Apostilamento de Haia no Estrangeiro - Para cidadania por casamento

Ola a todos!

Estou morando na Inglaterra e pretendo fazer a cidadania Portuguesa pelo casamento: Sou casado com uma portuguesa ha 24 anos, com uma filha tambem portuguesa e nosso casamento, feito no Brasil, ja esta transcrito em Portugal.

Para dar entrada na minha cidadania, preciso:

  • Certidao de Nascimento, de inteiro teor, com apostilamento de Haia, emitida a menos de 1 ano
  • Certidao de Nascimento, por copia integral do livro, com apostilamento de Haia, emitida a menos de 1 ano
  • Copia do Registro de Identidade do requerente, com apostilamento de Haia, emitida a menos de 1 ano.
  • Nada consta de antecedentes criminais.

Minhas certidoes de nascimento meu pai ira trazer para mim do Brasil.

Minha duvida e quando ao RG, que esta comigo, e tem de ser autenticado e apostilado.

Pelo que eu pesquisei, o consulado do brasil no exterior faz a autenticacao dos documentos, mas nao faz o apostilamento de Haia, pois isso e feito apenas nos cartorios no Bra7sil

  • Eu posso fazer o apostilamento de Haia aqui na Inglaterra da minha identidade autenticada e ser reconhecido em Portugal?

Alguem ja passou por algo semelhante?z


Preciso de orientacao para este caso.


Agradeco antecipadamente toda e qualquer sugestao.


Vanderson Araujo

Comentários

  • editado September 2023

    @Vanderson Araújo

    Também moro fora do Brasil, mas em um país membro da UE (que não é Portugal). Você tem duas alternativas:

    Localizar um advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal. Ele pode fazer cópia certificada/legalizada de documentos, pois tem fé pública em Portugal, e com isso dispensa-se a apostila (foi o que fiz para o meu caso), geralmente cobram uma taxa de serviço de uns 20 Euros pelo serviço. Outra alternativa é ir a um consulado português e solicitar uma cópia certificada, nesse caso também se dispensa a apostila, só não fui por esse caminho pq a fila de agendamento do consulado de onde moro estava grande.


    Boa sorte

  • Obrigado @ecoutinho,


    Foi de grande ajuda e esclarescedor. Vou buscar inoformacoes a respeito.

    Vanderson Araujo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.