E-mails recebidos após entrega do pedido online (Atrib. 1D/Netos) e o meu status atual da "bolinha"

Depois do meu advogado ter submetido o meu pedido online (Atribuição 1D - Netos) em junho de 2023, recebemos uma série de e-mails do IRN com o assunto "Estado do pedido foi alterado". O primeiro e-mail foi “Em Pagamento”. O segundo, “Submetido”. O terceiro, “Em Verificação”. O quarto, “Verificado”. O quinto e último, “Finalizado”.

Tudo isso aconteceu uma semana após a entrega original por online.

Cada um destes emails tinha um número IRN com o formato IRN-01xxx/2023 enquanto o meu número no site "Consulta" da justiça.gov.pt agora tem o formato 60xxx/2023.

Eu tenho duas perguntas.

1) Por que os dois números que recebi são diferentes?

e

2) O que significam os cinco e-mails de status após a minha entrega on-line por o meu advogado? O que é "finalizado"? No site "Consulta" ainda me mostra como estando na Bolinha 2 (verde). Por que existe uma incompatibilidade entre os e-mails e a etapa da “bolinha”?

Obrigado pela ajuda.

Comentários

  • @BetoPaiva


    O processo online ainda é novidade.


    Pra dizer a verdade, voce é o primeiro a postar informacoes sobre como "funciona".


    Se puder colocar o texto integral de cada um dos emails, oculando os nomes e numeros, vai nos ajudar bastante.


    Já perguntou ao advogado o que significam esses numeros todos? Eu *suspeito* que a primeira série de emails que voce recebeu se referiam apenas ao processo de pagamento.


    O outro email com o numero 60.xxx/23 acredito que seja o numero do processo de nacionalidade, que é o que você vê no site das bolinhas, certo?


    Aproveitando, se puder inclua o seu processo na planilha colaborativa. Se tiver alguma duvida é so perguntar.

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/netos

  • @eduardo_augusto

    Como pedido...

    Obrigado!

  • @BetoPaiva


    Com base nessas imagens, acho que a minha explicação faz sentido. Os e-mails recebidos dizem respeito ao pagamento e "aceite" do pedido.

    Como isso é tudo muito novo para nós, se você receber mais algum e-mail, por favor avise.

    Pode ser que com o sistema online, o requerente também seja informado de movimentações no processo por e-mail, e não apenas via "site das bolinhas".

    Será um bom aprendizado.

    mais uma vez, reforço, se você puder, cadastrar o seu processo na nossa planilha. Mas não é obrigatório, não precisa fazer se não quiser.

  • @Admin, o caso relatado pelo @BetoPaiva é de um processo de neto, artigo 1D. seria possível alterar o título desse thread e editar a primeira mensagem dele, para não confundir ninguém? Obrigado!

  • @BetoPaiva


    Explicação oficial:

    • Em Elaboração: Ainda em preparação na área do profissional
    • Em Pagamento: Pedido submetido a aguardar pagamento
    • Submetido: Pedido submetido e pago
    • Em Verificação: Em análise por serviço do IRN
    • Em Correção: Pedidos devolvidos para correção após análise do IRN
    • Finalizado: Pedido validado e criado processo no sistema de suporte à tramitação dos processos de nacionalidade (SITPRO)

    detalhes aqui: Nacionalidade online FAQ (justica.gov.pt)

  • @eduardo_augusto ,

    se pensarmos que os processos que dão entrada pessoalmente ou por correio também passariam por estas fases de verificação que basicamente é a checagem do pagamento e análise inicial da documentação, onde ainda não se tem um número de processo, é possível sim que o que eles chamam de ordem de data de entrada seja a data da criação do processo no sistema, quando o pedido já não mais será devolvido. Isso explicaria algumas disparidades nos processos que deram entrada na mesma data e começaram a ser analisados em datas muito distantes. Os pedidos que dão entrada por correio por exemplo se não houver uma organização muito eficiente seria fácil algum processo se perder e ficar fora da ordem de data de entrada, o que desconfio aconteceu com um pedido do filho de meu amigo que chegou na CRC em setembor de 2022 e tem numeração de 2023.

  • @texaslady


    Eu pensava como você.

    Mas a info que eu recebi, que dizia que os processos eram tratados por ordem de entrega, complementava assim. "O processo referido deu entrada no dia dd/mm/aaaa e será analisado em breve." Sendo que o dd/mm/aaaa correspondia exatamente à data em que o processo chegou na conservatória.

    Por isso revisei meu ponto de vista, que agora acho que está mais alinhado com o do @Destefano : o que vale é o dia que o processo chegou na conservatória. Agora, são várias conservatórias, e o sistema é um só, e a numeração é uma só.

  • @eduardo_augusto ,

    sempre meu ponto de vista foi que a ordem é pela data de entrada, mas estas numerações tem me confundido um pouco. Na nossa planilha também tem outro caso emtregue em setembro de 2022 com numeração 2023. Mas acho que deve ter havido um acumulo de processos para numerar no final de 2022.

  • Boa Tarde! Gostaria de saber se alguém sabe pq tá demorando tanto a mudança de fase do Processo a entrega foi feita em 14 de janeiro de 2022 via correio. Fez 20 meses e continua na fase 1 e a bolinha está vetde

  • @Marilia_oliveira


    Qual processo? De neto? De filho?

    De qualquer maneira... sua pergunta é se alguem sabe pq está demorando. A resposta é simples: o IRN está entupido de processos, com poucos funcionários, e com equipamentos obsoletos.

    Só deve começar a melhorar daqui a um ano, um ano e meio, Só depois disso é que as coisas devem voltar ao normal.

    Os processos de neto tem durado de dois anos e meio a três anos.

    você só deve ver alguma mudança no seu processo no fim de dezembro ou início de 2024.

    nada a fazer, somente aguardar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.