Documento português ou brasileiro?

Olá. O processo de cidadania é de neto.

No documento do português:

O nome do português na certidão oficial consta APENAS como MANOEL. Por ser batismo não era obrigado o sobrenome. (Ele não possui a certidão de NASCIMENTO, APENAS BATISMO)


Nome do pai: Joam Pereira Rodrigo

Nome da mãe: Anna Joaquina (SEM SOBRENOME)


Já nos documentos do filho e neto do português, o nome do português e seus pais constam como:

Manoel Rodrigues Pereira, filho de João RODRIGUES PEREIRA e Anna Joaquina DA CONCEIÇÃO.

(Observa-se que foi adicionado o sobrenome de Manoel na certidão do filho e neto. E o nome do pai ao foi registrado na certidão do neto brasileiro com o sobrenome diferente e em ORDEM diferente mesmo que “abrasileirado”. E o sobrenome da Anna Joaquina foi acrescido com o sobrenome).


Neste caso, é necessária a retificação?

Se sim, devo solicita-la em Portugal pela falta do sobrenome, sobrenome diferente e tudo mais como mencionado acima antes de pedir a certidão portuguesa do Português ou devo solicitar a retificação no cartório brasileiro do filho e neto do português? (Lembrando que na certidão de batismo o português não tinha sobrenome).

E agora, o CRAV está disponibilizando documentos digitais com narrativa. Antes os documentos digitais eram feitos para certidões com apenas menos de 100 anos de existência do documento.

A certidão com narrativa DIGITAL com mais de 100 anos é aceita para o processo de cidadania de NETO?

E a certidão digital com mais de 100 anos caso seja aceita para o processo de NETO, pode ser feita a retificação on-line nos documentos do FILHO E NETO DO PORTUGUÊS no cartório brasileiro aqui no Brasil com esta certidão de batismo portuguesa em forma DIGITAL? OBRIGADA!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.