Certidão do progenitor nao portugues

Bom dia,

Sou filho de português e estou iniciando meu processo para dar entrada na cidadania portuguesa e tenho 2 duvidas:

1. É solicitado o seguinte documento:Certidão de Nascimento simples (digitada) do progenitor que não for português, emitida há menos de um ano, original e com averbamento atualizado quanto ao estado civil;

O que seria esta certidão ? Seria o da minha mãe ?


2. Meu pai foi casado em Portugal com uma outra mulher que não é minha mãe, e este casamento consta na certidão de nascimento dele. Depois ele veio para o Brasil, onde conheceu minha mãe, porém não foi casado com ela, Neste caso, devo apresentar algum tipo de documento ?


Obrigado pela ajuda!

Comentários

  • @mmlongo

    Acho que vc está confundindo. Para seu processo de filho o unico documento que precisará do seu pai é o assento de nascimento português dele. Pode pedir pelo civil online. Paga uma taxa de 10€ e te mandam a chave de acesso em um dia útil, aí vc guarda uma cópia em pdf e tira quantas cópias precisar.

    Para saber exatamente quais documentos vc precisará é preciso de uma informação que vc não deu: quem consta como declarante na sua certidão de nascimento e com que idade vc foi registrado? Se foi seu pai (o português) e o registro ocorreu antes de vc ter 1 ano de idade, não faz diferença se seu pai era casado com sua mãe ou com outra pessoa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.