Neta de Português — Como iniciar o processo?

Boa noite! Sou novo e filho de uma pessoa que consegue adquirir a nacionalidade pela lei dos Netos.

Eu gostaria de saber algumas coisas sobre a nacionalidade, que pelo visto é classe 1D, e peço desculpas caso seja um tópico repetido diversas vezes no forum.

  1. Como inicia-se o processo?
  2. Não tenho um mandatário, tem possibilidade de fazer o processo completamente online?
  3. Tem um site que tem todas as informações e os documentos necessários para assinar?
  4. Caso sem mandatário e eu escolher um dos balcões de nacionalidade, preciso pagar e enviar os documentos e rezar para que recebam e vejam que eu paguei?
  5. Tem documentos que além do exigido aceleraria o processo?

Desde já, agradeço muito pela oportunidade de estar postando.

Comentários

  • @chinchino


    1. Para iniciar o processo, você deve-se localizar o avô português, pedir as certidões necessárias, pagar a taxa e assinar/reconhecer firma do formulário preenchido. Oficialmente o processo inicia quando dá entrada na CRC e recebe um número.


    2. Não, exceto caso você seja advogado inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.


    3. Tem, aqui na seção "comece por aqui" tem um guia completo sobre tudo que precisa.


    4. Os processos de neto só tramitam na CRC - Lisboa (a própria CRC pode redistribuir seu processo para o Porto, mas isso é outro assunto). Mande o processo para lá. Quando você pagar, receberá um recibo no email. Tanto pela DHL quanto pelos outros métodos de envio (Correios, etc...) Você terá como rastrear se o seu envelope foi entregue.


    5. Documentos além do exigido/recomendado costumam apenas atrapalhar e aumentar as chances de dar problemas. Para acelerar o processo, somente por pedido de prioridade (por motivo relevante, e.g. humanitário, etc).

  • @LeoSantos

    Boa tarde! Muito obrigado pelas respostas!

    As certidões de nascimento tanto de minha bisavô (avô da minha mãe), minha avõ e da minha mãe (requerente), precisam ser em alto teor?

    E só para ver se eu entendi, no caso no momento que eu pagar, eu vou receber um número na CRC e um formulário que tenho de assinar? E depois eu tenho que mandar o formulário primeiro, ou eu mando todos os documentos juntos?

    Desde já agradeço muito :D

  • Dúvidas para processo de neto de protugês;

    1- O nome da avó não cabe no item 1 do quadro 2. O que faço?

    2- O RG dos menores de 13 anos e 9 anos de idade devem ter menos de 5 anos de emissão ou não tem necessidade? E caso necessite apresentá-los devem ser apostilados?

    3- O RG do pai ( meu irmão) também deve ser apresentado (apostilado) e deve ter menos de 5 anos também?

    4- O nada consta da Polícia Federal não deve ter necessidade de apresentar por serem menores de idade, mas nada impede que seja solicitado ao órgão competente e enviado. Correto?

    5- As certidões de nascimento brasileiras do pai e dos filhos ( netos de português) devem ser de inteiro teor modelo reprográficas e apostiladas, correto?

    6- A certidão de minha mãe portuguesa basta enviar uma cópia simples já com o casamento averbado. Correto?

    Teria mais algo a ser observado?


    Att

    Anderson

  • Além das dúvidas anteriores, tenho outras::

    1- Precisa estar averbado não certidão de nascimento do neto maior de idade, o casamento dele?

    2- No caso de processo de neto menor de idade, precisa averbar o casamento do filho de português e no caso a mãe já faleceu, precisaria averbar também o óbito ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.