Demora no processo de cidadania? 2 anos sem atualizar...

Olá pessoal, entreguei o processo de cidadania da minha mãe como neta, em novembro / 21, foi entregue por um advogado.

Estamos no mês de setembro/23, praticamente há 2 meses de completar 2 anos da entrega e ainda encontra-se na primeira bolinha, como "recebido". Os processo estão demorando assim mesmo?

É possível que tenha avançado mas não foi atualizado no site?

Como tem sido a experiência de vocês com processos de neto? Será que pode levar mais do que 2 - 3 anos?

Comentários

  • @michelpercegaroli


    Os processo estão demorando assim mesmo?

    sim, normalmente os processos Comecam a movimentar depois de 24 meses… as conservatorias estao abarrotadas de processos.



    É possível que tenha avançado mas não foi atualizado no site? 

    às vezes acontece. Mas Como seu processo é de novembro, vc do deve ver alguma movimentacao a partir de novembro ou dezembro de 2023.



    Como tem sido a experiência de vocês com processos de neto? Será que pode levar mais do que 2 - 3 anos?

    tem levado quase 3 anos.

  • @michelpercegaroli

    O da minha mãe é de abril/2021 e ainda está na segunda bolinha.

  • @michelpercegaroli meu processo é de 07/21 e ainda está na bolinha 2.

  • editado October 2023

    Boa tarde, a todos!

    @AlanNogueira

    Será que poderia tirar algumas dúvidas? O meu processo é de neto, foi recebido em Portugal em 28.05.2021, só que até o momento continua na bolinha 2 verde.

    A propósito, o prazo de 24 a 29 meses para conclusão, ele é contado a partir de que data? É do recebimento em Portugal ou do recebimento da senha por e-mail? Porque pelas as minhas contas o meu já ultrapassa os 2 anos e 4 meses e ainda continua na bolinha 2.

    Será que ainda demora muito para aprovação?

    Desde já agradeço.

  • @Digfortes


    Será que poderiam tirar algumas dúvidas? O meu processo é de neto, foi recebido em Portugal em 28.05.2021, só que até o momento continua na bolinha 2 verde.

    Vários outros na mesma situação, veja na planilha Netos - Planilha Cidadania Portuguesa


    A propósito, o prazo de 24 a 29 meses para conclusão, ele é contado a partir de que data? É do recebimento em Portugal ou do recebimento da senha por e-mail? Porque pelas as minhas contas o meu já ultrapassa os 2 anos e 4 meses e ainda continua na bolinha 2.

    Ninguém sabe com 100% de certeza. Antigamente não havia diferença grande entre a data de recebimento em Portugal e o envio da senha. Mas a partir de meados de 2021, as senhas começaram a demorar meses para chegar. Hoje parece que esse período diminuiu de novo, as senhas chegam em alguns dias ou poucas semanas. O que é certo é que esse tempo de 24 a 29 meses é só uma previsão, nada mais que isso. Não faça planos contando com essa previsão.


    Será que ainda demora muito para aprovação?

    Ninguém sabe. O que eu vejo é o pessoal comentando que deve estar agora em cerca de 36 meses contando a emissão do assento - que também anda atrasada.


    ---

    Resumo: é seguir a vida e ter paciência.

  • @eduardo_augusto

    Oi Eduardo, boa tarde. Tudo bem?

    Aproximadamente 03 anos para concluir um processo de neto???

    Pela sua expertise, é provável que em novembro ou dezembro de 2023 o meu processo tenha alguma movimentação? Porque não é nesses meses que eles tem que cumprir metas?

    Existe alguma maneira de saber pelo menos o mês que as Conservatorias de Lisboa eles estão pegando para analisar os processos de neto?

    Por fim, pelo que eu entendi, somente os processos distribuídos em Lisboa até (abril/21), foram encaminhados para o Porto, para serem analisados, correto? Infelizmente ou felizmente o meu não entrou nessa leva, rs.

    Porque tenho visto que alguns processos que foram recepcionados antes do meu (28/maio/2021) já foram aprovados ou finalizados. Pois parece não tem nenhum critério por ordem de chegada.

    Obrigado.

  • @Digfortes


    Não entre nessa onda, só causa frustração :) Mandou o processo? Agora é aguardar. Ficar fazendo cálculos e elaborando hipóteses... não serve pra mais nada além de frustração.

    Aproximadamente 03 anos para concluir um processo de neto???

    Do início ao fim, sim. é o que se tem previsto.

    Pela sua expertise, é provável que em novembro ou dezembro de 2023 o meu processo tenha alguma movimentação? Porque não é nesses meses que eles tem que cumprir metas?

    Tudo é possível, mas nada é garantido.

    Existe alguma maneira de saber pelo menos o mês que as Conservatorias de Lisboa eles estão pegando para analisar os processos de neto?

    Veja tabela abaixo - mas lembre-se que isso é apenas uma referência geral. Há processos mais adiantados e outros mais atrasados. A tabela abaixo se refere apenas aos processos na CRC Lisboa.

    Por fim, pelo que eu entendi, somente os processos distribuídos em Lisboa até (abril/21), foram encaminhados para o Porto, para serem analisados, correto? Infelizmente ou felizmente o meu não entrou nessa leva, rs.

    Não me lembro data de corte, mas é correto que nem todos os processos foram transferidos.

    Porque tenho visto que alguns processos que foram recepcionados antes do meu (28/maio/2021) já foram aprovados ou finalizados. Pois parece não tem nenhum critério por ordem de chegada.

    Como eu disse acima, as datas são apenas uma referência geral. Há processos que terminam antes e outros que terminam depois.



  • @eduardo_augusto

    Valeu Eduardo!

    O negócio é ter paciência mesmo, para não enlouquecer.

    Obrigado pelo choque de realidade, rs.

  • O meu processo foi recebido no dia 24/09/21, recebi a senha no dia 27/01/22 e no dia 27/09/23 avançou para a bolinha 2.

    Ele foi encaminhado junto do processo da minha prima, o dela ainda está na 1° bolinha.

    Os prazos estão aleatórios, se foi recebido é só esperar, não há muito o que fazer, nem mesmo planos haha.

  •   @Marcusrig

    Vai entender, né!?

    Será que também escolhem aleatoriamente os processos que irão analisar? 🤔

  • @Digfortes @Marcusrig

    Esse assunto já foi discutido exaustivamente aqui no fórum :-)

    Há uma lógica na análise dos processos. Mas há vários fatores que influenciam o tempo da análise. Pode ser que pegue um conservador mais "chatinho", pode ser que os órgãos externos (bolinha 3) por algum motivo demorem a responder os pedidos de consulta, pode ser que o conservador saia de férias, os sistemas caem, o chefe manda fazer outra coisa, e por aí vai.

  • MarcusrigMarcusrig Member
    editado November 2023

    @eduardo_augusto Sim, não foi uma crítica. Era mais na linha de: Não adianta ficar na ansiedade de comparar com outros processos. Por isso dei meu exemplo, dois processos enviados juntos estão em fases diferentes.

    Uma coisa que percebi de diferente é que o meu foi para Porto e o dela não foi.

    Mas obrigado pelo outro esclarecimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.