Dúvidas no preenchimento do formulário 1D

Boa Noite pessoal!

Atribuição Neto

Estou com umas dúvidas em relação ao preenchimento do formulário 1D

No Quadro 1 – Identificação do Interessado

item 9 - Países onde residiu anteriormente, após os 16 anos

Deixei em branco, pois sempre morei no Brasil. Está certo?

No Quadro 2 - Declarações

Preenchi somente o item 1 - Nome do Avô português e o item 3 – Pretende manter a composição originária do seu nome.

Estou com dúvidas se precisa preencher o item 5 – Considera relevantes as seguintes circunstâncias.

No Quadro 3

Deixei todo em branco

No Quadro 4 – Relação de Documentos

Assinalei os 4 itens e assinalei também o item 5 – Outros documentos (em especial os que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional) e coloquei nesse item que estou mandando também o Assento de Casamento, o Assento de Óbito, a Certidão Nascimento Digitada do Progenitor e o RG do requerente.

Quando fui ler as instruções de preenchimento vi que está escrito que deve indicar os documentos que comprovem o declarado, no campo 5 do Quadro 2, sendo que deixei em branco esse item.

O que devo fazer? Aonde relacionar os documentos que estou mandando e que não estão mencionados no Quadro 4?

Estou mandando os seguintes documentos:

- O Assento de Batismo do Português, solicitado no CRAV

- A certidão de Nascimento do filho do português em inteiro teor reprográfica e a digitada apostiladas

- A minha certidão de Nascimento (neta do português) em inteiro teor reprográfica apostilada

- O meu RG apostilado

- O Certificado de Antecedentes Criminais

- O Assento de Casamento do Português

- O Assento de Óbito do Português

- O comprovante de pagamento

Quem puder me ajudar com essas dúvidas, agradeço

Comentários

  • @texaslady

    Vc poderia me auxiliar, por favor, nessas últimas dúvidas acima, em relação a esse preenchimento do formulário 1d?

  • @Marconca ,


    No Quadro 1 – Identificação do Interessado

    item 9 - Países onde residiu anteriormente, após os 16 anos

    Deixei em branco, pois sempre morei no Brasil. Está certo? Coloque Brasil

    No Quadro 2 - Declarações

    Preenchi somente o item 1 - Nome do Avô português e o item 3 – Pretende manter a composição originária do seu nome.

    Estou com dúvidas se precisa preencher o item 5 – Considera relevantes as seguintes circunstâncias. Aqui escreva somente alguma informação que seja importante para seu processo, somente se for o caso, do contrário deixe em branco. Por exemplo alguma explicação sobre diverngências, a indicação de um processo de um familiar, etc... Há quem diga para colocar "Conhecimento suficiente da língua portuguesa", se quizer pode colocar mas isso já é presumido uma vez que nasceu no Brasil.

    No Quadro 3

    Deixei todo em branco OK

    No Quadro 4 – Relação de Documentos

    Assinalei os 4 itens e assinalei também o item 5 – Outros documentos (em especial os que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional) e coloquei nesse item que estou mandando também o Assento de Casamento, o Assento de Óbito, a Certidão Nascimento Digitada do Progenitor e o RG do requerente.

    Quando fui ler as instruções de preenchimento vi que está escrito que deve indicar os documentos que comprovem o declarado, no campo 5 do Quadro 2, sendo que deixei em branco esse item. Se deixar em branco o item 5 do quadro 2 não há nada a comprovar. Mas algumas informações como mencionar um número de processo de um familiar não necessita de comprovação documental, dependendo da informação, sim pode ser necessário comprovar. Mas me parece que nada disso é seu caso.

    O que devo fazer? Aonde relacionar os documentos que estou mandando e que não estão mencionados no Quadro 4?

    Estou mandando os seguintes documentos:

    - O Assento de Batismo do Português, solicitado no CRAV OK

    - A certidão de Nascimento do filho do português em inteiro teor reprográfica e a digitada apostiladas OK

    - A minha certidão de Nascimento (neta do português) em inteiro teor reprográfica apostilada OK

    - O meu RG apostilado OK

    - O Certificado de Antecedentes Criminais Com validação no verso OK

    - O Assento de Casamento do Português OK

    - O Assento de Óbito do Português OK

    - O comprovante de pagamento OK

  • @texaslady

    Desculpe te incomodar novamente, mas só falta essas dúvidas pra poder concluir o processo para encaminhar a Portugal.

    Se deixar em branco o item 5 do Quadro 2, aonde relacionar os documentos que estou mandando e que não estão mencionados no Quadro 4? Ou somente coloco dentro do envelope esses documentos.

  • texasladytexaslady Beta
    editado September 2023

    @Marconca ,

    no proprio quadro 4 item 5. Outros documentos....

  • Olá amigos. Tenho uma dúvida: No quadro 2 ( declarações), item 3, se eu colocar não, no item 4 poderei mudar o nome do nascimento para o de casado? Enviando a certidão de casamento claro.

    Saúde e paz a todos.

  • editado October 2023

    @LUIZGUSTAVOBOM

    Não. Seu assento de nascimento será emitido refletindo a situação que tinha ao nascer: estado civil solteiro e nome de solteiro. A mudança para o nome de casado e atualização do estado civil só serão feitas com a transcrição de casamento, que é um processo separado e que tramita em outro lugar.

  • @LUIZGUSTAVOBOM ,

    E uma pergunta interessante. Você tem a opção de mudar de nome, isso lhe é permitido. Claro observando as regras de nomes permitidos em Portugal. Então não vejo porque não, nem precisaria enviar a certidão de casamento. Apesar do assento de nascimento sair com o nome que você foi registrado no Brasil, teria um averbamento com o novo nome escolhido por você no formulário 1D.

    No entanto, escolhendo exatamente o seu nome de casado, isto teria o mesmo efeito da transcrição de casamento. Mas não vejo porque não aceitariam.

    É claro que pelas leis portuguesas você deverá transcrever seu casamento, quando se tornar português de qualquer forma.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.