Processo de cidadania - bisavó

Boa tarde, pessoal!

Minha bisavó era portuguesa, casou com meu bisavô (brasileiro) no Brasil.

Tenho certidão de nascimento dela, certidão de casamento deles e gostaria conseguir a cidadania para a minha avó (ainda viva) para depois descer para minha mãe, pra mim e meu irmão...e assim por diante.


O único documento que nao tenho é a certidão de nascimento do meu bisavô, que nao encontro de jeito nenhum.

Sabem me dizer se é possivel? Ou preciso mesmo da certidão dele? Moro em Portugal e agilizar os processos do lado de cá seria facil também, mas leio em vários lugares coisas diferentes e estou confusa do que está valendo agora!

Comentários

  • @Isabela Guimarães poste os dados da certidão de casamento que procura, talvez alguem aqui no forum consiga localizar

  • editado September 2023

    @Isabela Guimarães

    Pelo que conheço, a menos que sua bisavó tenha sido a declarante do nascimento da sua avó, coisa que é bem rara mesmo nos dias de hoje (geralmente quem vai ao cartório registrar o filho é o pai), você não só precisará da certidão de nascimento de seu bisavô como precisará transcrever o casamento deles antes de iniciar o processo de sua avó como filha.

    Sem isso, pelo que entendo, a perfilhação de sua avó não estará estabelecida e o processo não seguirá por falta de fundamento para o pedido de nacionalidade (a famosa “exigência”).

  • @AlanNogueira

    A certidão de casamento a @Isabela Guimarães tem.

    Ela precisa encontrar a certidão do nascimento do bisavô.

    @Isabela Guimarães , coloque aqui as informações que você tem do seu bisavô, como nome completo, data e local de nascimento, nome dos pais...

    Se puder, coloque uma cópia do registro de casamento dele aqui também. Às vezes traz informações que passam despercebidas por quem não tem tanta prática. O pessoal aqui é craque em desvendar mistérios!

  • @eduardo_augusto @Isabela Guimarães desculpem escrevi errado "certidão de casamento", coloque por gentileza os dados da certidão que está buscando que o pessoal certamente irá tentar ajudar! :-)

  • Obrigada pelas respostas, pessoal!

    Meu bisavô se chamava Francisco Nascimento, nascido em 17/12/1903

    Pai: Minervino do Nascimento

    Mãe: Leopoldina Nascimento

    Ele era de Pernambuco e minha vó diz que era da região de Afogados, mas essas são as únicas informações que tenho.


    Na certidão de casamento consta Francisco do Nascimento e as outras informações são iguais.

  • editado September 2023

    @Isabela Guimarães o ideal é que você procure nos cartórios e igrejas dessa região de Afogados em Pernambuco, on-line não encontrei nenhuma pista, talvez algum forista mais experiente consiga ajudar

  • editado September 2023

    @Isabela Guimarães se seus bisavós nasceram em Recife:

    no meu caso, quando estava procurando os documentos para protocolar o pedido de nacionalidade, eu não consegui achar a certidão de nascimento do filho do português (pai do meu avô) nos sites de pesquisa de documentos na internet. Minha família é de Recife , Pernambuco.

    Fiz a pesquisa diretamente no cartório por email, custa em torno 20 reais por pesquisa. Eu recomendaria buscar diretamente nos cartórios.

    Solicitei busca de documentos no cartório do Poço da Panela que são extremamente amigáveis e eficientes, recebi a resposta e imagem do documento em 20 dias.

    Já os outros cartórios de Recife são mais complicados, porem eles também fazem busca quando solicitado por email.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.