Declaração de maternidade

olá - qual a diferença de processo de ATRIBUIÇÃO e AQUISIÇÃO ? Tenho o assento Português recebido em 2023 e gostaria de solicitar a nacionalidade para o meu filho CAIO . Eu e meu marido temos união estável e não aceita por Portugal e tenho que fazer uma declaração de maternidade assinada por mim e pelo meu marido e declarando que sou a MÃE do Caio. Ele nasceu em 02/04/1994 e foi rehgistrado em 09/04/1994 . Essa declarção precisa ser apostilada ? além disso, estou juntando matrícula escolar - carteira de vacinação etc.


GRata Ana Maria

Comentários

  • editado August 2023

    @ANA MARIA MOITA


    aquisicao = voce é considerada portuguesa a partir da data em que obteve a cidadania;

    atribuicao = voce é considerada portuguesa desde o nascimento


    se voce é portuguesa por atribuicao, pode sem problema nenhum passar a nacionalidade para o seu filho. Precisa apenas da declaracao de maternidade, assinada, Firma reconhecida por autenticidade, e apostilada.

    nao precisa mandar cartao de vacina nem documento escolar.

    o que precisa verificar: Se na certidao de nascimento do seu filho voce aparece Como Mae.


    @texaslady , confere?

  • @ANA MARIA MOITA ,

    No caso da aquisição só pode passar para os filhos menores ou incapazes. De que forma você adquiriu sua nacionalidade?

    Quanto a declaração de maternidade é como o @eduardo_augusto explicou.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.