Busca do assento de batismo de avó portuguesa.

Peço ajuda a vocês para encontrar o assento de minha avó portuguesa, Germana Souza Gonçalves, filha de Manoel da Costa Oliveira e Maria de Souza.Na certidão de óbito diz que é "natural de Castro Daire, Portugal" e que "faleceu em 28/04/1976 aos 85 anos". Lembro que o aniversário dela era 15 de agosto. Portanto teria nascido em 15/08/1890.

Consegui a certidão de casamento dela onde consta que casou em Santos dia 14/02/1914 aos 23 anos com David Arthur Gonçalves, também português (o assento de batismo dele eu já achei). Na certidão diz que a data de nascimento deles não consta no registro. Já procurei nos livros de batismo digitalizados de todas as freguesias de Castro Daire sem sucesso.

Comentários

  • @sergio73


    Se ninguém conseguir encontrar, uma outra opção é tentar obter o prontuário do Registro de Estrangeiro:


    "Uma [...] opção de busca para localizar algum documento é consultando o Registro Nacional de Estrangeiros – RNE, também conhecido como “Modelo 19”, que foi instituído de forma obrigatória em 1938, durante o Governo Getúlio Vargas, para todos os estrangeiros com menos de 60 anos que residiam no país. No Arquivo Nacional é possível encontrar, desse modo, prontuários de estrangeiros do período de 1939 a 1987, que podem ser solicitados pelo consulente, desde que informe nome completo do estrangeiro, sua filiação e a cidade onde teria sido feito o registro."


    Entrada de Estrangeiros — Arquivo Nacional (www.gov.br)

    Nova guia (an.gov.br) ---> aqui você cria um login e senha, entra no sistema, informa os dados, e a equipe do Arquivo Nacional faz a busca. Pode ser que não encontrem nada, pode ser que encontrem um prontuário bem completo.

  • @eduardo_augusto

    Fiz a solicitação de pesquisa do prontuário de registro de estrangeiro hoje. Vamos ver se encontram. Obrigado pela ajuda.

  • @eduardo_augusto

    Meu pedido de pesquisa, feito no dia 28/08, ao Arquivo Nacional ainda não foi concluído. Dia 13/09 a situação do pedido mudou para pesquisando.

    Mas descobri que eu já tinha achado o registro de batismo de minha avó e não sabia. Hoje me parece óbvio mas na época eu achei que não fosse o registro dela. Como não tinha achado na freguesia de Castro Daire, procurei em todas as outras freguesias do Concelho de Castro Daire. Passei por algumas Germanas, inclusive uma nascida na frequesia de Pinheiro no dia 15 de agosto de 1891, "filha natural de Maria dos Anjos, solteira". Como a Germana que eu procurava era filha de Maria de Souza e Manoel da Costa Oliveira, achei que não era ela. Além disso tinha uma anotação na margem dizendo que aquele registro tinha sido cancelado (comento sobre isso mais adiante).

    Lendo esse forum aprendi um pouco sobre os registros paroquiais de batismo e a baixa relevancia dada aos sobrenomes. Ontem, revendo as Germanas que eu tinha encontrado me deparei com o registro acima. Já tendo quase certeza que esse era o registro de minha avó, pesquisei allguns anos para frente e para trás nos livros de batismo da freguesia de Pinheiro e encontrei os registros de duas irmãs dela. Agora tenho certeza achei o registro de minha avó.

    O problema agora é que este registro está cancelado. Na margem do registro está escrito "Este registo fica transcrito, digo fica cancelado (§2º artigo 376 do codigo do R. Civil) e [ilegível] 136 do livro desta Repartição de 1913". Veja a imagem m0118 do livro registro:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1054214

    Procurei o artigo citado no Código de Registro Civil de 1911 mas esse só tem 365 artigos. Fiquei sem saber o motivo do cancelamento. No registro de Carolina, uma das irmãs de minha avó, de 04/02/1894 (imagem m0235 do mesmo livro de registro do link acima) também consta uma anotação de cancelamento semelhante. A única diferença é que está escrito 137 no lugar de 136. Então estes registros foram cancelados em sequencia na mesma data.

    Porque será que os registros foram cancelados?

  • @sergio73 pepvavelmente foram transcritos em um livro posterior (de 1913) e o número do assento deve ser este 136. Eu pediria o registro 136/1913 pelo civil on-line.

  • @sergio73


    Meu pedido de pesquisa, feito no dia 28/08, ao Arquivo Nacional ainda não foi concluído. Dia 13/09 a situação do pedido mudou para pesquisando.


    Às vezes demora um pouco mesmo. Tem dois pedidos de prontuário que eu abri na última semana de agosto, que só devem me entregar essa semana. Aparentemente esses documentos não estavam digitalizados e portanto tenho uma pequena taxa a pagar. Coisa pequena, 11 reais por prontuário. justo. Mas já teve caso que não precisei pagar nada...

  • @eduardo_augusto os últimos pedidos que fiz também cobraram pequena taxa (salvo engano é de 1 real por página digitalizada) e deve ser paga por GRU (só recebe no Banco do Brasil).

  • @AlanNogueira @eduardo_augusto

    Pedi ontem a Certidão no Civil Online como você falou e hoje já recebi a certidão. Muito fácil e rápido!

    Pelo o que eu entendi, foi criado hoje (25/08/23) um assento de nascimento: "Assento de Nascimento n.º 45 do ano de 2023". No final da

    certidão está escrito "Informatização do assento no 136/1913, lavrado em 11/03/1913 Conservatória de Castro Daire - 2023-09-25"

    Nesse assento consta o nome e sobrenomes do pai que não existia no livro de batismos de 1891. A mãe continua sem sobrenome.

    Muito obrigado pela ajuda.

  • @sergio73 bom que deu certo, agora é seguir os proximos passos rumo à nacionalidade. Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.