aqui no fórum.
Se a pessoa já é idosa e doente, não percam tempo pensando no "e se". Entrem imediatamente com o pedido.
@joaoggsilva
entra com o processo, fundamenta um pedido de urgência devido a doença e a idade , caso venha a falecer no curso do processo eu entendo que não a nada a se fazer , só esperar concluir e pedir a do restante dos familiares , a maioria do pessoal aqui está pedindo cidadania do bisavô que já está falecido a anos, não vejo diferença palpável
De toda forma cidadão ele já não é, o máximo que pode acontecer é ser. Entendo os gastos são altos, mas caso futuramente o IRN venha questionar o falecimento acho possível questionar uma possível negação de cidadania , visto que ele pediu em vida
Comentando aqui para não criar post duplicado, mas eu acho que este assunto vai ficar cada vez mais frequente se os prazos para concessão de cidadania continuarem aumentando.
Particularmente, a parte que eu acho mais complicada é quando o único passo restante é a emissão do assento. Em tese, para chegar nesta etapa já foi tomada uma decisão favorável a respeito da cidadania. Se a pessoa vier a falecer antes da emissão do assento, faria sentido o processo ser arquivado? Talvez isso fosse uma situação rara no passado, mas com o assento levando vários meses pra ser emitido, o risco de essa situação ocorrer aumenta consideravelmente.