Entregue em 11/10/21 e ainda bolinha 2

Boa tarde a todos. Já foram 607 dias e ainda na bolinha 2. Meu pai tem 87 anos. Em janeiro de 2023 a advogada fez um pedido de urgencia (pela idade avançada) protocolado fisicamente e tambem enviou por email, o qual foi respondido em 3 dias, e negado. Informaram que idade avançada não é motivo de urgencia.

Eles informaram nesse email (respondido em janeiro de 23) que estavam analisando processos que deram entrada na Conservatoria em Dez/2020.

Tem algum telefone para eu ligar? Será que vale eu mesmo mandar outro email?


Desde ja agradeço

Comentários

  • @bassili


    A negação do pedido de urgência era previsível. O IRN não considera que o simples fato de ter idade avançada seja motivo suficiente para tratar uma solicitação como "urgente". O que existia era um processo de "priorização". Mas com a enxurrada de processos a partir de meados de 2021, o IRN também perdeu a condição de priorizar qualquer coisa. Até os processos de crianças estão demorando.

    A "priorização" para idosos ainda vale, mas apenas para processos que chegaram em Lisboa até dezembro de 2021, ou seja, teoricamente o seu ainda se enquadra. Mas se você consultar na planilha Netos - Planilha Cidadania Portuguesa verá que todos os processos que chegaram na mesma época que o seu, ainda estão na bolinha 1 ou 2.

    Infelizmente, não há muito que fazer. Você pode até mandar e-mail, mas 99% de certeza de que receberá uma resposta automática dizendo que estão muito ocupados e fazendo o que podem.

  • Desde ja agradeço a resposta. Exisitu então umaregra que até dezembro de 2021 existiria uma priorização para idosos? Não sabia disso, posso comentar algo no email.VOu tentar. Tem algum telefone pra ligar?

  • @bassili

    sim, existia essa "regra", mas não era algo publicado (até onde eu saiba). Ou seja, não sei se levarão em conta qualquer argumento a respeito. E repito: todos os processos que chegaram na mesma época que o seu, estão mais ou menos no mesmo estágio.

    Não sei nenhum telefone, apenas os emails que circulam aqui no fórum. Vou ficar muito impressionado se você receber uma resposta diferente da que eu mencionei acima.


    Boa sorte com seu processo!!!

  • @bassili

    Vc não informou, mas pelo que vc descreveu, estou imaginando que seja um processo de atribuição de neto de português (artigo 1d). Esses processos levam de 2 a 3 anos para concluir e na prática nada acontece antes de o processo completar 2 anos.

    Vc sempre pode tentar escrever ou ligar, mas na prática não fará seu processo andar mais rápido. Faça como o @eduardo_augusto sugeriu. Acompanhe na planilha casos semelhantes (filho/neto/conjuge) que deram entrada na mesma época que o seu. Se eles começarem todos a se movimentar e o seu não, aí pode ser um motivo para se preocupar. Por enquanto, infelizmente, está dentro da demora esperada.

    Boa sorte

  • Mais Vc pode ver na planilha que alguns pedidos -- atribuição de neto de português (artigo 1d) -- que foram entregues pelos advogados (online) este ano já estão na bolinha 2, 3 o até 4 depois de apenas poucos meses.

  • @BetoPaiva


    Mais Vc pode ver na planilha que alguns pedidos -- atribuição de neto de português (artigo 1d) -- que foram entregues pelos advogados (online) este ano já estão na bolinha 2, 3 o até 4 depois de apenas poucos meses.


    A única bolinha que importa é a 7-verde. Sim, um ou outro processo feito online por advogado já chegou na bolinha 7-verde, mas ainda é cedo para afirmar que "processos online terminam mais rápido". Pode ser que tenham pego alguns processos para "testar o sistema" de ponta a ponta, pode ser que tenham dado uma sorte, vai saber.

    Se a pessoa tem dinheiro "sobrando", vai em frente e entra com o processo online por advogado. Mas acho prematuro, por enquanto, fazer essa recomendação por conta da "velocidade". Acho que daqui a uns 3 a 6 meses já teremos mais elementos para fazer essa afirmação.

  • @eduardo_augusto certo Eduardo. Consultei a planilha antese vi que foram pouquisismos os casos que deram entrada junto com o meu e ja tiveram o o processo concluído. De todo modo obrigadoe continuarei a acompanhar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.