Falecimento no curso do processo

Gente, tenho um primo que quer fazer a cidadania portuguesa. No caso o pai dele q é vivo e neto de português, só que ele é bem idoso e doente. No caso desse neto do português falecer no meio do processo, como que fica?

Comentários

  • @joaoggsilva


    Gente, tenho um primo que quer fazer a cidadania portuguesa. No caso o pai dele q é vivo e neto de português, só que ele é bem idoso e doente. No caso desse neto do português falecer no meio do processo, como que fica?


    Não há uma resposta 100% precisa - algumas pessoas defendem que o processo é arquivado, outra pessoas entendem que o processo vai até o fim normalmente, outras dizem que é fraude se não for comunicado... enfim, tem uma variedade de opiniões a respeito. É uma pergunta recorrente aqui no fórum.


    Se a pessoa já é idosa e doente, não percam tempo pensando no "e se". Entrem imediatamente com o pedido.

  • @joaoggsilva


    entra com o processo, fundamenta um pedido de urgência devido a doença e a idade , caso venha a falecer no curso do processo eu entendo que não a nada a se fazer , só esperar concluir e pedir a do restante dos familiares , a maioria do pessoal aqui está pedindo cidadania do bisavô que já está falecido a anos, não vejo diferença palpável

  • De toda forma cidadão ele já não é, o máximo que pode acontecer é ser. Entendo os gastos são altos, mas caso futuramente o IRN venha questionar o falecimento acho possível questionar uma possível negação de cidadania , visto que ele pediu em vida

  • Comentando aqui para não criar post duplicado, mas eu acho que este assunto vai ficar cada vez mais frequente se os prazos para concessão de cidadania continuarem aumentando.

    Particularmente, a parte que eu acho mais complicada é quando o único passo restante é a emissão do assento. Em tese, para chegar nesta etapa já foi tomada uma decisão favorável a respeito da cidadania. Se a pessoa vier a falecer antes da emissão do assento, faria sentido o processo ser arquivado? Talvez isso fosse uma situação rara no passado, mas com o assento levando vários meses pra ser emitido, o risco de essa situação ocorrer aumenta consideravelmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.