Auxilia na busca da certidão portuguesa

Olá estou em busca da certidão do José Muniz da Camara, nascido em Nossa Senhora do Rosário, Açores, Portugal no ano previsto de 1887.

Filho de Manoel da Camara e Antonia Muniz.

Estamos tentando várias maneiras de realizar a busca, mas até o momento não tivemos sucesso.

Agradeço se conseguirem me ajudar.


obrigada

Comentários

  • Boa tarde a todos.

    Necessito da ajuda do grupo a qual caminho trilhar para dar entrada no processo de cidadania portuguesa na qualidade de neto.

    O neto é meu pai ( Cézar Alberto) casado com Nelza, minha mãe já falecida.

    Elpidio é brasileiro ( filho de pai português) e se casou com a também brasileira Elvira (filha de pais portugueses)

    Eu teria a principio a opção de optar por (três) caminhos diferentes, na escolha do descendente avô/avó português/sa.

    Se escolher através do Elpidio teria alguns problemas a princípio: Processo de Retificação de apelido no Brasil de "Marianno da Silva para "da Silva Mariana" e talvez a transcrição de casamento entre José da Silva Mariana e Maria Ferreira da Silva. Entretanto já tenho a localização do assento de nascimento de José da Silva Mariana.

    Caso escollha pelo lado materno, ainda teria que localizar algum dos assentos de batismo de Antonio Augusto Marques ou de sua esposa Maria e ainda saber se ambos se casaram no Brasil ou em Portugal para saber se teria que fazer a transcrição do casamento dos portugueses ou não.

    Gostaria de obter a opinião do grupo de como devo proceder na escolha da melhor opção a ser seguida.


  • @henrymarques

    deve ser a emigração do Antonio e Maria

    ID 93697 / António Augusto Marques / Pinheiro / Oliveira de Azemeis / Sem Indicação / Sem Indicação / Sapateiro / 43 / Rio de Janeiro / Casado https://tombo.pt/f/oaz13

    ID 37017 / Maria Dos Prazeres / ID Titular 93697 / António Augusto Marques / Mulher / 21 / Feminino / Sem Indicação

  • @Kleber Silva Aguiar Olá Kleber, estou procurando algum registro de nascimento ou batismo dos meus bisavós portugueses.

    Antonio Vaz nascido em 1891

    pais: João Baptista da cunha e Maria da graça Vaz

    Maria Piedade dos Santos nascida em 1892

    falecida em 1951 no cemitério de Iraja no Rio de Janeiro

    pais: José Corrêa e Albertina Brás

    Embarcaram ao Brasil - Cais do Porto da Praça Mauá acreditamos até 1915, pois a primeira filha nasceu em 1916 Brazilita Vaz da Silva no Rio de Janeiro.

    Segundo um diário deixado por um dos filhos quando vivo os pais eram de Trás os Montes.

    Gostaria de saber se existe algum documento que prove de qual distrito vieram. Esse documento irá ajudar aos meu tios tirarem a cidadania portuguesa.

    Voce poderia me ajudar onde começar a procurar?

    Obrigada!

    Nathalia Vaz Mota


  • @Kleber Silva Aguiar

    Bom dia meu prezado, localizei o batismo de Maria dos Prazeres em junho de 1872.

    Não localizei o batismo de Antônio Augusto Marques.

    Preciso achar o casamento também de Maria dos Prazeres e Antonio Marques?

    E ainda vou fazer buscas para localizar o nascimento da brasileira Elvira.



  • @Kleber Silva Aguiar Olá Kleber, estou procurando algum registro de nascimento ou batismo dos meus bisavós portugueses.

    Antonio Vaz nascido em 1891

    pais: João Baptista da cunha e Maria da graça Vaz

    Maria Piedade dos Santos nascida em 1892

    falecida em 1951 no cemitério de Iraja no Rio de Janeiro

    pais: José Corrêa e Albertina Brás

    Embarcaram ao Brasil - Cais do Porto da Praça Mauá acreditamos até 1915, pois a primeira filha nasceu em 1916 Brazilita Vaz da Silva no Rio de Janeiro.

    Segundo um diário deixado por um dos filhos quando vivo os pais eram de Trás os Montes.

    Gostaria de saber se existe algum documento que prove de qual distrito vieram. Esse documento irá ajudar aos meu tios tirarem a cidadania portuguesa.

    Voce poderia me ajudar onde começar a procurar?

    Obrigada!

    Nathalia Vaz Moga






  • @Kleber Silva Aguiar

    Boa noite, localizei o batismo de Maria dos Prazeres em junho de 1872. ( avó portugesa) - Pergunta preciso pedir uma certidão no Crav de que modelo narrativa certificada ?

    Não localizei o batismo de Antônio Augusto Marques. - Isso atrapalha?

    Preciso localizar o casamento de Maria dos Prazeres e Antonio Marques? Eles se casaram em Portugal em data desconhecida.

    A certidão da mãe brasileira Elvira já foi localizada.

    Como Elvira ao casar com Elpido mudou de nome, preciso enviar também a certidão de casamento deles do Brasil, apostilada?

    Devo fazer um novo RG do requerente neto pois ele já está com 82 anos de idade e isso de certa forma evita um exame de prova de vida?

    Alguma sugestão a mais?

  • @Natalia123

    Oi Natália.

    Dei uma pesquisada e encontrei esse registro.

    Pode se tratar de algum parente de Moimenta da Beira, Viseu


  • @ARFDF Obrigada! Pode sim ser algum parente conectado. Posso procurar nos registros de Viseu sobre meus bisavós! @Kleber Silva Aguiar


  • @Natalia123

    Certidão de batismo de Manuel Vaz: https://digitarq.advis.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1056578

    imagem 167

    Ele nasceu em 13/10/1881 em Paróquia de Rua, Moimenta da Beira.

  • (eu mandei a mesma mensagem mais cedo, mas corrigi ela, pois achei a comarca de nascimento que procuro).

    Pessoal, bom dia, tudo bem?

    Estou em uma corrida contra o tempo para ajudar minha avó a obter a nacionalidade portuguesa dela (ela atualmente tem 89 anos e gostaria que ela pudesse aproveitar ainda bem de saúde a documentação).

    Segui várias dicas daqui do Fórum mas ainda não consegui obter informações sobre a localização de nascimento do avô dela, Antônio Pinto da Silva. É provável que ele tenha chegado ao Brasil antes de 03/10/1987, pois já nessa data encontrei registros do nascimento do primeiro filho.

    Informações sobre o nascimento dele no ano de 1869, em Navalho, Comarca de Mirandela, Portugal.

    Vou deixar abaixo a árvore que montei com as informações que já localizei nas minhas pesquisas.

    Agradeço a todos desde já !!!


  • @Kleber Silva Aguiar eu acho que é esse mesmo, muito obrigada !!

    Apesar de pequenas aparentes divergências nos dados, as informações batem muito bem.

    Duas dúvidas:

    1) O nome não me parece ser o exatamente do Brasil. No batismo eu li "Antônio Luis" e aqui no Brasil o nome dele era "Antônio Pinto da Silva". Isso pode gerar algum problema?

    2) Como faço para pegar uma certidão atualizada desse documento? É no Arquivo Distrital de Vila Real?

  • @Kleber Silva Aguiar

    Oi Kleber.

    Você poderia por favor me orientar quantos às questões anteriores mencionadas no dia 2 de setembro?

  • editado September 2023

    @henrymarques

    deve ser este o registro do Antonio pagina 10, 2 registro https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1060807 ...m0009.tif

    freguesia de Pinheiro / Oliveira de Frades / Viseu

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1133590

  • @Kleber Silva Aguiar

    Boa noite. É esse mesmo o registro. O @AlanNogueira adicionou pra mim lá no Family. Muito obrigado a vocês !!!!

    Então agora tenho todos os batismos dos 3 portugueses mencionados em meus comentários dos dias 31 de agosto e 01 de setembro. Eu sei que preciso escolher somente um dos avós portugueses que ao meu ver poderia ser tanto o António Augusto quanto sua esposa Maria dos Prazeres por entender que o caminho do Elpidio Mariano da Silva ( Pai do requerente) seria mais difícil por já ter que obrigatoriamente realizar uma retificação de apelido no Brasil.

    Entendendo que o melhor caminho é o da mãe do requente ( Elvira ). Os pais dela com certeza se casaram em Portugal mas ainda não tenho a certidão de casamento, pois no passaporte deles de 1893 com destino ao Rio de Janeiro constam como casados. Eu preciso comunicar em Portugal que eles lá se casaram por não estar averbado esse casamento em seus batismos?

    A certidão de meu pai ficou assim:

    Cezar Alberto Marques da Silva (NETO) , filho de Elpidio Mariano da Silva ( declarante) e de Elvira Marques da Silva.

    . Avós paternos: Jose Mariano da Silva (PT) e Maria Ferreira da Silva.

    . Avós maternos: António Augusto Marques (PT) e Maria dos Prazeres Marques (PT). Casados em PT.

    A certidão de Elvira ( FiLHA ) consta: filha legítima de António Augusto Marques e de Maria dos Prazeres. O declarante foi um terceiro provável amigo da família.

    . Avós paternos: Joaquina Marques com pai incógnito,

    . Avós maternos: Jose Lopes Longo e Joaquina Maria de Piedade.

    OBS: Eu vi que já houve um debate parecido sobre essa árvore genealógica trazido por @Flávio Fernandes que ao ver não deu prosseguimento por não encontrar uma certidão de nascimento no Brasil.

    Dúvidas: 1- O nome correto do avô paterno português José Mariano da Silva é na verdade José da Silva Mariana em Portugal. Preciso retificar o nome do avô na certidão do neto Cézar Alberto?

    2- O nome da avó materna portuguesa Joaquina Maria de Piedade consta como somente Joaquina Maria em Portugal. Preciso retificar o nome, retirando o apelido de Piedade na certidão da filha Elvira ?

    • O português escolhido para constar no formulário 1D será o avô materno António Augusto Marques.
    • Vocês concordam que esse é o melhor caminho?


  • @Kleber Silva Aguiar, @AlanNogueira, @texaslady, @mabego

    Boa noite a todos. Algum de vocês poderia me orientar em meus questionamentos acima?


  • @henrymarques você realmente precisará eleger um(a) dos avós para indicar como sendo o "português" originário no formulário e será principalmente com base nos documentos dele que seu processo será analisado. Sei que é chato retificar, porém há situações ainda mais complicadas caso parta para algum outro caminho... geralmente o melhor é a) indicar o(a) portugues(a) que foi o declarante do nascimento do filho na menoridade, evitando questionamentos; b) como geralmente os nascimentos no Brasil são declarados pelo homem, geralmente ele é a melhor escolha (pois evita-se eventual necessidade de transcriçao de casamento se tiver sido no Brasil). Nesse caso que narrou não sei te dizer se a declaracao feita por terceiro poderia complicar... aqui no fórum já vi discussão dizendo que tudo bem ser um terceiro se os pais forem casados, bem o contrário... na dúvida talvez o melhor seria ir pela linha totalmente paterna fazendo a retificacao do Mariano/Mariana.

    Há outro fator: como eventualmente os processos podem ser direcionados para a ACP,lá estão com uma nova exigência de pedir o documento de identidade do(a) filho(a) do portugues. Leve isso em consideração também, caso só tenha o documento de um deles, na hora de escolher o ramo familiar a seguir em seu processo. Boa sorte!

  • Pessoal, achei a certidão de batismo do meu bisavô no family search (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X6D-D2N9), procurei no arquivo distrital de Bragança e o livro não está digitalizado(https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1304639)

    Como que eu consigo o número do assento neste caso?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.