Tempo de residência

Olá amigos, deixa perguntar um caso de uma conhecida minha.


Tenho uma amiga, iraniana, que está em Portugal já tem uns 1-2 anos via estudo (ela tem cartão cidadão válido para estudos, mas não sei se é título de residência permanente). E ela vai precisar ir para Alemanha daqui a alguns meses para uma parte dos estudos dela, talvez 1 ano.

Tem formas de ela continuar contando o ano dela aqui mesmo estando fora? Por exemplo, já ouvi que algumas pessoas continuam pagando a conta de telemóvel ou algum imposto somente para mostrar que ainda tem vínculos com portugal, mesmo que passe dos 6-8 meses máximo.

Ela pensa em voltar a Portugal de tempos em tempos "só para pegar carimbo no passaporte", mas eu disse a ela que dentro da UE eles não tem controle de fronteira para mostrar que ela saiu ou voltou para portugal, então esse procedimento seria meio que inútil, procede?

Resumindo: Ela consegue contar esses anos que ela passou aqui via estudo (e até mesmo na Alemanha) para aplicar para nacionalidade após 5 anos em Portugal?


Obrigado.

Comentários

  • Bom dia Ricardo,

    Eu também estava na mesma situação como a sua amiga, morei na Alemanha há um ano. O meu pedido de nacionalidade portuguesa já está aprovado(bolinha 7 marrom). Estou a falar da minha experiência, não sei se lei

  • Pois é, a questão é como eles identificam que você já não está mais em Portugal para travar seu processo?


    Minha amiga disse que o que ela tem é um cartão de residência permanente válido para o período de estudo dela (2 anos). Então mesmo morando na alemanha ela precisaria de mais 3 anos para conseguir a cidadania?

  • Eu pedi o meu título de residência em Portugal, assim consegui contar o ano que estive fora de Portugal. E como você disse que não tem controle de fronteiras. Mas no meu caso, eu fui para Alemanha da Turquia(é fora da UE), não tive problema nenhum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.