Alteração de sobrenome nas certidões
Boa noite!
Compartilho com vocês a minha alegria de encontrar as certidões de Batismo e Nascimento dos meus avós. Todos aqueles que incentivam esta incansável procura nesta Comunidade, meu muito obrigada!
De fato as estórias de família e pequenos detalhes nos levam ao lugar certo. É muito emocionante recebermos a notícia de que encontramos o documento, o coração transborda de alegria! Procuramos papéis e encontramos a nossa própria identidade...
Agora é partir para as "papeladas", e gostaria de esclarecer uma dúvida: o sobrenome da minha avó está diferente no registro de nascimento oficial da conservatória em relação aos documentos no Brasil: nome de solteira na certidão de casamento, no registro de nascimento da minha mãe e na identidade do estrangeiro.
Posso ter problemas? Vou pedir as transcrições de casamento e óbitos dos meus avós pelo Consulado de SP para posteriormente dar entrada na minha aquisição da naturalização.
Se alguém já passou por este caso, agradeço a ajuda!
Abraços,
Cláudia
Compartilho com vocês a minha alegria de encontrar as certidões de Batismo e Nascimento dos meus avós. Todos aqueles que incentivam esta incansável procura nesta Comunidade, meu muito obrigada!
De fato as estórias de família e pequenos detalhes nos levam ao lugar certo. É muito emocionante recebermos a notícia de que encontramos o documento, o coração transborda de alegria! Procuramos papéis e encontramos a nossa própria identidade...
Agora é partir para as "papeladas", e gostaria de esclarecer uma dúvida: o sobrenome da minha avó está diferente no registro de nascimento oficial da conservatória em relação aos documentos no Brasil: nome de solteira na certidão de casamento, no registro de nascimento da minha mãe e na identidade do estrangeiro.
Posso ter problemas? Vou pedir as transcrições de casamento e óbitos dos meus avós pelo Consulado de SP para posteriormente dar entrada na minha aquisição da naturalização.
Se alguém já passou por este caso, agradeço a ajuda!
Abraços,
Cláudia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Dependendo da discrepancia voce pode ter problemas.
Deve aconselhar-se no consulado. Eles dirao se tera que fazer alguma retificacao.
Qualquer dúvida volto a escrever aqui na Comunidade.
Obrigada!!
O meu caso é por descendência (avós para neto).
Enviei um e-mail explicando as divergências dos sobrenomes da minha avó para o Consulado de SP, mas ainda não obtive um retorno.
Acredito que agora dependerá de uma avaliação do Consulado para que eu tome as providências necessárias e, com certeza irei precisar da preciosa ajuda de vocês que dão uma "luz" nas nossas dúvidas.
Precisava a princípio só ter uma ideia se é muito burocrático e sendo um erro do cartório no Brasil, se há obrigação imediata de acerto e qual o custo. E o mais importante: sendo neta posso requerer estas correções ou tem que ser um dos filhos?
Abraços,
Cláudia
Espere a resposta do consulado, porem comento que se o seu processo é por aquisicao/naturalizacao nao poderá ser feito pelo consulado.
Veja no guia de ajuda as dicas para esse tipo de processo.
Com relacao as divergencias no nome do seu parente, se for comprovado que o erro é do cartorio, este deve fazer as correcoes sem custos e sem advogado.
Oi Beth, vou colar aqui um post feito pela Eliana Marques Meneghetti do dia 27/01/2009 que se encontra no Guia de Ajuda.
CAPÍTULO XIV
Das Retificações, Restaurações e Suprimentos
Art. 111. A correção de erros de grafia poderá ser processada no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas.
§ 1º Recebida a petição, protocolada e autuada, o oficial de registro a submeterá com documentos ao órgão do Ministério Público e fará os autos conclusos ao Juiz da circunscrição, que despachará em quarenta e oito (48) horas.
§ 2º Quando a prova depender de dados existentes no próprio cartório, poderá o oficial certificá-lo nos autos.
§ 3º Deferido o pedido, o edital averbará a retificação à margem do registro, mencionando o número do protocolo, a data da sentença e seu trânsito em julgado.
Pelo dito acima voce pode exigir que facam o mesmo com os registros das suas filhas.
Voce nunca tinha reparado no erro das certidoes das suas filhas?
Nao sei se aceitarao fazer certidoes em inteiro teor gratuitamente.