Para quem não tem vínculo com Portugal

Com a nova regra de 2022 exigindo um vínculo direto com Portugal, há alguma brecha na lei para quem não tem este vínculo? Estou correndo contra o tempo para dar entrada até 31/12/2023, mas não sei se vai valer a pena devido a essa regra.

Comentários

  • @manoelmaranhao

    Difícil dizer algo sem saber de que tipo de processo se trata. Seria para descendente de judeu sefardita?

  • Sim, vale a pena, pq se vc não tentar não haverá outra possibilidade.

    O que vc já pode fazer é já se preparar quando o processo chegar na fase 4. Como as CRCs estão abarrotadas de processos, vc dando entrada até o fim de 2023, o seu processo só será avaliado para o fim de 2026 ( sim está demorando quase 3 anos). Até lá vc pode estabelecer seus vínculos, que podem ser a participação nas comunidades portuguesas da região que vc reside. Podem ser clubes, associações, grupos folclóricos, etc. Quando e se o seu processo cair em exigências vc poderá enviar declarações dessas entidades atestando que vc participa da vida da comunidade portuguesa no Brasil.

    É garantido que dê certo? Não, mas acho que vale a tentativa. Espero ter ajudado. Boa sorte.

  • @manoelmaranhao @lhjunq


    ser a participação nas comunidades portuguesas da região que vc reside. Podem ser clubes, associações, grupos folclóricos, etc. 


    não é qualquer uma que serve. Já vier casos de vinculos rejeitados, pois a entidade nao tinha reconhecimento do governo portugues.

  • Estou pretendendo fazer mestrado próximo ano em Portugal. Sou cirurgião dentista e pretendo validar meu diploma em Portugal. Será que isso ajudará quando eu estiver nessa etapa 4 em 2026 @lhjunq ?

  • @eduardo_augusto Claro, com certeza precisa ser uma entidade reconhecida pelo governo português. Não é qualquer uma.

    Basta vc fazer uma pesquisa simples no site do consulado português que existe uma listagem enorme de entidades reconhecidas e com ligações a Portugal.

  • @manoelmaranhao com certeza, não existe vínculo de ligação maior com o país que vc morar nele.

    Se vc morar e/ou estudar em Portugal já está resolvido.

  • pelo que compreendi, os vínculos com Portugal são supridos para quem é nativo de País cuja língua portuguesa é oficial.

  • @digoncp , onde você obteve essa informação?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.