Encontrar data de nascimento por meio da certidão de óbito ou casamento?

Bom dia a todos!

Minha mãe está tirando a cidadania por meio da avó portuguesa. Demos entrada em março de 2020, e todos sabemos o que aconteceu logo depois. Depois tivemos guerra, greves e todo tipo de contratempo atrasando o processo. O processo continua parado na etapa 4 e cada hora pedem um documento novo. Agora, por algum motivo, estão pedindo a certidão do avô (marido da portuguesa).

As únicas informações que tenho dele estão na certidão da viúva, a portuguesa, em uma notinha sobre quando ela enviuvou. Encontrei essses dados ontem, mexendo em tudo.


Será que consigo encontrar a data de nascimento dele (para pedir a certidão de nascimento dele) por meio da certidão de óbito, da qual tenho até o número de registro?

Também pensei em tentar obter a certidão de casamento dos dois.


As informações que possuo são:

  • Nome: Luiz Lima de Abreu [e Melo]. Na certidão da viúva, está escrito à mão e me parece ser "e Melo", por isso deixei aqui entre colchetes. Em todas as outras certidões que temos, dos filhos dele, consta como apenas "Luiz de Lima". Alguns outros documentos dizem "Luís de Lima" com "S".
  • Data de nascimento: ??/??/???? - sei que em abril de 1921 ele tinha 34 anos, então ele é do ano de 1887 ou 1886.
  • Local de nascimento: Santa Maria dos Anjos, concelho de Monção
  • Mãe: Eulalia de Lima
  • Pai: Desconhecido
  • Esposa: Alda Alijó de Lima (04/12/1887-29/12/1971)
  • Filhos: Luiz Alijó de Lima, Natércia de Lima, Fernando Alijó de Lima

Agora as informações sobre o óbito, mais precisas:

  • Local do óbito: Freguesia e concelho da Póvoa de Varzim
  • Data de óbito: 03/12/1947
  • Data do registo de óbito: 10/12/1947
  • Registo de óbito: 578 (número quinhentos e setenta e oito) da conservatória de Póvoa do Varzim


Pesquisei muito no FamilySearch, encontrei até imagens dos passaportes de toda a família, menos dele.


Agradeço qualquer orientação sobre como obter essa data de nascimento. Tenho uma amiga que mora no Porto e poderia obter por lá, caso não dê pela internet.


Obrigada!

Comentários

  • @alima

    Deve ser este Luiz:

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1101680 imagens m0016.tif e m0017.tif - n.º 26, começa na última linha da primeira imagem.

    Freguesia de Monção, Concelho de Monção, Distrito de Viana do Castelo. Código de Referencia: PT-ADVCT-PRQ-PMNC17-001-00038

    Para pedir a certidão: https://crav.arquivos.pt/ apos se cadastrar faça "pedido de certidão", física (em papel), formato "narrativa", não precisa pedir pessoalmente, vem pelos correios.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.