Ajuda na busca de assento de avô Antônio Rodrigues Fontes
Olá aos queridos amigos do forum.
Estou em busca da certidão de nascimento do meu avô Antônio Rodrigues Fontes, nascido em 12/12/1899, filho de João Rodrigues Fontes e de Custodia de Jesus. Supostamente, ele teria sido batizado na freguesia de Vouzela/PT.
Tenho a certidão de nascimento de minha avó Elvira Taveira Fontes, nascida em Alijó/PT, mas não tenho do meu avô. Estou travado na questão da transcrição do casamento dela há um desanimador tempo.
Antecipadamente, agradeço a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Lincoln
Filho do casal, Hugo (1938, Rio de Janeiro): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSGB-M3GN-D?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VFD-43H8&action=view - repare que o nome do avô aparece como Joao Rodrigues de Carvalho (pode ser apenas um erro, ou ele pode ter esse sobrenome... considere isso em suas buscas)
O outro filho Sebastiao (1942) já tem o sobrenome do avo "Fontes":
De onde surgiu a informação de Vouzela? Os livros estao on line voce pode folhea-los: https://tombo.pt/m/vzl
@Lincoln
Solicite a Habilitação do Casamento ao AN-Arquivo Nacional, talvez contenha o local de nascimento do seu avô.
@Lincoln
Possui algum documento que mencione Antônio sendo português?
Casamento consta "nascido nesta capital" no caso RJ
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-KP6F
@AlanNogueira @Guilherme Moreira @Kleber Silva Aguiar
Pessoal, muito obrigado pelo retorno.
Bom, vamos lá: Meu avô declarou em todos os nascimentos dos filhos, bem como no casamento civil de que era nascido aqui no Rio de Janeiro capital, sem apresentar a própria certidão de nascimento na habilitação do casamento (documento que tive acesso pelo Arquivo Nacional). Inclusive, no Instituto de identificação aqui do Rio de Janeiro, declarou também ser nascido aqui, mas sem apresentar certidão de nascimento, o que, na época (1921), não era incomum.
Entretanto, ao localizar a igreja em que ele casou com minha avó, deparei-me com o livro de casamentos, onde ele declarou como lugar de batismo a freguesia de "Vozella", Portugal - acredito que, por religiosidade, nessa ocasião, ele tenha sido verdadeiro. Minha amada avó, já falecida e com quem fui criado, dizia que ele era português.
Enfim, fiz busca em todos os 14 cartórios do Rio de Janeiro, todas resultaram negativas, inclusive na serventia de Barra de Piraí (local da habilitação do casamento).
As informações por vocês prestadas me são uteis, pois não possuía o nascimento dos tios Sebastião e Hugo, ambos morreram prematuramente.
Mais uma vez obrigado, continuarei na busca.
@Lincoln coloque aqui o documento do casamento religioso, talvez nele tenha algum detalhe que lhe tenha escapado e algum colega do fórum possa tentar te ajudar!
Vouzela é um Concelho com uma dúzia de Freguesias, uma delas com o mesmo nome Vouzela (a sede). Pode ser nesta freguesia da sede ou entao em uma das outras freguesias... o link que te mandei acima é do Concelho, na aba esquerda voce pode alternar as freguesias e ver os livros de cada uma.
Há também várias freguesias com o nome "Vizela" que você pode tentar buscar como plano B.
@AlanNogueira
@Lincoln a lentra "O" está bem definida, deve ser Vouzela mesmo e não Vizela. No arquivo distrital só aparecem os livros até 1895. Já tentou verificar com a conservatória de Vouzela? https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/-Registo-Civil-Predial-e-Comercial-de-Vouzela ou fazer um pedido de informação no CRAV ( https://crav.arquivos.pt )?
@AlanNogueira Vou tentar sim esses dois caminhos.
@Lincoln depois nos conte o desfecho… boa sorte!