Transcrição de casamento e aquisição de nacionalidade juntos. É possível?

Pessoal,

Sabem dizer se é possível submeter o pedido de Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento em conjunto com a transcrição do casamento?

Comentários

  • editado August 2023

    @digoncp

    Não. São processos distintos e tramitam em lugares diferentes. Além disso, o cônjuge só tem direito após concluída a transcrição.

  • @ecoutinho perfeito! Consigo pegar os documentos originais de volta no processo da transcrição? Digo isso por economia mesmo, visto que os mesmos documentos são utilizados nos dois processos.

  • editado August 2023

    @digoncp

    Depende do lugar onde fará a transcrição. Alguns consulados e conservatórias não devolvem, outros devolvem por correio. Os únicos documentos que seriam aproveitáveis seria a certidão de nascimento apostilada do cônjuge não português e talvez a cópia do rg/passaporte.

    Só para dar dois exemplos:

    Consulado do RJ: transcreve casamento em questão de dias (atende apenas residentes dos estados do RJ e ES) e não devolve os doctos

    CRC Porto: devolve os doctos por correio, mas leva 4 meses para transcrever e depois de feito leva mais 1 mês para os doctos chegarem pelo correio.

    Eu não contaria com essa economia para fazer o processo.

  • @ecoutinho sabe se no consulado de Santos é rápido? se eu mandar para o Porto eu tenho que pagar alguma taxa de correio para retorno dos documentos?

  • editado August 2023

    @digoncp

    Evite Santos, lá está levando quase 1 ano para uma transcrição.

    Sobre a CRC Porto: Não há taxa de correio para o retorno dos documentos. Eles colocam num envelope comum e enviam de volta como carta simples para o endereço do requerente. Não há rastreio nem confirmação de entrega.

  • @ecoutinho muito obrigado, mais uma vez, pela sua ajuda! FORTE ABRAÇO!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.